Como fazer brinquedos para gatos: Confira 7 dicas fáceis e criativas

Quer aprender como fazer brinquedos para gatos de uma forma bem prática? Com vários materiais que são fáceis de conseguir, você pode criar peças muito divertidas para os felinos. 

E o melhor, até mesmo com elementos que você, provavelmente, já possui em casa. Logo, com um pouco de criatividade e algumas instruções, você pode tornar o ambiente ainda mais relaxante para seu gato. 

Sendo assim, você não precisa mais buscar uma lista de empresas para encontrar lojas que vendem artigos pet. Depois de todas as dicas que reunimos neste conteúdo, você consegue criar vários brinquedos em casa. Acompanhe! 

Como fazer brinquedos para gatos?  Veja as melhores dicas para entreter seu animal 

Além de aprender como fazer brinquedos para gatos, é fundamental que você entenda a importância desses acessórios. 

Isso porque, os gatos possuem muita energia e gostam de brincar naturalmente. Inclusive, gastar essa energia é algo necessário para que o animal não fique estressado. 

Além disso, caso o animal fique tempo demais sozinho em casa, esses brinquedos podem tornar seu dia a dia melhor. Com um estímulo certo você tem a chance de melhorar a qualidade de vida do felino. 

Assim, veja algumas boas dicas de brinquedos feitos em casa: 

Torre com caixa de papelão 

Você já deve ter notado que os gatos amam escalar e subir em móveis. Então, que tal criar um brinquedo com vários andares para que eles subam e se divirtam? 

O melhor é que esse tipo de brinquedo pode ser feito com caixas de papelão. Logo, você reaproveita um material que iria para o lixo ou guardaria objetos, criando alguns labirintos para que os gatos se divirtam. 

Sendo assim, a dica é reunir várias caixas para criar uma torre alta e cheia de possibilidades para eles. Em seguida, faça buracos redondos para que os pets se escondam nas caixas ou passem por elas, como caminhos. 

Depois é só encontrar o melhor posicionamento, juntando todas as caixas para que o pet aproveite. 

Inclusive, você pode posicionar a torre próximo de janelas para que o gato aproveite a vista enquanto escala o brinquedo. 

Arranhador 

O arranhador também é um acessório indispensável para quem tem gato. Afinal de contas, é por meio dele que os felinos podem afiar as unhas e eliminar aquelas partes desgastadas. 

Logo, é algo importante para o processo natural de renovação das garras. Dessa forma, saiba que neste conteúdo de como fazer brinquedos para gatos, você saberá como é fácil ter um arranhador. 

Para começar, você pode utilizar vários tipos de materiais, seja o papelão, o sisal ou até alguns tecidos. 

O sisal, por exemplo, você pode enrolar em tubos grandes de papelão e colocar uma base, para fazer um formato tradicional de arranhador. Já o papelão, é só cortar várias tiras e organizar de forma lateral, mantendo tudo bem colado. 

Lembrando que você pode sempre inovar nos formatos, aproveitando os espaços e demais materiais de apoio que tiver em casa. 

Varinha com fitinhas 

As varinhas com algum elemento pendurado são bem atrativas para os gatos. Inclusive, é uma ótima forma de você ter contato com o seu pet, dividindo um momento de brincadeiras. 

Sendo assim, na hora de aprender como fazer brinquedos para gatos, essa é uma ótima dica. 

Você só precisa de uma vareta. Dependendo do material, como madeira, você pode enrolar tecidos para não ter problemas durante o uso. Depois, amarre um barbante ou qualquer outro fio na ponta da vareta. 

Para finalizar, é hora de você criar algo como desejar. Na outra ponta do barbante você pode amarrar fitas coloridas, pompons, lacinhos de fita, penas e mais. 

Se preferir, é possível fazer mais de um, deixando a varinha até posicionada em algum canto que possa chamar a atenção do pet. E claro, não se esqueça de estimular o animal, sacudindo a varinha para que ele tente pegar.  

Pompom de tecido 

O pompom de tecido, além de estar em uma varinha, pode ser usado sozinho. Dessa forma, você pode deixar no chão para que o gato brinque sempre que quiser, ou mesmo jogar durante uma brincadeira. 

De qualquer forma, o pompom é algo simples de ser feito, com retalhos de tecidos. Para se ter ideia, só é preciso amarrar esses retalhos e depois fazer cortes para que suas pontas fiquem bem soltinhas. 

Além disso, você pode fazer mais de um, espalhando pela casa, colocando no arranhador ou quem sabe na torre. 

Tubos de papelão 

Sabe aqueles tubos de papelão do papel higiênico? Pois é, nada de jogar no lixo, uma vez que eles podem formar ótimos brinquedos. 

Por exemplo, para aproveitar a dica anterior, você pode amarrar pequenos pompons pelo tubo. 

Do mesmo modo, pode fazer pequenos furos e passar canudos pela estrutura. Em ambos os casos, o gatinho poderá interagir com o brinquedo, jogando pela casa. 

No entanto, há quem enrole as duas pontas do tubo e coloque a ração dentro. A estrutura fechada vira um verdadeiro desafio para o gato em busca da sua ração. Inclusive, pode manter o gato entretido por horas. 

Ratinho de tecido 

Se você quer saber como fazer brinquedos para gatos, precisa conhecer a dica do ratinho de tecido. Esse é um processo que vai exigir mais de você, já que é preciso costurar e chegar a um formato ideal. 

Ou seja, é necessário pegar restos de tecido que você não utiliza mais, costurar no formato de um ratinho e preencher com alguma espuma ou tecido. 

Não se esqueça de colocar uma fitinha solta atrás para simular um rabinho. Depois, você pode amarrar uma corda no ratinho ou mesmo deixá-lo livre pela casa para que o gato brinque à vontade.

Caixa divertida 

A caixa divertida é um dos brinquedos mais fáceis de se fazer. Nela, você só precisa pegar uma caixa de papelão e fechar a tampa de forma firme, para que não abra depois. 

Há a possibilidade de fazer também com uma caixa de plástico que você não vai mais usar. Mas lembre-se que a próxima etapa é fazer furos em um dos lados, por isso, aproveite o material que for mais prático de cortar. 

A ideia é criar furos em um lado e depois encher a caixa com brinquedos e vários acessórios. A diversão do gato é tentar tirar os elementos que estão lá dentro.

Conclusão 

Viu como fazer brinquedos para gatos é bem simples? Com alguns materiais você pode criar vários acessórios diferentes. 

E claro, com alguma criatividade é possível inovar, modificando resultando e entregando brinquedos ainda mais divertidos. 

Ao final, seu gatinho ficará mais relaxado, tendo um ambiente aconchegante e cheio de opções para gastar energia.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 4 =