gestor de tráfego

Gestor de Tráfego: como se tornar um?

O gestor de tráfego é um profissional muito importante para as estratégias de marketing digital de qualquer empresa. Isso porque gerar tráfego de qualidade é essencial para que as estratégias de marketing possam alcançar bons resultados.

Dentro das organizações e das agências de marketing digital, um dos principais assuntos é gerar tráfego, e o gestor se dedica a cuidar desse assunto para garantir que o site institucional ou blog tenha um bom desempenho.

Uma loja que recebe muitos clientes no ponto físico, mas não consegue levar pessoas para o site institucional, precisa melhorar seu desempenho em termos de tráfego, e é aqui que entra o gestor fazendo o seu trabalho.

De nada adianta criar um site para a empresa, investir em um bom layout e garantir uma excelente experiência para os visitantes se ele não consegue atrair quem realmente importa: o público-alvo da empresa.

Existem muitas dúvidas sobre como fazer isso e quais são os outros fatores que a marca precisa se atentar para garantir o sucesso do site institucional.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é gestor de tráfego, como funciona essa profissão, como se tornar um gestor, qual é a importância desse profissional e quais são os benefícios de contratá-lo.

O que é gestor de tráfego

Uma empresa pode atrair dois tipos de tráfego para seu site institucional, sendo o tráfego pago e o tráfego orgânico. O gestor de tráfego lida principalmente com as ações pagas, ou seja, os anúncios divulgados nas plataformas digitais.

Para fazer um bom trabalho e garantir que todo o investimento da empresa traga bons resultados, ele precisa realizar diversas funções relacionadas aos anúncios, como:

  • Planejar;
  • Criar;
  • Gerenciar;
  • Otimizar.

Para que o anúncio de uma empresa que troca vidros de carro consiga impactar, por exemplo, uma pessoa que esteja procurando informações sobre onde faz troca de vidro carro na internet, o gestor também precisa realizar outras funções.

Depois de lançar um anúncio, ele precisa analisar os resultados, testar opções diferentes, propor melhorias e distribuir novamente as campanhas.

O gestor é alguém que faz o planejamento das ações estratégicas ou das campanhas para que a organização consiga alcançar seus objetivos. É necessário saber criar conteúdos, testar as melhores opções, propor canais interessantes e distribuir a verba.

Tudo isso é feito com base em análise de dados e desempenho para que se possa gerenciar e acompanhar a performance das campanhas.

Como o trabalho funciona

O trabalho do gestor de tráfego acontece por meio de ferramentas de marketing, como buscadores, sites, vitrines ou qualquer outra plataforma que tenha que ser administrada por ele.

Um dos maiores desafios da profissão é escolher estratégias que não exigem investimento em dinheiro. São aquelas estratégias em que não é necessário pagar para que a empresa apareça em destaque.

No caso de uma escola de atores, seu conteúdo vai chegar até usuários que estejam pesquisando sobre escola de teatro próximo de mim contato

Isso porque o gestor vai utilizar técnicas avançadas em SEO e se basear no interesse das pessoas para criar seu anúncio.

Ele utiliza diferentes recursos de marketing digital, procurando sempre conhecer as melhores técnicas.

Como se tornar gestor de tráfego

O mercado está muito aquecido para essa função, uma vez que as empresas e agências de marketing contratam esse profissional e existem vários cursos.

Quem deseja seguir carreira pode fazer cursos de gestão de tráfego que ensinam técnicas para Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, entre outras plataformas do tipo.

Quanto mais ferramentas e técnicas ele dominar, mais vai conseguir se diferenciar no mercado de trabalho. Também existe a possibilidade de procurar cursos e certificações oferecidos pelas próprias ferramentas.

Embora sejam cursos mais extensos, ter uma certificação desse tipo é um grande diferencial. Entre as melhores opções estão o Google Skillshop e BluePrint do Facebook, todas com certificações.

Para criar um bom anúncio sobre clitoroplastia, é fundamental ter perfil analítico e gostar de dados porque esse profissional lida diretamente com os investimentos do cliente.

Ele deve saber analisar e basear suas decisões em dados para obter os melhores resultados. Também precisa de conhecimentos gerais em marketing digital e inbound marketing, uma vez que vai trabalhar diretamente com essas estratégias.

Importância do gestor de tráfego

O gestor de tráfego se responsabiliza por captar clientes, analisando o comportamento dos usuários que acessam a plataforma da empresa e suas redes sociais.

Com base nas informações coletadas, ajuda a elaborar estratégias precisas para aumentar o engajamento. Também é sua função criar campanhas que geram tráfego pago, por meio de publicidade e anúncios.

Ele se responsabiliza pelo relacionamento entre a organização e a audiência, por meio da criação de conteúdos interessantes e direcionados, desenvolvimento de plano de mídia, impulsionamento de campanhas e escolha de ações para alcançar resultados.

Para uma loja de bateria ACDelco 42 Ah, ele é muito importante para que o negócio possa crescer na internet e conquistar novos clientes.

Esse profissional atua como um pilar para as ações da companhia porque seu foco é trabalhar com o público que gera grande impacto no posicionamento da marca.

É alguém com toda a experiência em relação ao uso de ferramentas de análise e acompanhamento para que o negócio consiga alcançar seus objetivos e obter excelentes retornos sobre seus investimentos.

Benefícios de contratar esse profissional

Qualquer empresa que contrate os serviços de um gestor de tráfego consegue ter acesso a vários benefícios, e entre eles estão:

Especialização e conhecimento técnico

O profissional em questão é especializado na área e tem amplo conhecimento sobre as plataformas de publicidade online, como no caso do Google Ads.

Para um fabricante de rolo de carpete, o investimento vale a pena porque é alguém familiarizado com as boas práticas, estratégias de segmentação, análise de resultados e otimização de campanhas.

O especialista vai se dedicar às campanhas de tráfego pago e com isso a companhia aproveita seu conhecimento e experiência para lidar melhor com as complexidades do marketing digital.

Economiza tempo e recurso

Ao gerenciar as campanhas de tráfego pago, é imprescindível que a organização dedique tempo, esforço e dinheiro.

Enquanto o gestor de tráfego cuida das estratégias de marketing, o empreendedor pode se dedicar a outras áreas do negócio. Ele não precisa mais se preocupar em planejar, executar e monitorar as campanhas.

Para qualquer empresa, isso é muito importante para economizar tempo e recursos valiosos, ao mesmo tempo em que a marca consegue aproveitar ao máximo as estratégias de marketing.

Mais flexibilidade

Um bom gestor de tráfego sabe lidar com as mudanças e está preparado para ajustar as estratégias, conforme for necessário.

Se for contratado por um fabricante de pista fria e quente para restaurante, vai acompanhar as tendências do mercado, as atualizações das plataformas de publicidade e as mudanças no comportamento do público.

Isso vai garantir que as campanhas sejam eficazes e relevantes, de modo que a marca possa se adaptar rapidamente às demandas e aproveitar as oportunidades em tempo real.

Aprendizado contínuo

O gestor está sempre atualizado e aprendendo estratégias e táticas. É um profissional que participa de cursos, conferências e workshops para se manter atualizado sobre as melhores estratégias e suas tendências.

A companhia consegue extrair os benefícios de seu conhecimento e habilidades, e ainda pode contar com um profissional que está constantemente se aprimorando para oferecer os melhores resultados.

Acompanhamento e análise de dados

Uma firma de pintura predial precisa de alguém que se responsabilize por acompanhar e analisar os dados das campanhas. Ele vai monitorar métricas importantes, como custo por aquisição de cliente e taxa de conversões.

Depois de analisá-las, vai montar um relatório detalhado para acompanhar o desempenho das estratégias e identificar a necessidade de fazer ajustes e otimizações.

Otimização de resultados

Outro objetivo do gestor de tráfego é maximizar o retorno sobre os investimentos, visto que trabalha para otimizar continuamente as campanhas, ajustar as estratégias, fazer segmentações e escolher boas palavras-chave.

Para uma empresa de manutenção em telhados industriais, é uma forma de obter os melhores resultados, fazer investimentos eficientes, alcançar o público certo, aumentar as chances de conversão e ter mais sucesso com suas campanhas.

Acesso às melhores ferramentas

Por fim, esse profissional tem acesso às melhores ferramentas e recursos para melhorar o desempenho do planejamento de marketing.

Ele está continuamente usando recursos de análise de dados, monitoramento dos concorrentes e realiza testes A/B para obter insights.

Considerações finais

Contar com a ajuda de um gestor de tráfego traz vantagens significativas para o crescimento e o sucesso da empresa.

Para quem deseja seguir essa carreira, é a oportunidade de escolher uma profissão muito procurada e valorizada no mercado de trabalho atual.

Mas é necessário estudar e adquirir conhecimento para otimizar os resultados, economizar tempo e melhorar o desempenho das estratégias adotadas.

Para as empresas, é a chance de aumentar o retorno sobre os investimentos e alcançar seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz