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Analista de mídias sociais: 5 dicas de como se tornar um

Um analista de mídias sociais é o profissional que se encarrega de gerenciar os perfis de uma empresa nas redes sociais. Para fazer seu trabalho, ele precisa criar uma linha editorial, calendário de publicações, analisar métricas e interagir com os usuários.

Também conhecido como social media, sua função é muito importante para que a organização tenha uma presença relevante nessas plataformas, pois elas são essenciais para o planejamento de marketing de uma marca.

A internet mudou completamente a forma como as pessoas trabalham e se relacionam, e com isso surgiram novas profissões voltadas para as plataformas digitais, e o analista de mídias sociais é um deles.

Na verdade, as funções desse profissional passaram por uma transformação, tendo em vista que o cargo já existia com o propósito de promover a interação entre as pessoas e as empresas, tanto públicas quanto privadas.

É importante compreender seu trabalho para seguir uma carreira promissora ou então para contratar um profissional que tenha condições de ajudar o negócio a alcançar seus objetivos.

Por isso, este artigo vai explicar o que faz esse analista, como seguir essa carreira, sua importância e o que fazer para contratá-lo.

O que faz o social media?

O analista de mídias sociais se encarrega de cuidar da presença da marca nas redes sociais, gerenciando todas as atividades relacionadas a essas plataformas. Entre as suas funções estão:

  1. Criação de linha editorial;
  2. Criação de calendário de postagens;
  3. Gerenciamento de conteúdo;
  4. Interação com seguidores;
  5. Análise dos resultados.

A linha editorial serve para orientar as publicações da empresa nas redes sociais, determinando o tom de voz, o posicionamento e os assuntos abordados.

O social media de um fabricante de medalhas personalizadas vai supervisionar os conteúdos publicados para se certificar de que está de acordo com a linha editorial.

O calendário funciona como uma tabela que faz a programação do que será publicado nos perfis, prevendo campanhas maiores e ações promocionais, como o lançamento de produtos e serviços e datas comemorativas.

É por isso que as publicações não podem ser aleatórias ou isoladas, desse modo, o analista de mídias sociais decide o tipo de material que será produzido, por meio de reuniões periódicas.

A produção de conteúdo, como o próprio nome sugere, é a execução da estratégia em si, mas isso não significa que o profissional vai se responsabilizar pela escrita ou produção dos materiais.

A companhia pode contratar redatores e outros profissionais, mas independentemente do modo como o conteúdo é desenvolvido, o gerenciamento é de responsabilidade do analista, pois ele deve validar os posts antes que sejam publicados.

O monitoramento vai analisar os comentários e reações dos seguidores, possibilitando que uma autoescola especializada em primeira habilitação possa medir o engajamento.

Fazer esse trabalho é muito importante para desenvolver novas publicações e medir o impacto das ações nas redes sociais, além de analisar a recepção do público em relação àquilo que a organização está propondo.

O analista também deve responder comentários e mensagens e fazer a análise com base em métricas que vão ajudar a observar os resultados.

Como se tornar um analista de mídias?

De maneira geral, para se tornar um social media, são necessárias algumas habilidades, e entre as principais estão: 

  1. Conhecer as redes sociais;
  2. Dominar tendências;
  3. Conhecer boas práticas;
  4. Estudar constantemente;
  5. Saber criar conteúdo.

Conhecer profundamente as redes sociais mais populares, como Instagram, Facebook e LinkedIn é necessário para fazer um bom trabalho.

Também é essencial estar por dentro das tendências em mídias sociais, melhores práticas de marketing digital e mudanças nas políticas das plataformas.

Alguns cursos podem colaborar com o trabalho desse profissional, como jornalismo, comunicação, marketing e publicidade. Muitos atuantes também são formados em outras áreas, como tecnologia da informação, relações públicas e design gráfico.

Independentemente da formação, o que realmente importa é ter habilidades transferíveis, como boa escrita, criatividade, capacidade de comunicação e habilidades analíticas.

O social media de uma clínica que faz mastopexia bilateral tem conhecimento em criação de conteúdo para as redes sociais nos mais diversos formatos, como imagens, textos e vídeos.

Para adquirir experiência, muitos criam portfólios para mostrar suas habilidades, desenvolvem conteúdos próprios e trabalham em cima de estratégias de marketing.

Também é interessante fazer estágios ou trabalhos de meio período em agências de marketing digital para desenvolver as habilidades de gerenciamento, atendimento ao cliente e análise de dados.

Assim como em outras carreiras, deve se manter atualizado sobre as tendências das redes sociais e do marketing digital como um todo, por meio de podcasts, blogs, livros e cursos online.

Importância do profissional

Hoje em dia, os conteúdos são instantâneos e as informações chegam rapidamente até os usuários por meio da internet. Com base nisso, as companhias se veem diante da necessidade de gerar valor com os conteúdos publicados.

Isso acabou se tornando uma prioridade, então, se uma construtora quiser divulgar um projeto com sacada de vidro verde e de alto padrão, precisa desse profissional para se posicionar estrategicamente nos canais digitais.

Tudo isso deve ser feito com qualidade e foco em gerar audiência, mas tudo depende de um profissional que saiba cuidar desses recursos.

Para os gestores, é uma maneira de conseguir se dedicar aos demais setores do negócio, além do mais, a empresa terá ao seu lado alguém especializado nas redes sociais e capaz de proporcionar conteúdos de valor para o público-alvo.

É alguém estudado e capaz de desenvolver estratégias específicas, de acordo com o perfil da companhia e considerando os interesses dos seguidores.

Isso melhora a performance das interações e eleva o engajamento com a audiência, além disso, aumenta a expansão do negócio e a carteira de clientes.

Como contratar o social media?

As redes sociais são muito populares, por isso existem muitas pessoas familiarizadas com esses canais e que acreditam estarem aptas para trabalhar como analista de mídias sociais, mas o cargo exige muito estudo.

Para impactar aquele cliente que está pesquisando sobre preço de pintura residencial, uma companhia do ramo deve seguir alguns critérios para contratar o analista de mídias sociais. 

É necessário criar um template de descrição de vaga para analista de redes sociais. Nesta descrição, o gestor deve informar que a organização está procurando um profissional capaz de aumentar o número de seguidores e o engajamento.

Também deve ser alguém com capacidade para converter essas pessoas em novos leads, clientes e promotores ativos. É indispensável trabalhar com as melhores práticas, seguidas tendências de marketing nas redes sociais e ser criativo.

Entre as responsabilidades exigidas, ele precisa construir e gerenciar os perfis da marca nesses canais, além de criar conteúdo interessante e compartilhável em canais específicos para transmitir a marca, seus links e sua mensagem.

Para trabalhar em uma escola particular infantil, ele precisa saber ouvir os usuários e engajar o negócio em discussões relevantes sobre seu setor. Também é imprescindível que possa desenvolver e analisar campanhas e promoções nas redes sociais.

Quanto aos requisitos, é interessante ter graduação ou experiência na área, uma presença pessoal interessante nesses canais, ser um comunicador criativo e basear as estratégias na análise de resultados.

Os candidatos também precisam dominar ferramentas usadas para as estratégias nas redes sociais, além de ser interessante ter uma certificação em marketing de conteúdo.

Antes de agendar uma entrevista, é interessante aplicar um teste para saber quais são as habilidades reais dos candidatos.

Nesse contexto, uma clínica que realiza procedimentos de harmonização facial papada pode solicitar um teste de produção de conteúdo para algumas datas comemorativas que sejam relevantes para o negócio.

Outra ideia é pedir para o candidato planejar 15 dias de conteúdos e publicações nas redes sociais, por meio de um mini calendário editorial.

Para completar o ciclo de funções, o teste também pode solicitar a análise e monitoramento para identificar possíveis erros nos canais e as sugestões do candidato para melhorá-los, focando em algumas métricas.

Aqueles que forem aprovados no teste, vão passar pela entrevista, e esse processo é muito importante para conhecer um pouco mais o candidato e saber se seus valores vão acrescentar bons resultados para a empresa.

Entre as perguntas mais relevantes que uma loja de freio a ar de caminhão pode fazer é por onde esse profissional começaria uma estratégia de marketing nas redes sociais ou quais plataformas ele mais admira.

Também é interessante perguntar como ele faria para que um conteúdo alcançasse um alto potencial de engajamento, além do modo como procederia para lidar com uma crise de imagem nesses canais.

Considerações finais

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia para qualquer empresa, independentemente de seu segmento de atuação.

No entanto, não se deve criar perfis para o negócio e pensar que isso é suficiente para conquistar o público e manter a relevância da marca.

Esses canais precisam ser muito bem administrados, e hoje em dia já existe um profissional totalmente dedicado para essa função.

O analista de mídias sociais vai garantir que a marca construa uma presença relevante nesses canais e consiga estabelecer uma relação positiva com os seguidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz