Carro furtado ou roubado? Quais ações tomar e como identificar

Nesse artigo, mostraremos a diferença entre furto e roubo, por mais que os dois tenham como definição a apropriação de um bem eles ainda são diferentes. Além das ações necessárias a se tomar caso isso aconteça.
Existe diferença entre furto e roubo?

O roubo tem como característica a utilização da violência para se conseguir um bem. Digamos que você está dentro de seu carro esperando pelo sinal, enquanto espera um criminoso lhe aborda utilizando de armas de fogo ou armas brancas lhe ameaçando com a intenção de que você lhe entregue o automóvel, este ato é considerado um roubo.
Já no furto o veículo será levado sem que o dono perceba tal ação; acontece por exemplo quando você estaciona seu automóvel na rua e quando volta o mesmo não está mais no local. Outro tipo de furto é o chamado furto qualificado, que é quando um bem é levado ainda sem violência porém se foi necessária uma ação mais planejada por parte dos criminosos; aqui podemos citar como exemplo o fato de você estar dormindo pela noite, neste momento, criminosos invadem sua casa de alguma maneira e furtam seu automóvel.
Carro roubado o que fazer
A primeira atitude a se tomar após ter seu carro roubado ou furtado é procurar pela delegacia de policia mais próxima e registar um boletim de ocorrência. Após você precisara contar com um seguro de automóvel, caso já possua um entre em contato com o mesmo e avise sobre o seu veículo roubado/furtado.

Existem alguns procedimentos comuns dentre as seguradoras nestes momentos, serão necessários por exemplo alguns documentos como o boletim de ocorrência e a cópia da carteira de motorista.
Após contactar a seguradora você deverá esperar um prazo de 30 dias, durante este período a seguradora juntamente com a polícia irá tentar localizar e recuperar seu automóvel; caso após este período o veículo não seja recuperado você terá o direito de receber uma indenização do seguro para a compra de um novo carro; o valor da indenização será baseado no valor atual de seu veículo.
Caso você não possua um seguro sua única opção será fazer um boletim de ocorrência na polícia e torcer para que seu carro seja encontrado em boas condições.
O que fazer quando recupera carro roubado
Caso sua seguradora e a polícia consigam recuperar seu veiculo no prazo de trinta dias o cenário atual deverá ser analisado. Se o carro for encontrado em perfeitas condições você não irá receber uma indenização, caso seja recuperado com alguns danos você poderá contactar a seguradora para repara-lo, neste processo a seguradora em questão fará uma avaliação do veículo para saber se ainda vale a pena restaura-lo, caso os danos sejam muitos e o carro se encontre em estado de perda total você irá receber o valor da indenização.
Como identificar carro roubado
Em certas ocasiões os criminosos que roubam/furtam veículos praticam tal crime com o objetivo de revender o automóvel, desta forma é importante que você também saiba identificar um carro roubado e não acabar investindo seu dinheiro em um carro ilegal; confira algumas dicas para que você consiga identificar um carro roubado:
⦁ Aplicativo Sinesp Cidadão: SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) é um aplicativo do ministério da justiça que disponibiliza diversas informações de esfera pública, neste aplicativo se é possível por exemplo encontrar uma lista com o nome de criminosos que estejam sendo procurados, se é possível denunciar crimes como furtos e roubos de veículos por exemplo, desta forma, acessando o aplicativo você poderá se certificar de que o carro que está prestes a comprar não é fruto de um crime;
⦁ Faça a consulta da placa: Em sites como o Detran e Denatran você conseguira fazer uma consulta a placa do veículo, verificando se a mesma possui alguma irregularidade ou se é falsa;
⦁ Preços muito atraentes: Preços atraente demais podem lhe render grandes problemas, indo desde falhas mecânicas, acessórios ou o pior de todos por se tratar de um veículo roubado.
Uma vez em que você adquiriu um carro ilegal você dificilmente conseguirá recuperar seu dinheiro e ainda poderá ser acusado pelo crime de receptação (quando você adquire um produto sabendo que o mesmo é fruto de um crime), podendo lhe render entre 1 a 4 anos de prisão.
A contratação de um seguro para seu veículo é a melhor decisão que irá tomar para sua segurança, e falando em segurança contar com pneus de qualidade é um dos principais fatores que farão com que seu dia a dia seja mais tranquilo e proveitoso.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição