Educação corporativa: por que investir em educação é uma tendência do futuro do trabalho

Investir no desenvolvimento de pessoas é crucial para o crescimento e resultados das empresas

Muitos são os motivos de turnover dentro do ambiente de trabalho, ou seja, a saída de colaboradores e a perda de bons talentos para as empresas. Isso pode ocorrer pelos mais diversos motivos e é crucial que as organizações tenham estratégias para desenvolver o colaborador em suas funções e a educação é a melhor forma para isso.

A educação corporativa e suas muitas práticas são uma tendência forte no futuro do trabalho e quem não olha para ela certamente fica para trás no mercado. Você sabe do que ela se trata? Fique por dentro agora mesmo!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é um conjunto de práticas adotadas para promover a formação contínua de seus colaboradores, desenvolvendo competências e habilidades de acordo com os objetivos, necessidades e princípios da empresa e da função.

Diferente do que muitos pensam, a educação corporativa não é apenas sobre ter treinamentos esporádicos no calendário, mas sim ter um processo estruturado para desenvolver competências por meio de conteúdo e metodologias.

Por que investir em educação?

A educação corporativa e suas práticas podem transformar um negócio de muitas formas e para que você entenda ainda melhor sobre ela e sua necessidade, é crucial falar das vantagens que ela leva às empresas, como:

Aumenta motivação e engajamento

Sem dúvida, essa é uma das grandes vantagens para o negócio, afinal, ao fornecer conhecimento personalizado e utilizar de métodos dinâmicos e interativos para o ensino, o profissional deixa de ver o aprendizado como algo chato a se cumprir no calendário e passar a dar mais importância para a aprendizagem em seu dia a dia.

Aumenta produtividade e diminui retrabalho

Ao adquirir conhecimentos direcionados para seu perfil e necessidades, os colaboradores se tornam ainda mais preparados para desempenharem seu papel. Dessa forma, há a melhora na produtividade, trabalho feito com mais assertividade e diminuição de retrabalho.

Muitas vezes, ao notar retrabalho, pode ser sinal de falta de conhecimento técnico, o que pode ser resolvido por treinamentos específicos. Porém, ao contar com programas contínuos de educação corporativa, é possível capacitar funcionários de forma ampla e focar em problemas estratégicos ainda maiores.

Favorece a troca de conhecimento

A educação corporativa tem grande foco em personalizar conhecimento, mas isso não significa que ele é feito de forma individualizada e apenas para algumas pessoas. Aqui é possível que os colaboradores nivelem conhecimentos e, mais do que isso, trocam conhecimentos e experiências.

Mesmo trabalhando de forma distante, ao se engajar com formas de ensino, os colaboradores tendem a falar sobre isso e trocar experiências com seus colegas de trabalho, descentralizando informações e motivando todo o grupo.

Metodologias de educação corporativa

Como dissemos, a educação corporativa é muito mais do que alguns treinamentos ao longo do ano e exige estratégias e metodologias contínuas para dar muitos resultados e vantagens que citamos. Por isso, ela se desenvolve a cada dia e diversas são as tendências e metodologias para que elas cresçam no negócio, como:

E-learning

Com o aumento do trabalho remoto, a educação corporativa também precisou se adaptar à distância e, por isso, o e-learning aparece como uma das grandes tendências para treinamento e desenvolvimento de suas pessoas.

Essa metodologia é o modelo de aprendizagem eletrônica, portanto, trata-se de um processo de ensino online, com apoio de tecnologia e de recursos audiovisuais, imersivos e interativos para aprimorar o conhecimento.

Essa forma de ensino pode ser aplicada em diversos momentos, desde capacitação e treinamentos, desenvolvimento de competências técnicas ou comportamentais, onboarding, treinamento de lideranças, entre outros.

Gamificação

A gamificação é o uso de elementos lúdicos, recreativos e com itens de jogos para aprimorar o aprendizado e aproximar teoria da prática, tornando o engajamento e motivação ainda maior, afinal, os jogos são muito comuns nas vidas das pessoas.

Através de diversos recursos como rankings, pontuações, competições o aprendizado pode ser individual ou em grupo de forma personalizada e próxima ao dia a dia e realidade do negócio.

Microlearning

Para engajar ainda mais colaboradores e fazer com que o conhecimento se torne parte do dia a dia, o microlearning é muito utilizado, ou seja, uma estratégia que envolve conteúdos rápidos e direcionados para rapidamente serem colocados em prática.

Seu grande objetivo é que o colaborador tenha acesso a “pílulas de conhecimento” para que a educação seja contínua, diária e faça parte das rotinas e culturas da empresa.

Essa metodologia pode ser aplicada através de vídeos, textos curtos, infográficos, cartilhas, recursos visuais, podcasts, entre outros. A grande sacada é que seja um conteúdo que possa ser consumido rapidamente para ser utilizado na prática.

A educação corporativa é prática contínua e que deve ser implementada nas empresas para reter talentos e desenvolver pessoas para o crescimento do negócio. O quanto sua área de atuação já olha para isso? Aproveite as informações e invista em metodologias!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 5 =