Maturidade digital: o que é e como medir?

As empresas precisam ter maturidade digital porque isso melhora o uso e a implantação de recursos digitais na companhia.

Para saber se a organização alcançou esse patamar, é necessário analisar vários fatores que passam pelo uso de ferramentas digitais e chega até a fomentação de uma cultura organizacional focada na inovação.

Não é segredo para ninguém que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, mas as organizações ainda não estão preparadas o suficiente para aproveitar as oportunidades que as plataformas online oferecem.

Isso é o que se conhece por imaturidade digital e faz com que as algumas campanhas não sejam capazes de coletar todas as informações necessárias que ajudam a aprimorar as tomadas de decisão e acaba diminuindo a vantagem competitiva.

É muito importante saber do que se trata a maturidade digital para trabalhar melhor os recursos digitais, identificar em qual estágio a companhia está e melhorá-la nesse sentido.

Mas é muito comum ver gestores e empreendedores que nem mesmo sabem sobre o assunto, e este artigo vai ajudar com isso.

Ele vai mostrar o que é maturidade digital e sua importância para os negócios, quais são os principais indicadores para medir a maturidade digital da companhia, como avaliar a maturidade da empresa e o que fazer para aprimorá-la.

Conceito e importância da maturidade digital

Maturidade digital é um conceito que expressa o nível de conhecimento e a implementação de tecnologias digitais dentro de uma organização.

Quando ele inicia a transformação digital, começa a integrar ferramentas tecnológicas em suas estratégias e com isso alcança suas metas de gestão.

Ao passo que as tecnologias vão se consolidando, a corporação consegue automatizar funções que otimizam o tempo e trabalham melhor a inteligência de dados.

Um fabricante de divisórias para banheiros coletivos precisa dessas informações porque elas servem como base para o planejamento do negócio e orientam as estratégias de marketing e vendas.

Mas para que a maturidade digital esteja presente dentro da empresa, é necessário considerar alguns aspectos importantes, como:

  • Estratégia no mercado;
  • Cultura digital;
  • Capacidade de analisar os dados;
  • Capacidade de usar os dados;
  • Organização interna.

O caminho para que a companhia alcance a maturidade digital é longo e depende de um planejamento estratégico consistente para que os recursos tecnológicos sejam usados de maneira alinhada com os objetivos da organização.

A maturidade digital é importante porque vai impactar os resultados financeiros. De acordo com o estudo Digital Marketing Readiness, realizado pela McKinsey, 2/3 dos brasileiros estão conectados à internet e passam cerca de 9 horas por dia navegando.

Um fabricante de porta de correr embutida para drywall precisa estar atento a isso porque gera impactos diretamente no comportamento de consumo.

Para se ter uma ideia, 46% dos brasileiros conectados fazem compras pela internet, 55% pesquisa online e 70% fazem transações bancárias usando os canais digitais.

Mas as organizações ainda usam poucos meios digitais para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as oportunidades de vendas.

As ações de transformação digital no país são muito poucas perto do que deveria ser feito, visto que a cada 5 empresas entrevistadas pela McKinsey, apenas uma testou e criou novos produtos junto com os clientes.

Indicadores para medir a maturidade digital

Existem 4 indicadores que são usados para medir o nível de maturidade digital de uma empresa. São eles:

Estratégia

A estratégia compreende pontos importantes como consciência de mudança, centralidade do cliente, oportunidade de crescimento e oportunidade do cliente.

Está relacionada à capacidade do negócio em gerir suas estratégias de maneira holística e usando o digital como parte de todo o processo. Quanto mais madura a empresa for nesse sentido, melhor será a transformação digital.

Capacidades

O indicador de capacidade mostra o marketing e as vendas digitais, jornada do cliente, modelos e plataforma tecnológica e o foco na geração de valor.

Uma clínica de telerradiografia da face precisa desenvolver bem essa dimensão para que possa manter o processo de transformação digital em movimento.

É necessário nutrir a base de dados para que ela fique mais robusta e aproveitável, além de gerar insights sobre a organização.

Os dados são muito importantes, pois permitem experiência personalizada e usam todo o potencial dos recursos digitais no marketing digital, aumentando a eficiência e a produtividade da companhia.

Companhias bem-sucedidas em processos de transformação digital utilizam ferramentas e métodos de maneira intrínseca para as estratégias do negócio.

Organização

A organização considera a colaboração entre o negócio e a tecnologia, a estrutura utilizada, os talentos presentes, a proficiência em analytics e digital, governança e métricas.

