Lifetime Value (LTV): 4 dicas como calcular!

Entender os dados de consumo dentro de uma empresa pode ser um fator determinante para definir estratégias e, também, melhorias. Nesse sentido, o Lifetime Value tende a ser um dos pontos determinantes para todos esses elementos.

Esse tipo de estruturação sempre foi fundamental dentro dos mais diversos padrões, e, por conta disso, há uma variedade bastante grande de estratégias que foram desenvolvidas ao passar dos anos.

De uma forma geral, garantir uma boa percepção de dados dentro do mercado pode ser um dos fatores determinantes para uma boa atuação da empresa. Portanto, é preciso garantir um perfil analítico dentro de todos esses aspectos.

Para criar uma empresa, por exemplo, quando se elabora um plano de negócios, há uma variedade de análises a serem feitas dentro desses padrões e, por conta disso, cada perspectiva precisa de uma elaboração mais sólida.

Se a ideia é trabalhar dentro do setor de creche infantil particular , torna-se importante entender a respeito das ofertas disponíveis dentro daquela comunidade, e, com isso, é possível estabelecer alguns pontos de comunicação com o público.

Apesar de esse exemplo atuar de forma bastante segmentada geograficamente, é possível avançar com esses mesmos conceitos para os mais diversos elementos do mercado, sobretudo dentro de uma perspectiva digital.

A análise de fatores internos e externos da empresa pode fazer a diferença, inclusive, na hora de trazer algumas demandas a respeito dos mais diversos elementos a serem estabelecidos.

Se uma empresa possui uma orientação de consumo baixa, é possível pensar em algumas estruturas de marketing para sanar esses problemas. No entanto, se o problema estiver na conversão, é preciso investir na jornada do cliente.

Compreender cada um desses aspectos pode, em grande medida, fazer com que uma empresa especializada em serviço de buffet completo consiga sustentar algumas dinâmicas nesse sentido.

Indicadores de vendas: por que usá-los?

De uma forma geral, um dos pontos mais importantes para garantir uma boa atuação dentro do mercado é, justamente, o avanço dos indicadores de vendas. Afinal de contas, eles demonstram o desempenho da empresa de uma forma geral.

Com base nele, é possível entender quais são as principais demandas dos clientes, os produtos com maior aceitação e, também, qual é o retorno estabelecido a partir do investimento em marketing.

Esses são aspectos importantes para a compreensão de como uma empresa deve atuar dentro de seu mercado de atuação e, a partir disso, há uma variedade bastante grande de elementos a serem percebidos dentro dessas instâncias.

Uma loja de tendas promocionais pode, nesse caso, compreender qual é o ticket médio de seus clientes e, com isso, saber a respeito de alguns elementos importantes a respeito dos investimentos elaborados.

Se um indicador estiver abaixo do esperado, é preciso tomar alguma atitude. No caso de haver uma superação de objetivo, é preciso implementar novas perspectivas com base em tudo aquilo que deu certo.

Assim, seja qual for o setor da empresa, é possível pensar em elementos determinantes para qualificá-la dentro das mais diversas estruturas de mercado estabelecidas.

Um restaurante especializado em coffee break de inauguração pode, inclusive, utilizar todos esses indicadores para garantir algum tipo de segmentação mais estruturada dentro de todas suas possibilidades de mercado.

O que é lifetime value?

Diante de todos esses apontamentos, há um fator bastante importante para compreender o desempenho de uma empresa dentro do mercado que é, justamente, o lifetime value e todos os seus desdobramentos.

Análise as dinâmicas de valorização de um produto ou serviço para um público pode fazer a diferença e trazer algumas perspectivas a respeito dos ganhos futuros que uma empresa pode conquistar em seu mercado.

O lifetime value, também conhecido como LTV, tende a ser um fator bastante importante, nesse sentido, justamente por conta de sua capacidade de lidar com algumas perspectivas importantes.

Nesse caso, por exemplo, é possível pensar em uma série de possibilidades importantes, como a média de consumo a respeito de um serviço de plotagem a laser e seus impactos dentro de uma orientação do LTV.

O LTV, portanto, é o valor correspondente ao final de um tempo de consumo estabelecido em uma relação entre a empresa e o cliente.

Nesse caso, se um cliente manteve uma dinâmica de consumo por 2 anos, é possível entender ele a partir do ticket médio multiplicado por 24, que é o número de meses correspondentes aos dois anos.

