AIDA: saiba como pode ajudar uma empresa

AIDA é um acrônimo para “Atenção, Interesse, Desejo e Ação”, que visa compreender o comportamento do cliente e guiá-lo pelo funil de vendas. A estratégia faz isso considerando os pensamentos, desejos e necessidades das pessoas.

É pautado na jornada de compra e ajuda as empresas porque existem muitas teorias que tentam entender o comportamento do consumidor.

No entanto, no meio digital, essa estratégia é muito propagada por mostrar o ciclo pelo qual os consumidores passam.

Seu conceito é muito importante para quem trabalha com marketing digital, uma vez que o design das páginas precisa considerar todos os passos empregados pela metodologia.

Ela representa as quatro fases comuns para os clientes, antes de tomar uma decisão de compra. Entender como funciona todo esse trajeto é essencial para que o negócio saiba se relacionar com o público e atraí-lo naturalmente.

Também existe o fato de que o comportamento do consumidor moderno mudou muito, e uma de suas principais características é o fato de querer se relacionar com a marca para comprar com ela.

Para detalhar melhor o assunto, este conteúdo vai explicar o que é AIDA, de que maneira ele pode ajudar a empresa e dar algumas dicas para implementá-lo.

O que é AIDA?

AIDA é uma metodologia usada pelos profissionais de marketing e vendas para compreender o comportamento dos leads.

Seu conceito é fundamentado na jornada de compra do consumidor, portanto, engloba desde o primeiro contato do potencial cliente com a empresa até o fechamento da venda.

O método busca entender o que o consumidor precisa para avançar pelo funil de vendas e fazer uma compra.

Nesse processo, um fabricante de gesso rebaixado na sala deve fazer algumas perguntas básicas, por exemplo, o que o lead pensa, o que ele deseja e do que precisa para comprar um produto ou serviço.

Para explicar tudo isso, o método faz uso de quatro etapas, e a primeira delas é a Atenção. Aqui, o objetivo é ganhar a atenção do visitante e fazer com que ele perceba a oferta.

Para atraí-lo, a organização precisa de um site rápido e de uma boa chamada para ação que vai incentivar o visitante.

A segunda etapa é o Interesse, ou seja, é necessário despertar o interesse do lead, por meio de informações em destaque, como títulos e subtítulos, textos e banners, que mostram que a marca pode oferecer o que o indivíduo procura.

Um dos melhores recursos nessa etapa é a landing page, pois além de atrair o usuário, faz com que ele siga os próximos passos.

A terceira etapa é o Desejo, sendo uma das mais demoradas dentro do processo. Isso acontece porque o consumidor está analisando as informações para saber se a oferta realmente atende suas necessidades.

Uma loja que vende cilindro GNV novo pode entregar todas essas respostas para o consumidor por meio de indicadores de confiabilidade, como:

  • Depoimentos;
  • Lista de clientes;
  • Formas de garantia;
  • Comentários de clientes.

Algumas organizações também usam ícones que mostram quantas vezes o material foi compartilhado nas redes sociais, pois isso mostra que o conteúdo oferecido é interessante.

A quarta e última etapa é a Ação, e aqui o papel da empresa é manter um fluxo coerente durante a jornada de compra e não solicitar informações sensíveis do potencial cliente, tampouco solicitar que preencha formulários longos.

O ideal é investir em estímulos que facilitam a tomada de decisão, como testes gratuitos, descontos ou até mesmo por meio de estratégias que criam senso de urgência.

De que forma o AIDA ajuda a empresa?

O AIDA ajuda as organizações a alcançarem o sucesso com suas campanhas de marketing, pois conta com uma estrutura que guia a comunicação.

Quando a marca sabe se comunicar com os consumidores, também se torna persuasiva, e por isso influencia o comportamento dos potenciais clientes de maneira positiva.

Na primeira fase do processo, um fabricante de balcão para loja infantil vai criar mensagens impactantes, investir em visual atrativo e oferecer propostas diferenciadas para se destacar e chamar a atenção do consumidor.

Trabalhar dessa forma é essencial para aumentar a visibilidade da marca, além disso, ajuda a destacar os benefícios e características distintas dos produtos e serviços.

O negócio consegue manter o interesse do consumidor, o que é fundamental para consolidar a relevância da oferta e mostrar de que maneira pode atender as necessidades do público.

Os esforços voltados para despertar o desejo de compra na terceira etapa se baseiam em estratégias como apresentar os benefícios, mostrar soluções e esclarecer os valores relacionados aos produtos e serviços.

É crucial destacar o valor da oferta para despertar o desejo nas pessoas, afinal, as organizações são capazes de influenciar positivamente a percepção dos consumidores ao mesmo tempo em que criam uma conexão emocional com eles.

Na última etapa, uma empresa especializada em fachadas de vidro comerciais vai converter o interesse e o desejo gerados nas outras etapas em ações concretas.

Elas se baseiam no objetivo do negócio, por isso, podem ser uma compra, o preenchimento de um formulário, uma assinatura de newsletter, entre outras possibilidades.

O fato é que todo esse trabalho vai orientar e incentivar os consumidores a tomar decisões específicas, com o objetivo de converter o envolvimento inicial em resultados tangíveis.

Como implementar o AIDA?

Como visto anteriormente, esse método é composto por quatro etapas e cada uma pode receber uma estratégia que vai ajudar a atender o cliente e fechar vendas. Com base nisso, as melhores práticas para aplicar a metodologia são:

Chamar a atenção do público

A companhia pode investir em anúncios em diferentes canais, tanto online quanto offline, e em diferentes formatos, como landing page, conteúdos, e-mails frios, ligações e anúncios nas redes sociais, desde que utilize o canal onde o público está.

Um fornecedor de papel timbrado psicologia precisa se destacar em meio aos concorrentes, mas não é fácil fazer isso. Assim sendo, é imprescindível criar maneiras únicas de chamar a atenção, como no caso da interrupção criativa.

Esse tipo de anúncio consegue quebrar padrões existentes de comportamento porque carrega uma mensagem criativa. Além disso, a organização pode usar as estratégias de otimização para ganhar ainda mais notoriedade.

Despertar interesse

Chamar a atenção e despertar o interesse das pessoas são situações diferentes. Quando a empresa chama a atenção de alguém, está agindo de maneira pontual, mas o interesse gerado precisa ser mantido, e isso não é tão simples.

Por exemplo, depois de atrair os consumidores e fazer com que clicassem em um link, a companhia deve se comprometer em mantê-los envolvidos e interessados.

Um negócio que produz fachada ACM vazado pode fazer isso por meio de um follow-up, e-mail marketing ou até com o compartilhamento de conteúdos interessantes nas redes sociais.

Estimular o desejo de compra

Ao mesmo tempo em que trabalha o interesse do cliente, a organização pode mostrar de que maneira sua oferta corresponde ao que ele procura.

É o momento ideal para convencer o indivíduo de que precisa da marca para resolver seu problema, por isso, a marca deve expor resultados e não apenas um produto.

A fase é muito propícia para usar depoimentos de clientes e cases de sucesso que alimentam o desejo de compra. Também é uma estratégia muito boa porque não sobrecarrega o consumidor para mostrar como a solução é superior.

Sem falar no fato de que uma auto escola perto de mim vai mostrar histórias reais, que despertam empatia e geram identificação. Mas é essencial conhecer bem os clientes e suas dores para oferecer a solução certa.

Instigar a ação

Depois de concluir as outras três etapas do método AIDA, é necessário criar uma chamada para ação que vai incentivar a compra.

Para as empresas que estão trabalhando todo esse processo nos meios digitais, o recomendável é incluir um link em um e-mail marketing, no site institucional, na landing page ou na apresentação de vendas.

É assim que o consumidor vai obter informações sobre o produto de seu interesse, criar uma conta no site, comprar ou realizar um teste gratuito.

Por outro lado, se um fabricante de porta acústica para apartamento estiver trabalhando essas práticas no mundo físico, precisa fazer com que o cliente vá até a loja.

Nesse caso, é interessante fazer promoções atraentes, realizar um evento e fazer demonstrações dentro do estabelecimento.

Considerações finais

Devido à concorrência existente no mercado hoje em dia, o consumidor tem acesso a uma grande variedade de produtos e serviços.

Por isso, precisam se relacionar com as empresas e confiar em seu trabalho, antes de comprar qualquer oferta.

Entender isso é a melhor forma de colocar os melhores métodos em prática, como o AIDA, e aumentar consideravelmente o número de conversões.

Seguindo as práticas mostradas ao longo do texto, a companhia vai conseguir trabalhar melhor a jornada do cliente, aumentar suas vendas e obter mais lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Author: Ana Beatriz