Meta para 2022: autocuidado é a aposta para manter corpo e mente saudáveis

Cuidar de si nunca foi tão importante quanto agora

Autocuidado. Essa palavra nunca esteve tão em voga. Você sabe por quê? Aliás, conhece o seu verdadeiro significado? Mais do que manter uma rotina de skincare, o autocuidado tem a ver com a saúde física e mental. É o ato de praticar hábitos saudáveis diariamente para fazer com que você viva bem e feliz.

O autocuidado está presente em quase todas as áreas da nossa vida. Para se ter uma ideia, abarca atividade física, alimentação, sono, círculo social e atividades de lazer. Cada uma dessas áreas impacta diretamente a sua saúde física e mental. Por isso, o conceito de wellness (palavra em inglês que equivale a autocuidado)tem essa perspectiva holística; afinal, está tudo interconectado.

Parece difícil ter todas essas esferas da vida em consonância, mas é possível. Comece com pequenas mudanças e viva um dia de cada vez. Mais do que uma tendência, o autocuidado veio para ficar. Em um mundo cada vez mais cheio de pessoas acometidas pelo estresse e por transtornos mentais, cuidar da sua saúde física e mental se tornou prioridade.

Preparamos uma lista para que você possa começar a implementar o autocuidado no seu dia a dia. Confira!

1) Crie uma rotina

Se você não tem uma rotina, é melhor começar a ter. Cultivar bons hábitos é algo muito positivo, pois ajuda as pessoas a atingir seus objetivos, a se desenvolver, tanto pessoal, quanto profissionalmente, e a se sentir realizadas. Ao ter uma rotina com bons hábitos, o cérebro consegue ser mais eficiente. Afinal, quanto mais tarefas você puder completar sem perder tempo pensando nelas, melhor.

Tente tomar café da manhã todos os dias, fazer exercícios regularmente, tirar um tempo para conversar e sair com os amigos, entre outros bons hábitos. Depois de um tempo, os hábitos se tornam uma parte repetitiva de seu estilo de vida.

2) Respeite os limites do seu corpo

Se você nunca teve uma rotina de atividade física, vá com calma. O indicado é ir ao médico e fazer todos os exames necessários para atestar o seu estado de saúde. Da mesma forma, converse com um profissional da faculdade de educação física, que vai poder lhe orientar sobre quais exercícios são os mais indicados para o seu caso. Nunca force além do que você pode aguentar, pois isso pode acarretar graves problemas de saúde. O exercício físico deve ser prazeroso e trazer disposição para o seu dia a dia, e não o contrário.

3) Tenha uma alimentação saudável

Não adianta manter uma rotina de atividade física se você não cuida da sua alimentação, e vice-versa. Como diz o velho ditado, nós somos o que nós comemos. Tente evitar produtos industrializados, com muito sal e açúcar e cheios de gordura trans. Em vez disso, consuma frutas e verduras todos os dias. O ideal é ter a orientação de um nutricionista, que vai lhe passar uma dieta baseada nas suas deficiências, se por acaso você tiver alguma. Alimentando-se bem, você vai se sentir melhor e mais disposto para as atividades do dia a dia.

4) Cuide da sua beleza

Sentir-se bem com a imagem que você vê no espelho também é um dos objetivos do autocuidado. Para isso, além de seguir os passos anteriores, você pode criar uma rotina de beleza, como ter uma rotina de skincare, tomar banhos longos e quentes, hidratar as madeixas, realizar procedimentos estéticos que reforcem a sua beleza, entre outras coisas. O importante é se sentir bem sendo quem você é, com saúde física e mental.

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