Esse valor é o indicador final do sucesso de uma elaboração de venda e, portanto, seja em uma lógica de serviço contínuo ou não, é preciso saber como orientar algumas dinâmicas nesse sentido.

Benefícios do LTV

Por ser um dado referente ao contexto de consumo, o LTV pode ser um fator bastante importante para os mais diversos tipos de consolidação nesse sentido.

Nesse caso, há uma diversidade bastante grande de benefícios que devem ser estruturados dentro dessas dinâmicas, e, por conta disso, é preciso apontar para alguns deles:

  • Elevação de impacto;
  • Elaboração de novas estratégias;
  • Maior visibilidade a respeito das estratégias;
  • Adoção de dinâmicas de aumento de LTV.

Todos esses fatores podem influenciar uma dinâmica de melhoria dentro de cada um desses padrões, e, por conta disso, é preciso saber como lidar com cada um desses pontos de estruturações.

Assim, seja a partir de um consumo contínuo ou de uma contração sazonal por forro de gesso acústico para apartamento , esses elementos passam a fazer parte de algumas elaborações determinantes.

Como elevar o lifetime value?

O lifetime value é um indicador fundamental para uma orientação de compra com frequência ou de contrato estabelecido sob uma lógica de tempo.

Com base nisso, o LTV pode trazer alguns indicadores, sobretudo para o setor de serviços, a respeito do desempenho estabelecido dentro daqueles padrões de atuação.

De uma forma geral, essa é uma estratégia que precisa ser encarada como um indicador, mas, ao mesmo tempo, ter uma sustentação cada vez mais apurada em relação às possibilidades de melhorias.

Para elevar, portanto, o LTV, torna-se cada vez mais importante a percepção a respeito de algumas estratégias de percepção de valor por parte do cliente. Ou seja, é fundamental pensar em estratégias de marca nesse sentido.

Além disso, um programa de implementação pode ser um fator determinante para cada um desses elementos, e, portanto, é preciso seguir com esses aspectos de forma cada vez mais ampla.

Seja em um contrato com uma escola a respeito da venda de placa de homenagem ao professor ou de elementos de compra frequente, torna-se importante saber como garantir algumas atuações nesse sentido.

Todos esses pontos fazem toda diferença na hora de otimizar uma perspectiva de elevação de lifetime value, e, por conta disso, é preciso saber como interagir com essas perspectivas de elevação de padrões de consumo.

Dicas para calcular o LTV

O mais importante, dentro de todos esses padrões, é entender como calcular o lifetime value, dado que suas perspectivas podem ser um tanto quanto complexas.

Cada tipo de serviço ou produto pode demandar algum tipo de dinâmica, mas, de uma forma geral, há algumas dicas a serem estruturadas dentro desses padrões. São elas:

  1. Identificar o produto ou serviço;
  2. Entender como calcular um ticket médio;
  3. Entender a fórmula do LTV;
  4. Avaliar os padrões de mercado.

Diante de todos esses pontos, há alguns esclarecimentos que devem ser feitos para qualificar ainda mais a dinâmica de LTV.

Ao identificar o cálculo em cima de um serviço de preço contínuo, é possível pensar, apensar em uma orientação de fórmula do LTV. Ou seja, basta multiplicar o valor pago pelo cliente pelo número de meses correspondentes ao seu contrato.

No entanto, se a ideia for entender algo a respeito de uma venda de mesa de sinuca , é preciso entender o que é um ticket médio. Nesse caso, esse é um padrão de média de valores que um cliente possui dentro da empresa, seja por um produto ou de uma forma geral.

O cálculo, nesse caso, vai partir de uma perspectiva bastante consolidada de ticket médio multiplicado pela quantidade de meses de consumo.

Ao fim de tudo isso, é possível obter alguns indicadores e, para fazer uma análise mai sólida a respeito das perspectivas corretas, é preciso colocar isso em comparação com o mercado.

Considerações finais

Seja de um ponto de vista de produto ou serviço, o LTV pode ser um fator determinante para os mais diversos processos empresariais.

Por essa razão, é fundamental pensar em como elaborar um cálculo bem estruturado de todas essas dinâmicas.

Desta forma, torna-se cada vez mais comum a elaboração de algumas dinâmicas para elevar as perspectivas de LTV.

Assim, é possível perceber que uma empresa sustentada por uma análise de LTV consegue ter mais controle de suas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz