Apartamento alugado: como decorar sem perder dinheiro?

Investir em móveis e decorações adaptáveis permite levar personalidade ao imóvel

Ao alugar um apartamento, os novos moradores tendem a se sentir limitados em fazer decorações e investir dinheiro em um imóvel que não é seu. No entanto, existem maneiras de deixar o local com personalidade e estilo sem grandes modificações, aplicações financeiras ou reformas.

Antes de começar a decoração, é preciso fazer um planejamento e colocar no papel quais as necessidades e por quanto tempo a família estará no imóvel. Para aluguéis mais curtos, a dica é investir em itens que podem ser levados a outros apartamentos. Estadias mais longas permitem investimentos mais completos, gerando bem-estar aos inquilinos.

Móveis planejados não são uma boa escolha para imóveis alugados, já que eles dificilmente se adequam a outros locais. Pensar em opções funcionais e que se adaptam em diversas configurações é fundamental para a escolha. Sofás de dois lugares, poltronas e mesas compactas tendem a se adaptar facilmente em diferentes ambientes e são ótimas escolhas de investimento.

Um dos grandes empecilhos na hora da decoração está na mudança do piso, muitas vezes obrigando os novos inquilinos a se adaptarem com a opção do proprietário. Para evitar a quebra de contrato e grandes investimentos, a solução é decorar o imóvel com pisos vinílicos autocolantes. Com diversas opções de cores, esse material é de fácil aplicação e combina em qualquer ambiente. Além disso, sua remoção é prática e, quando aplicado de forma correta, não danifica o piso original do imóvel.

Assim como acontece com os pisos, a escolha do revestimento de parede pode fazer toda a diferença no visual e na decoração de um ambiente. Optar por papéis de parede evita reformas e sujeira no local. Além disso, são diversas opções de estampas e acabamentos, permitindo que o revestimento leve personalidade para os mais variados cômodos.

Na hora de escolher os objetos decorativos, é preciso levar em conta que eles devem funcionar em diferentes configurações, ou seja, na hora de reformular a decoração em novos imóveis, eles precisam ser adaptáveis a diferentes cômodos. Optar por luminárias e abajures como objetos de decoração é uma opção prática e funcional. Além disso, plantas que suportam locais fechados e menos ventilados tendem a se adaptar com facilidade.

Investir em quadros é uma maneira de levar mais personalidade aos ambientes. Com diferentes tamanhos e temas, é possível criar diversos tipos de composições, desde as mais minimalistas, com ilustrações e molduras mais simples, até as maximalistas, com paredes inteiras decoradas com arte.

Optar por decorações que não prejudicam a estrutura da propriedade nem demandam grandes reparações no imóvel é interessante para contratos nos quais é preciso fazer a devolução do local, como é o caso de acordos em aluguéis, usufruto ou termos de nua-propriedade.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição