5 hábitos que te tornam um investidor de sucesso

Ser um investidor de sucesso é o sonho de todo mundo que começa a percorrer esse caminho. Entretanto, algumas mudanças de hábitos são necessárias para avançar nessa jornada.

Afinal, o caminho dos investimentos exige bastante análise, critério e sobretudo conhecimento do mercado e de si mesmo. Pois, cada investidor tem o seu próprio perfil e sua aversão ao risco.

Um grande erro cometido pelos investidores iniciantes é buscar somente o conhecimento técnico e esquecer de fazer essa análise do próprio perfil de investimentos.

Quais hábitos me tornam um investidor de sucesso?

Alguns hábitos cotidianos no momento de investir separam o investidor de sucesso daquele que não irá muito longe nessa empreitada.

E para que você seja um investidor de sucesso, separamos neste post 5 dicas que vão ajudar a sua carreira a decolar. Dá só uma conferida!

1 – Trabalhe bem o seu mindset

A primeira dica para ser um investidor de sucesso é trabalhar a sua mente. Para muitos isso pode parecer papo furado, mas a verdade é que nossa mente é capaz de nos sabotar, principalmente no início da caminhada.

Portanto, quando você começar a investir se veja como alguém de sucesso e confie plenamente na sua capacidade. Qualquer dúvida que você tiver acerca da sua capacidade de investir fará com que você não alcance os seus objetivos.

Quando notar que sua mente está prestes a te sabotar fazendo-o acreditar não ser capaz de lucrar com um investimento busque na concentração do seu objetivo o caminho para o sucesso.

2 – Confie no poder dos juros compostos

Outro grande erro que muitos investidores cometem e por isso acabam desistindo no meio do caminho é achar que vão ganhar muito dinheiro em pouco tempo. Essa é uma verdadeira ilusão.

Para se ganhar dinheiro com investimentos é preciso muita disciplina e saber dar tempo ao tempo. Pois, na medida em que você vai investindo e aplicando o lucro, o seu dinheiro vai crescendo sob a força dos juros compostos.

Portanto, o ideal é ter um bom planejamento de longo prazo para não usar os lucros e dividendos durante esse período. Tenha certeza que no decorrer dos anos você verá o seu capital crescer.

3 – Primeiro a reserva de emergência, depois investimentos

Outro hábito que fará você ter sucesso nos investimentos é entender que primeiramente é preciso ter uma reserva de emergência. Ela tem que ser aplicada em um ativo seguro e de alta liquidez.

Mas qual a finalidade disso? Bom, a reserva de emergência é o seu porto seguro contra imprevistos que podem ocorrer como uma oficina mecânica inesperada, um acidente doméstico, uma geladeira que queimou etc.

Se todo seu dinheiro estiver investido e um imprevisto acontecer em um momento desfavorável do mercado, o resultado é que você terá prejuízo ao invés de lucro, pois terá que vender o ativo com urgência para sanar o gasto com o imprevisto.

Vale destacar que a reserva de emergência precisa ser igual ao seu custo de vida multiplicado por 6. Após construir essa reserva, você então poderá começar a sua jornada no mundo dos investimentos.

4 – Diversifique ao máximo sua carteira

Outro ponto importante para quem quer se tornar um investidor de sucesso é diversificar ao máximo a carteira de investimentos. Isso consiste em investir em diversas empresas nos mais variados segmentos.

Só para ilustrar, na Bolsa de valores existem onze setores nos quais as empresas listadas estão inseridas. Dentre eles estão os segmentos cíclicos, não cíclicos, financeiro, informação, tecnologia etc.

Alguns setores possuem uma correlação negativa com outros. Por exemplo, quando a economia vai bem e você ganha mais, você vai comprar mais roupas, calçados, eletrodomésticos e vai se alimentar mais vezes fora de domicílio.

Quando a economia vai mal, você vai cortar esses gastos e focar no básico: supermercado, farmácia, combustível etc. Logo, existem setores que sentem menos as oscilações da economia.

Nesse caso eles não crescem muito e não caem muito no decorrer dos anos, já outros são mais cíclicos, ou seja, quando a economia vai bem, crescem mais e quando vai mal, caem mais rápido também.

Fazer uma boa diversificação nos mais variados setores garantirá que em todos os momentos da economia sua carteira esteja sempre positiva.

5 – Busque conhecimento constantemente

Por fim, para ser um investidor de sucesso você não pode jamais parar de aprender. Quanto mais conhecimento você adquirir, mais propriedade terá no momento de investir.

Primeiramente, o indicado é aprender a fazer uma análise fundamentalista das ações. Ou seja, uma leitura sobre a situação da empresa, entendendo se ela é uma boa alternativa de investimentos.

Fora isso, é essencial também estar atento a todas as notícias econômicas mundiais, pois fatos como o surgimento de uma pandemia, uma guerra, alta de juros, impactam diretamente na cotação de ações.

Um grande erro dos investidores iniciantes é se ater somente à análise gráfica, chamada de análise técnica. Não cometa esse erro. Busque fundamentar suas decisões em dados concretos, nem que você perca um tempo maior estudando antes de investir.

E lembre-se: muito cuidado com o impulso. Qualquer decisão tomada precisa ser amparada em dados e pela razão, muitas vezes a euforia do mercado é seguida de um momento de queda posterior.

Comprar a queda e vender a alta é algo que poucos conseguem, pois vai contra o instinto humano e isso só é possível quando você colocar a razão sempre acima da emoção.

Conclusão

No decorrer deste artigo vimos que para se tornar um investidor de sucesso é preciso cultivar alguns hábitos como a mudança de mindset, aprendizado constante, usar a força do juro composto a seu favor, diversificar e ter uma reserva de emergência.

Pode parecer algo simples, mas a verdade é que essas pequenas ações serão capazes de mudar a sua maneira de investir. Portanto, primeiro é preciso mudar o pensamento e definir o seu objetivo antes de começar.

Depois comece pela reserva de emergência e aproveite o tempo para aprender cada vez mais. Feita a reserva comece a investir diversificadamente e reaplique os rendimentos do seu investimento.Cultivando esses hábitos, você terá muito mais chances de decolar na sua carreira de investidor, ainda que isso demore mais tempo do que muitos gurus prometem no mercado

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − sete =