Principais causas de problemas na mobilidade de cães e gatos

Saiba quais são as doenças que mais afetam as articulações de cães e gatos e as principais causas

Cães e gatos costumam ser animais brincalhões e animados. Mesmo aqueles em idade mais avançada adoram brincar e estar com seus donos. Para que isso aconteça, é muito importante que a saúde do animal esteja sempre em dia. Isso garante aos donos uma segurança maior por saber que o bichinho está bem e sem nenhum problema.

Além disso, muito cuidados devem ser tomados em relação a determinadas raças de cachorros ou gatos, principalmente quando estão relacionados à mobilidade do animal, para que ela não seja um problema no futuro, apesar de às vezes ser inevitável, conforme o animal vai ficando mais velho. Rampas, grades e portões são só alguns dos itens que não podem faltar na casa de alguém que tem um animal de estimação, principalmente quando falamos de animais com predisposição para problemas nas articulações.

Confira alguns problemas de locomoção mais comuns entre cachorros e gatos e saiba quais são as principais causas.

Displasia de quadril

A displasia de quadril geralmente é um problema genético ou hereditário, sendo mais comum em animais idosos. O principal sintoma é a dor que o animal sente na região do quadril, e as causas também podem variar. Se o animal é muito sedentário ou está acima do peso, esse problema pode se agravar ainda mais. A maioria dos profissionais recomenda que os animais de estimação não fiquem o tempo inteiro deitados ou sem fazer nada. Diferentes estímulos podem fazer com que o problema seja evitado ou minimizado.

Osteoartrose

Essa é uma doença degenerativa que atinge principalmente as articulações do animal. Ocorre devido ao desgaste dessa articulação e pode acabar se agravando caso o animal sofra com sobrepeso ou sedentarismo. Não existe cura para essa doença, mas ela pode ser aliviada com o tratamento adequado.

Osteocondrose

A região afetada pela osteocondrose fica superfragilizada, podendo ocorrer lesões, já que a doença afeta principalmente ombros, punho e joelho do animal. Essa é uma condição genética, mas pode ser minimizada se o animal consumir a quantidade adequada de cálcio.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma degeneração que acontece na coluna vertebral do animal e costuma aparecer devido algum trauma. Quando o disco vertebral perde o conteúdo gelatinoso que funciona como um amortecedor, o animal pode começar a sentir dores ao fazer até mesmo pequenos movimentos.

A hérnia de disco pode ser evitada. Para isso, o animal precisa estar sempre em movimento e evitar ficar muito tempo na mesma posição. Cachorros menores devem usar rampas para subir em lugares altos, isso evita o impacto e faz com que a coluna vertebral se mantenha intacta.

Luxação de patela

A luxação de patela é um problema que está relacionado aos joelhos do animal, principalmente animais que têm a estrutura óssea menor, e ocorre principalmente quando eles pulam de um lugar para outro dentro de casa. Quando a patela sofre com uma luxação, a mobilidade fica comprometida, o animal começa a mancar e sente dificuldade em apoiar a pata no chão.

Atrofia muscular

A atrofia muscular é causada principalmente pela falta de movimento. É muito importante que o seu animal não seja sedentário demais e mantenha uma rotina que envolve fortalecer os músculos. Além disso, a atrofia muscular pode estar relacionada à falta de proteínas, como cálcio, ou outro tipo de carência nutricional. Caso o seu animal esteja sofrendo com esse problema, fisioterapia e massagem podem ser uma opção de tratamento. 

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição