Google PageSpeed Insights para E-commerce B2B

O desenvolvimento de um E-commerce B2B é uma tarefa complexa que exige expertise técnica para garantir um site seguro, eficiente e escalável. Nesse sentido, para se decidir quem fica nos primeiros lugares nas buscas do Google, o algoritmo leva em consideração diversos pontos e, um deles, é a velocidade do site na internet. Por isso, a velocidade da página de uma empresa no ambiente digital é um fator de extrema importância não apenas para o ranqueamento da sua marca nas buscas, mas também quando o foco é oferecer a melhor experiência do cliente possível, mostrando que existe aqui uma vantagem competitiva a ser analisada pelos empreendedores.

Assim, antes de começar a trabalhar para aumentar a velocidade de carregamento da sua página, é importante verificar como está a situação do seu site atualmente. Para fazer isso, é bastante recomendável a utilização do PageSpeed Insights, um serviço gratuito do Google.

O que é o Google PageSpeed Insights?

Essa é uma ferramenta que permite testar, de forma ágil e eficiente, a velocidade da sua página na web. Basta inserir o endereço do seu site na caixa de busca, clicar em “Analisar” e esperar o diagnóstico. Você terá rapidamente um relatório detalhado do que está deixando a sua página mais lenta, permitindo à sua empresa encontrar formas de otimizar os pontos fracos e melhorar significativamente o desempenho do seu site na internet.

Como medir a velocidade de carregamento da sua página de E-commerce B2B?

Hoje, é cada vez mais comum que os consumidores pesquisem produtos e serviços na internet antes de tomarem uma decisão de compra. Segundo dados da Nielsen, o brasileiro passa em média seis horas por semana on-line (e esse número só tende a aumentar). Por isso, é muito importante que o carregamento da página do seu negócio seja bem rápido, pois a lentidão pode influenciar negativamente a decisão de compra do consumidor, fazendo com que o mesmo se volte imediatamente para a concorrência (conforme um estudo publicado pela Google, metade dos consumidores abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar).

Pelo PageSpeed Insights, o usuário recebe uma nota que avalia o desempenho da página de acordo com as métricas de comparação. Essa nota possui 3 cores de avaliação: vermelho, amarelo e verde, e variam em número de 0 a 100 (onde 0 é muito ruim, ou seja, um site muito lento, e 100 é praticamente perfeito).

– Vermelho (Abaixo de 59): significa que sua página não foi otimizada ou que ainda há muito trabalho a ser feito em otimização.

– Amarelo (Entre 60 e 88): é uma classificação regular. O desempenho da  página não está ruim, mas ainda existem pontos de melhoria que podem ser atingidos para alcançar um ótimo desempenho.

– Verde (Acima de 89): um resultado muito bom. Receber esta nota significa que sua página já consta com a maioria das boas práticas recomendadas pelo PageSpeed Insights para a melhor experiência do cliente.

Como melhorar a pontuação no PageSpeed Insights e otimizar o seu E-commerce B2B?

Existem maneiras de melhorar a pontuação do PageSpeed Insights e a velocidade de carregamento do seu site. No entanto, nem todos os métodos são igualmente eficazes para todos os sites. Isso significa que é importante identificar quais são os problemas que estão afetando diretamente a velocidade da sua página na internet e resolvê-los da forma mais eficaz possível.

1. Compressão de Recursos

As imagens são um dos principais fatores que afetam a velocidade de carregamento do seu site. O tamanho e o formato das imagens da página influenciam bastante o tempo de carregamento. Há várias maneiras de reduzir o tamanho delas, como a utilização de um serviço on-line gratuito como o TinyPNG, o Adobe Photoshop ou o GIMP (caso as imagens sejam criadas por você mesmo). Evite utilizar imagens no formato PNG, pois normalmente são mais pesadas (opte pelas imagens em JPEG ou utilize um formato de imagens mais avançado como o WebP).

2. Bom uso do Cache

O cache é um recurso que armazena os arquivos do seu site para que eles possam ser carregados mais rapidamente no futuro. A boa utilização do cache pode melhorar significativamente a velocidade de carregamento das páginas do seu site, podendo ser trabalhado em diversas camadas (desde o servidor até o navegador do usuário).

3. AMP (Accelerated Mobile Pages)

O AMP é mais uma iniciativa do próprio Google para garantir que as páginas de sites sejam carregadas de forma mais rápida em dispositivos móveis. A ideia é oferecer uma experiência mobile mais básica (sem coisas que funcionariam melhor nas versões para desktop). Por tirar esses recursos desnecessários, a velocidade fica maior. Para o usuário, é melhor ter uma experiência simples e rápida do que uma versão que o faça esperar mais tempo para visualizar o conteúdo.

4. Menos Código HTML

A otimização do código HTML pode passar despercebida, especialmente se o seu site já existe há algum tempo ou foi feito sem seguir as melhores práticas do Google. O fato é que a maneira como o código está organizado determina como os servidores vão ler as informações e quanto tempo elas aparecerão na tela. Código duplicado ou tags usadas fora de propósito atrapalham bastante. Reduza HTML, CSS e JavaScript.

5. Evitar Redirecionamentos da Página de Destino Pós-clique

Cada vez que um usuário é redirecionado, a renderização da página é interrompida (o que adiciona segundos preciosos ao tempo de carregamento da página). Opte por construir páginas com um design responsivo, um método que garante uma experiência de usuário com mais qualidade (não importando o dispositivo em que seu cliente potencial esteja).

 A otimização da qualidade da experiência do cliente é a chave para o sucesso a longo prazo de qualquer site de E-commerce B2B e o Google PageSpeed Insights é uma ferramenta extremamente valiosa para deixar sua estratégia digital mais completa e garantir que as suas páginas trabalhem no máximo do seu potencial para reter e fidelizar seus clientes.

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