Como Fazer um TCC sem Enrolação?

O Trabalho de Conclusão de Curso é o projeto mais importante do estudante universitário em fase final do curso, por isso precisa ser construído com qualidade e objetividade. Para que não haja enrolação na escrita do TCC, o estudante precisa escolher adequadamente seu tema e fazer uma busca de artigos científicos em base de dados, como o Google Acadêmico, para o aprofundamento no campo do conhecimento antes da elaboração da Monografia. 

Uma consulta prévia com o professor orientador pode ajudar a direcionar por qual caminho ir à escolha do tema, uma vez que esta precisa ser bem definido para que o estudante não sinta dificuldade durante o desenvolvimento do Referencial Teórico (após a seção de Introdução).

Uma alternativa para não perder muito tempo escolhendo a temática da Monografia é construir o trabalho acadêmico em uma área que o aluno goste e se sinta confortável. Um tema que seja recomendado pelo orientador, mas que o estudante não goste pode gerar desmotivação na elaboração do TCC e ocasionar em desistência no avanço do desenvolvimento do projeto.

Para a elaboração do TCC sem enrolação, o formando precisa focar nos principais elementos textuais, que são: Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Resultados e Discussões e Conclusão. O primeiro elemento pode conter uma contextualização do tema escolhido, a lacuna de pesquisa, um breve apanhado da literatura, os objetivos (geral e específicos) e a justificativa (ou relevância). No segundo elemento consta os aspectos teóricos que embasam o tema envolvido, onde é importante levantar artigos científicos citados e recentes nas bases de dados (Google Acadêmico e Scielo, por exemplo). No terceiro elemento estão presentes os materiais e métodos que serão empregados para a execução da pesquisa, sendo importante destacar se a pesquisa será básica ou aplicada, qualitativa ou quantitativa. Todo o passo a passo da execução deve constar nesse terceiro elemento textual. Já no quarto elemento, tem-se a apresentação dos resultados e interpretação deles, podendo-se fazer um comparativo e apontar possíveis soluções para o estudo investigado. Por fim, no quinto elemento textual, a seção de Conclusão, é feita uma síntese geral do TCC, as principais soluções encontradas e trabalhos futuros que poderão ser realizados com base no estudo atual.

Para finalizar, é importante destacar que o estudante precisa ter organização para iniciar a elaboração do TCC com antecedência. Fazer a monografia próximo ao fim do semestre pode comprometer a qualidade do trabalho acadêmico, gerando pressão psicológica e ansiedade ao universitário.