Gestão de tráfego: saiba o que é e como fazer!

gestão de tráfego é uma estratégia muito usada pelas empresas para atrair mais clientes para as páginas da internet. Devido à sua importância, existe uma procura cada vez maior por profissionais da área.

Compreender esse conceito é fundamental, além de ser necessário entender de que maneira o gestor de tráfego pode impulsionar a organização e ajudá-la a alcançar o sucesso com suas empreitadas digitais.

Pessoas que querem criar um negócio ou fazer uma renda extra na web precisam compreender esse processo para conquistar os primeiros clientes.

O tráfego corresponde ao fluxo de visitantes dentro de uma página, como um site institucional, blog ou qualquer outro canal. É possível atrair os usuários por meio de estratégias orgânicas, como no caso de conteúdos publicados.

Outra opção para gerar tráfego são as estratégias pagas, ou seja, investimentos financeiros que aumentam a visibilidade nos canais digitais.

A gestão de tráfego pago consiste em estratégias que atraem um número maior de pessoas para a plataforma institucional. Se as páginas tiverem mais visibilidade, as chances de converter também serão maiores.

Pensando nisso, este texto vai explicar a importância da gestão de tráfego para os negócios, mostrar quais são os diferentes tipos de tráfego e como realizar esse trabalho.

Importância da gestão de tráfego

A gestão de tráfego por meio da combinação de seus diferentes tipos é importante porque traz vários benefícios para as empresas, e um deles é o aumento do retorno sobre os investimentos (ROI).

As estratégias atuam de maneira complementar, ou seja, enquanto o tráfego orgânico produz resultados de médio e longo prazo, as estratégias pagas trazem resultados mais rápidos.

Isso é muito importante para que uma empresa de locação de aparelhos de musculação possa manter um fluxo contínuo de recursos e ter mais equilíbrio no caixa.

A gestão de tráfego também é essencial para criar uma audiência qualificada, resultado de uma melhoria na segmentação dos usuários.

As ferramentas usadas no processo permitem que o negócio classifique as pessoas com base em diferentes aspectos, como localização geográfica, interesses e faixa etária.

Além do mais, é possível melhorar a reputação da marca e conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Os negócios que ocupam os primeiros lugares na página de resultados do Google conseguem ter mais visibilidade para os produtos e serviços e são vistos como autoridade em seu segmento de atuação.

Isso é muito importante para melhorar a reputação da empresa e impulsionar suas vendas, independentemente do porte ou segmento.

Tipos de tráfego

As organizações podem trabalhar com diferentes tipos de tráfego e todos precisam ser bem administrados. São eles:

  • Tráfego orgânico;
  • Tráfego pago;
  • E-mail marketing;
  • Tráfego direto;
  • Tráfego social;
  • Tráfego de referência.

O tráfego orgânico conquistado por uma clínica especializada em peeling para clarear virilha é aquele que ocorre naturalmente. Em outras palavras, o visitante chega até as páginas por meio de pesquisas no Google.

Mas para que a organização apareça nas primeiras colocações e aumente suas chances de conversão, precisa investir em marketing de conteúdo.

Os negócios que querem resultados imediatos podem investir nas estratégias pagas, mas eles precisam de um orçamento elevado para trabalhar com essas ações.

O tráfego pago possui dois tipos diferentes, e um deles é a rede de pesquisa. Ele acontece quando a página patrocinada aparece em posições de destaque na página de resultados e é identificada como anúncio.

Também existe a rede de display que consiste na compra de um espaço dentro de sites parceiros e os anúncios podem aparecer em diferentes páginas.

Quanto ao tráfego de e-mail marketing, ele acontece quando os contatos clicam nos links recebidos e costuma ser mais difícil de conseguir levar os usuários até as páginas da empresa.

Isso acontece porque as pessoas precisam conhecer um pouco mais sobre o negócio, no entanto, quando os potenciais clientes oferecem seus dados para receber conteúdos por e-mail, as taxas de clique e conversão são maiores.

Um salão de cabeleireiro pode trabalhar o tráfego social, que nada mais é do que visitantes que chegam até o site institucional por meio de links publicados nas redes sociais.

Os consumidores passam boa parte do tempo nessas plataformas, então é fundamental que as marcas também estejam presentes nelas para conquistar os usuários.

O tráfego de referência, por sua vez, acontece quando o usuário está consumindo um conteúdo dentro de uma página com um link para outra plataforma.

Se ele não tiver interesse em fazer uma compra, no mínimo terá curiosidade de clicar no botão e isso aumenta o tráfego para o endereço mencionado.

Como fazer gestão de tráfego?

O objetivo da gestão de tráfego é aumentar o número de visitantes e potenciais clientes. A empresa pode fazer isso por meio de conteúdos de valor ou anúncios publicados nos buscadores e nas redes sociais.

Independentemente do tipo de estratégia adotada por uma clínica especializada em criolipolise braço , é necessário essas estratégias sejam administradas, e alguns passos importantes para isso são:

Definir o público-alvo

Antes de criar os anúncios ou os conteúdos, primeiro a organização precisa saber o tipo de público que quer impactar. Ela deve compreender seu perfil ideal de cliente que vai consumir seus produtos e serviços.

Com base nas características do público, a organização vai criar sua persona, um perfil mais detalhado e que representa seu cliente ideal.

A persona deve reunir informações como idade, profissão, escolaridade, gênero, problemas, necessidades, entre outros.

Estabelecer um orçamento

Não é necessário fazer grandes investimentos para trabalhar as estratégias de marketing digital, desde que o negócio saiba como executá-las. Além disso, o negócio não precisa investir um valor que prejudique sua saúde financeira.

Em geral, as plataformas de anúncios trabalham com valores mínimos para os leilões virtuais que decidem qual anúncio será apresentado ao usuário. Os valores costumam ser flexíveis, podendo ser diários, mensais ou durante o período de atuação da campanha.

Por outro lado, se uma clínica de day spa para homens quiser produzir conteúdos relevantes para a audiência, vai conseguir economizar ainda mais e aproveitar melhor seu orçamento.

Escolher os canais

Existem diferentes canais que podem ser trabalhados nas estratégias de marketing, como as plataformas de busca, as redes sociais, blog e site institucional. A empresa só precisa saber quais são os canais mais acessados pelo público-alvo.

Se a marca quiser receber tráfego proveniente do Google, pode investir em publicidade nos resultados de pesquisa, por meio de palavras-chave relacionadas à área de atuação.

Agora, se a audiência desejada estiver nas redes sociais, a organização pode compartilhar conteúdos relevantes que direcionam os usuários para o site ou criar campanhas pagas.

Planejar as estratégias

As estratégias de um fabricante de persiana para escritório de advocacia precisam de um bom planejamento para prever em qual etapa cada prospect está dentro do funil de vendas e da jornada de compra.

Essa previsibilidade é muito importante para desenvolver materiais criativos e conteúdos que estejam de acordo com a etapa e o relacionamento do potencial cliente com os produtos e serviços.

Dentro do funil de vendas, os leads podem estar na fase de descoberta, começando a se interessar pelas soluções ou considerando a compra. Em cada uma dessas fases, é necessário oferecer conteúdo que vai nutrir essas pessoas e aumentar seu interesse.

Acompanhar as métricas

Além de criar anúncios persuasivos e conteúdos que entregam assuntos do interesse do público-alvo, usando as técnicas de copywriting, é necessário acompanhar o desempenho das ações.

Um fabricante de guarda corpo precisa saber qual é a performance de suas estratégias para garantir que estejam impactando as pessoas certas.

Isso é feito por meio das métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para o negócio. Entre as mais analisadas estão o número de impressões, baixa de cliques e retorno sobre os investimentos (ROI).

Considerar as informações mostradas por essas métricas é muito importante para saber quais campanhas estão trazendo os resultados esperados e quais precisam ser ajustadas para converter um número maior de clientes.

Contratar um profissional

Se um fabricante de estrutura metálica para telhado de varanda tiver alguma dúvida na hora de fazer a gestão de tráfego, pode contratar um profissional ou uma agência de marketing.

Ambos estão preparados para administrar as estratégias de marketing digital da empresa e garantir que ela alcance os resultados esperados, tanto por meio de tráfego orgânico quanto por meio de tráfego pago.

Considerações finais

Investir em marketing digital é essencial para que a empresa possa divulgar seus produtos e serviços e impactar o público-alvo.

Seja qual for o porte do negócio e sua área de atuação, é necessário estar presente na internet para conquistar relevância e credibilidade.

É possível trabalhar diferentes canais e fazer uma boa gestão de tráfego é essencial para fazer valer os investimentos e alcançar bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz