4 dicas para alcançar a liberdade financeira

A liberdade financeira é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, esse é um processo que exige paciência, afinal, ninguém enriquece do dia para a noite. Ao mesmo tempo, existem algumas ações que podem ser executadas para esse objetivo e que facilitam e aceleram o acúmulo de capital.

De fato, alcançar a liberdade financeira é uma grande conquista. Sem depender do seu salário mensal, por exemplo, o trabalho se torna opcional. Você pode continuar por hobby, abrir o seu próprio negócio ou então viver em férias eternas.

Para ajudá-lo a alcançar esse objetivo, vamos então conferir quatro dicas para alcançar a liberdade financeira.

1. Gaste menos do que você ganhe

Essa primeira dica pode parecer óbvia, mas é ignorada por muitos brasileiros. É essencial, no processo de acúmulo de capital, que você tenha um custo de vida que seja, no máximo, igual ao seu salário. No entanto, idealmente, os gastos não devem exceder algo entre 70% e 80% do seu salário.

Existem diversos problemas de estourar o orçamento com gastos adicionais. Em primeiro lugar, você não consegue poupar o dinheiro, ação essa fundamental para quem busca a independência financeira. Além disso, ao se endividar, você assume o pagamento de juros — um dos maiores ofensores dessa meta de enriquecimento.

Vale lembrar que, ao se endividar, você vai na direção oposta da sonhada nesse momento. Ou seja, ao invés de juntar o seu capital, vai gastar ainda mais. Isso sem falar em problemas adicionais, como ter o nome listado no Serasa e ter taxas maiores para empréstimos e financiamentos nos bancos.

2. Reveja o seu custo de vida

Diretamente ligado ao primeiro tópico, é sempre recomendável revisar os gastos mensais de tempos em tempos. Em muitas vezes, podemos reduzir alguns custos com simples mudança de hábito.

Se você é alguém que se acostumou a comer fora todo dia, por que não fazer algumas refeições em casa? Além de mais barato, você pode alcançar uma melhora na qualidade da sua alimentação, por exemplo. E essa pode ser uma motivação adicional.

Não se trata de abrir mão dos prazeres da vida, mas sim de ajustá-los para o alcance de um objetivo mais importante — a sua independência financeira. Para ter uma maior tranquilidade de vida no futuro, vale a pena aceitar alguns pequenos sacrifícios no momento atual.

3. Crie o hábito de investir

Conseguiu ajustar os seus gastos mensais e agora consegue poupar algum dinheiro ao final do mês? Essa é uma ótima notícia! Agora, no entanto, é preciso investir esse capital para que ele possa render e aumentar o seu patrimônio.

Existem inúmeros tipos de investimentos que podem ser feitos no Brasil. Podemos mencionar, por exemplo, títulos de renda fixa, fundos de investimentos, fundos imobiliários, ações, entre outros. É essencial estudar sobre cada um deles e entender o seu perfil de investidor antes de uma decisão, ok?

O mais legal de começar a investir é que você consegue gerar a famosa renda passiva. Isto é, o seu dinheiro começa a render sem depender do seu trabalho mensal. E esse acaba por ser um grande estímulo para que você siga com o hábito de poupar uma parte do seu salário nas próximas semanas.

4. Diversifique os investimentos

Por fim, a melhor maneira de acelerar o crescimento do seu patrimônio é buscar por investimentos variados, que sejam complementares entre si. É claro que, para alcançar um maior retorno, você precisa aceitar também um risco maior — inclusive perder uma parte do dinheiro. No entanto, caso tenha perfil, os resultados podem ser bem atrativos.

Uma dessas alternativas está na Betfair, que é a maior bolsa esportiva do mundo. Nessa plataforma, você consegue investir em jogos de futebol (uma verdadeira paixão nacional, algo que deixa todo processo bem mais prazeroso) em tempo real e lucrar mesmo sem depender do resultado final de uma partida. É bem diferente, portanto, das apostas esportivas tradicionais.
Se você gostou dessa oportunidade, aprenda primeiramente como funciona a Betfair para começar a investir em futebol ou em outras modalidades esportivas disponíveis dentro da bolsa esportiva.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + oito =