É uma dimensão muito importante para determinar o grau de transformação digital e diz respeito ao acompanhamento contínuo de metas para alcançar um contexto efetivo dentro da companhia.

Além de saber utilizar melhor letras em alto relevo para fachadas, o negócio terá capacidade de avaliar se estimula a colaboração entre suas unidades, se possui indicadores delimitados sobre sua desenvoltura e se eles são monitorados.

Outros elementos que são avaliados nesse aspecto é a capacidade de atrair e manter talentos de analytics e digital, além da proficiência em melhorar a comunicação e compreender as funções de especialistas em tecnologia e negócio.

Cultura

Os pontos trabalhados pela cultura são agilidade, colaboração interna, experimentação,  teste e aprendizado, orientação externa e mentalidade baseada em dados.

Mas também representa um dos principais desafios encontrados pelos líderes para incrementar a transformação digital. Isso porque para que ela ocorra, existem elementos essenciais que precisam fazer parte do planejamento.

Por exemplo, é necessário que a organização tenha agilidade de planejar, executar e alterar as iniciativas digitais, além de ter a existência de uma estrutura capaz de suportar a promoção de metodologias de aprendizado e teste.

Medindo e aprimorando a maturidade digital

Uma gráfica especializada em folder para eventos precisa saber medir e aprimorar sua maturidade digital, caso seja necessário.

A avaliação deve se basear em insumos qualitativos e quantitativos, além de usar assessments generalistas, entrevistas em profundidade e autoavaliações.

A avaliação também deve contar com diferentes tipos de informações para capturar as nuances de cada área e time. Precisa ser conduzida em 3 níveis, sendo o estratégico, o tático e o operacional, pois traz visão sistêmica e integrada dos times.

O nível de integração pode ser um dos principais aspectos da agilidade e nível de maestria digital, mesmo assim, é necessário que isso seja feito de maneira recorrente para estabelecer mecanismos de melhoria contínua.

É isso que vai direcionar as mudanças dentro da organização, sempre se baseando em dados. Mas quando o assunto é aprimorar a maturidade digital, uma empresa de georreferenciamento urbano pode usar as seguintes práticas:

Trabalhar a empresa toda

Uma consultoria relacionada à maturidade digital mostrou que as empresas da América do Sul que apresentam a melhor performance em transformação digital adotaram o uso de tecnologia em todos os seus setores.

Isso mostra que essa maturidade acontece quando existe sinergia entre todas as funções. Vários resultados podem ser observados, como o crescimento do negócio, corte de custos e redução de despesas administrativas.

Examinar os processos de ponta a ponta aumenta as chances de desenvolver oportunidades para gerar valor em todas as funções da corporação.

Envolver os colaboradores

Essa prática está diretamente relacionada com a anterior porque nenhum funcionário deve se encarregar sozinho da transformação digital. Muito pelo contrário, pois ela só acontece se todas as equipes implementarem iniciativas nesse sentido.

Uma empresa de revitalização de pintura queimada pode se basear no estudo feito pela McKinsey porque 54% das organizações envolvem 2 processos de transformação digital para o mesmo indivíduo desenvolver.

Só que as equipes conseguem enxergar facilmente o potencial dos recursos tecnológicos em sua rotina e isso motiva o aprimoramento dos processos.

Prezar pela saúde organizacional

Tudo o que a organização faz em termos de maturidade digital ajuda a manter a saúde organizacional, e o propósito disso é evitar problemas por conta de mudanças bruscas.

Por exemplo, ao fazer investimentos em tecnologia, um fabricante de óleo para transformador sempre respeita sua condição financeira.

Cuidar da saúde organizacional é uma forma de estimular mudança cultural e potencializar ainda mais a maturidade digital. Fora que todo o processo envolvido não se transforma em um pesadelo para os profissionais.

Considerações finais

Desenvolver a maturidade digital de uma empresa é um processo que acontece por meio de várias etapas, mas para que tudo realmente funcione, um dos aspectos mais importantes é a comunicação.

Além disso, todas as iniciativas precisam do devido acompanhamento por parte dos líderes e as informações passadas para os funcionários precisam ser completas, pois tudo isso traz mais clareza e agilidade.

Alcançar a maturidade digital é muito importante para que o negócio esteja pronto para atender as demandas e expectativas dos consumidores, se destacar no mercado e acompanhar as tendências do futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz