Como precificar um serviço? Tudo o que você precisa saber!

Levante a mão o empreendedor que nunca teve dúvidas sobre como precificar um serviço. Pronto?

Aposto que não tem ninguém com a mão para cima aí do outro lado da tela. E sabe por quê?

Quando você se lança no mercado fitness e abre uma academia, a precificação é uma das tarefas mais desafiadoras que você vai enfrentar. 

Afinal, o valor da mensalidade pode ajudar a atrair mais clientes, aumentar a receita e, consequentemente, expandir a sua marca. Ou — é claro — ter o efeito contrário e te colocar em uma situação financeira bem delicada.

Mas, como encontrar o equilíbrio entre um preço justo e competitivo? O que você precisa saber para montar o preço de um serviço ou calcular seu valor?

Pode ficar tranquilo, porque todas essas questões são respondidas ao longo deste artigo. 

Então, vem com a gente e boa leitura!

Por que é importante saber como precificar um serviço?

Precificar corretamente um serviço é essencial para garantir a saúde financeira da academia. Afinal, o preço cobrado pelo serviço — ou seja, a mensalidade da academia — deve ser suficiente para cobrir todos os custos de operação e, ainda, gerar lucro para que seu negócio se mantenha rentável.

Pode parecer óbvio, mas tem muito gestor por aí que não leva isso em consideração ao estipular o valor das mensalidades. O resultado, no final do mês, é que a conta não fecha e você corre o risco de ficar no vermelho.

Se cobrar de mais, a academia pode perder alunos e deixar de conquistar novos clientes. Se cobrar de menos, o prejuízo é garantido.

De uma forma ou de outra, o faturamento da academia cai e ela deixa de ser um negócio lucrativo.

Portanto, nem pense em definir um valor aleatório para a mensalidade e para os planos da sua academia. Separe um tempo para calcular o preço ideal para a sua realidade.

Qual a diferença entre preço e valor?

Apesar de bastante confundidos entre si, preço e valor são conceitos diferentes. O preço de um serviço é a quantia em dinheiro que é cobrada por ele. Por outro lado, valor é uma variável subjetiva e depende da percepção que o consumidor tem sobre os benefícios oferecidos pelo serviço.

Resumindo com as palavras de Warren Buffett:

 “Preço é o que você paga, valor é o que você recebe.

No entanto, mesmo com essa diferença, os dois conceitos são intimamente relacionados. Isso porque o preço cobrado por um serviço pode afetar a percepção de valor que o cliente tem sobre ele. 

Por isso, tenha em mente que definir um preço adequado para a mensalidade da academia também é uma forma de agregar valor, já que atende às necessidades dos alunos.

Então, descubra o que é necessário para compor o preço de um serviço.

Como formar o preço de um serviço?

Para formar o preço de um serviço, você precisa levantar algumas informações como: preço praticado no mercado, seus custos variáveis, despesas fixas e faturamento. Você também deve considerar a margem de lucro desejada ou necessária para que a academia continue competitiva e seu funcionamento seja viável.

Entenda o que é cada uma delas:

  • preço de mercado: análise do preço praticado por outras academias na sua região para chegar em uma média. A mensalidade do seu negócio não deve ser nem muito mais cara, nem muito mais barata do que isso;
  • custos variáveis: levantamento de quanto custam os materiais e a mão-de-obra para manter a academia funcionando. Aqui, entram os equipamentos, materiais de escritório e de limpeza, serviços de manutenção etc;
  • despesas fixas: aluguel, água, energia, telefone, internet, sistema de gestão, salários dos colaboradores, impostos etc. Junto com os custos variáveis, formam os gastos totais;
  • faturamento: é todo o dinheiro que entra no seu caixa em um determinado período. Para precificar a mensalidade da academia, você precisa do faturamento mensal;
  • margem de lucro: é a porcentagem do faturamento que corresponde ao lucro do seu negócio. 

Com essas informações em mãos, você pode calcular qual é o valor ideal da mensalidade da sua academia.

Veja como fazer!

Como calcular o valor de um serviço prestado?

Para calcular o valor de um serviço, você precisa definir a margem de lucro pretendida com o seu negócio. Utilizando as informações necessárias (custos, despesas, faturamento) numa fórmula matemática, você chega a esse valor. Assim, você sabe o quanto precisa faturar a mais e, então, definir o preço do serviço.

Vamos de exemplo?

Sua academia tem o faturamento mensal de R$ 20 mil por mês. Seus gastos totais (custos variáveis + despesas fixas) são de R$ 17 mil por mês. Calculando a margem de lucro, temos:

Margem de lucro = [(faturamento – gastos totais) / faturamento] x 100

Margem de lucro = [(20.000 – 17.000)] / 20.000] x 100

Margem de lucro = (3.000/20.000) x 100 = 15%

Nesse cenário, se você tem 200 alunos, a mensalidade custa R$ 100,00 e sua margem de lucro é pequena.

Suponha que você queira aumentar o faturamento para R$ 25 mil mensais, qual precisa ser o reajuste na mensalidade e como fica a margem de lucro da academia?

Aplicando a fórmula e considerando a mesma quantidade de alunos, chegamos a um valor de R$ 125,00, o que dá uma margem de lucro de 32%.

Ou seja, um reajuste de R$ 25,00 na mensalidade é o suficiente para que a academia fature mais com uma ótima margem de lucro.

Só o que você precisa fazer, agora, é checar se esse preço está dentro da média da região e então colocar em prática na academia.

Dica importante!

Lembre-se do componente subjetivo do preço do seu serviço: a satisfação do seu aluno.

Não tem fórmula matemática para isso, mas você pode fazer pesquisas de satisfação na academia para avaliar diversos aspectos: atendimento, condições dos equipamentos e do ambiente, capacidade técnica dos profissionais etc.

Portanto, entregue serviço de qualidade! Essa é a melhor maneira de aumentar o valor do seu negócio.

Precificação de serviços: um sistema de gestão pode ajudar!

Agora que você já sabe como precificar um serviço, o que está faltando para tornar essa tarefa mais prática e rápida?

Simples: usar a tecnologia a seu favor.

Um sistema para academias é a ferramenta ideal para fornecer todos os dados de que você precisa para formar o melhor preço para a mensalidade do seu negócio.

Custos e despesas, faturamento, lucro, previsão de gastos e outros indicadores para você acompanhar o desempenho da sua academia e ter segurança na hora precificar seu serviço.

Aliás, se quiser saber ainda mais sobre o assunto, conheça o e-book Precificação na prática: o guia completo para acertar no valor da mensalidade.

Nesse material gratuito, você vai aprender como calcular o preço ideal e ainda conferir um passo a passo para aumentar a mensalidade sem perder alunos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição