Indústria têxtil no Brasil: 7 principais matérias-primas

Você sabe qual a importância da indústria têxtil no Brasil?

A produção da indústria têxtil no Brasil aumentou significativamente no ano de 2021. A indústria têxtil tem um processo de produção bastante variado. Algumas delas podem ter várias fases do processo têxtil.

A indústria têxtil tem a função de transformar fibras em fios, transformar fios em tecidos, esses tecidos em artigos para uso doméstico dentre outros.

Entretanto, essa indústria tem uma quantidade vasta de matérias-primas disponíveis para fornecedores e consumidores. 

Portanto, é ideal você conhecer os materiais mais importantes da indústria têxtil, entender sobre a distribuidora de produtos químicos e outros detalhes industriais.

Principalmente, por causa da importância que essa indústria possui no cenário nacional e internacional.

Diante disso, criamos esse conteúdo completo com todas as informações necessárias sobre a indústria têxtil e suas principais matérias-primas.

Afinal, o que é a indústria têxtil no Brasil e no mundo

Para começar, você precisa saber que a indústria têxtil utiliza uma grande variedade de matérias-primas. O intuito é proporcionar diversas formas de soluções em fibras para as organizações industriais.

Portanto, é fundamental entender a finalidade e importância de cada material têxtil. Por exemplo, o setor de vestuários, que possui uma demanda ampla. 

Compreender os tipos de tecidos utilizados em cada material é essencial para conseguir direcionar o material adequado para cada modelo de vestuário. 

Além disso, é importante você saber que a indústria têxtil foi uma das indústrias pioneiras no processo de industrialização dentro do país. 

Também é crucial saber que a indústria têxtil teve um aumento considerável na produção durante o ano passado.

Números da indústria têxtil no Brasil em 2022

A indústria têxtil teve resultados positivos no ano passado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit, a receita do setor chegou a R $194 bilhões, valor 20% maior que o de 2020.

A associação estima que o setor têxtil cresça aproximadamente 1,2% no ano de 2022, em relação ao ano de 2021.

Entretanto, também é importante você saber que, ao comparar com o ano de 2020, a produção de insumos aumentou em 12,1% e das confecções cresceu em 15,1%. A Abit também apontou que o varejo de roupas cresceu 16,9%.

Principais matérias-primas do setor têxtil

Como falamos, existe uma grande quantidade de matérias-primas que são feitas no setor têxtil. Portanto, é essencial saber todas as informações sobre cada uma delas.

Você precisa saber que, algumas dessas matérias-primas aplicadas no setor têxtil podem ser de origem natural ou química. Além disso, existem outras diferenças entre elas.

Portanto, para mostrar as principais matérias-primas utilizadas no setor, confira a seguir os detalhes sobre cada uma das sete principais da indústria têxtil.

Elastano

O elastano é um material que possui uma fibra que se destaca pela recuperação elevada depois da distensão. Além disso, esse material, que muita gente conhece como lycra, possui uma resistência considerável.

É importante você saber que esse material pode ser misturado com outros modelos de fios e, com isso, proporciona mais conforto no vestuário. O elastano é bastante utilizado na confecção de materiais, como o sportswear.

Algodão na indústria de móveis

O algodão é uma fibra natural, longa e resistente que garante mais qualidade no tecido. Devido a absorção de umidade e secagem rápida, o algodão é um material  excelente para dias mais quentes.

Portanto, com o algodão você encontra uma variedade de alternativas. Você pode usar esse material para criar tecidos com qualidade para dias quentes, e também para dias mais frios.

Esse material é base para muitos tecidos, por exemplo, o crepe, cetim, cambraia e vários outros. Além disso, você deve saber que o algodão pode ser misturado com a microfibra.

A lã é uma fibra natural feita a partir da tosa de ovelhas, carneiros e cabras. É essencial destacar que a lã fria, feita com 100% de lã, é favorável para utilizar quando o clima estiver quente. Esses panos são feitos por fios finos. 

Portanto, muitas pessoas consideram um material leve, confortável, e ideal para ser feito em vestuário de alfaiataria.  

É importante você saber que a lã é feita de diversas formas: Super 100, 120, 150 ou 180. Entretanto, quanto maior o número, mais fino será o fio.

A diferença entre os tecidos de lã tradicional e lã fria é o fio. Nas roupas de lã tradicionais o fio é mais grosso. 

Seda

Essa fibra natural que é feita do casulo do bicho-da-seda, é uma das fibras mais resistentes que são feitas na indústria têxtil. Além disso, a seda é uma matéria-prima bem longa e macia.

A seda é um material que contribui para a respiração da pele e ajuda bastante em situações de temperaturas quentes. No entanto, essa seda possui um valor mais elevado do que outros materiais.

Sendo assim, você precisa saber que várias indústrias trabalham com maneiras fora do tradicional. 

Isso porque, muitas usam em suas peças a seda criada de forma manual, de casulos deixados de lado pela indústria convencional.

Viscose

A Viscose é feita a partir de celulose de plantas e árvores. Todos os tecidos que possuem viscose na composição são leves e frescos. 

Ao mesmo tempo, esse material também possui uma grande capacidade de absorver umidade e secagem bem rápida.

Essa é uma das matérias-primas usadas na indústria têxtil que possuem um preço mais acessível. Dessa forma, por causa da semelhança com o algodão, em algumas ocasiões você pode pensar na substituição.

Linho

O linho também é um produto natural que possui características semelhantes às do algodão.

Entretanto, a resistência desse material é diferente, ele se amassa muito mais fácil. Além disso, o linho é um material bem difícil de passar.

O linho também pode ser feito com outras fibras, como o algodão e a viscose. Por meio dessa mistura é possível ter um produto mais macio.

Poliéster

O poliéster é uma fibra sintética geralmente utilizada em misturas para diminuir características de pano amassado. É importante você saber que esse material é feito a partir do petróleo.

Do mesmo modo, você precisa compreender que essa fibra é um material que possui modelagem fácil. Algo que garante mais beleza, resistência e funcionalidade para os produtos. Por exemplo, no caso das bermudas.

Conclusão

Como você acompanhou durante todo esse artigo, a indústria têxtil é uma das principais indústrias do Brasil.

Esperamos que depois de ler esse conteúdo, você faça uma pesquisa detalhada sobre cada uma dessas matérias-primas abordadas. Dessa forma, vai ser possível produzir ou consumir os melhores produtos.

Lembre-se, a indústria têxtil proporciona uma série de alternativas de materiais para você fazer sua escolha.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + treze =