Como Fazer uma Apresentação do TCC sem Estresse?

Finalizada a parte escrita do Trabalho de Conclusão de Curso e enviado o mesmo para a banca examinadora, é hora de o estudante universitário se concentrar em elaborar sua apresentação do TCC, pois a defesa de seu projeto mais importante da graduação se aproxima.

Primeiramente, é importante fazer uma revisão do TCC escrito para poder identificar as principais seções que precisam constar nos slides da apresentação. Lembrando que na apresentação do TCC, o aluno irá expor uma síntese do seu trabalho, aquilo que de mais relevante ele desenvolveu bem como quais foram seus principais resultados obtidos no correspondente trabalho acadêmico. 

Posteriormente, pode-se começar a estruturar os slides de acordo com o trabalho escrito abrangendo os elementos (1) Introdução, (2) Referencial Teórico, (3) Metodologia, (5) Resultados e Discussões, (6) Conclusão e (7) Referências Bibliográficas. Vale aqui destacar que, a quantidade de slides tem correlação direta com o tempo de defesa do TCC. Por exemplo, caso o TCC elaborado na Universidade seja no formato de monografia, pode-se estimar um tempo de apresentação que varia de 30 a 50 minutos. Assim sendo, um número de slides deve estar entre 30 e 50, pois estima-se que o estudante irá gastar 1 minuto em cada slide. 

É importante preparar os slides na forma de tópicos e explorar muito o aspecto visual. Inserir Figuras e Tabelas é fundamental, pois enriquece a apresentação e passa clareza do conteúdo abordado para a banca. Mas Claro, é necessário saber explicar de forma fundamentada todos os dados apresentados durante a defesa do TCC, então treine quantas vezes for necessária sua apresentação a fim de transmitir domínio de tema e segurança no momento que estiver frente a frente com os avaliadores. E não esquecer de utilizar uma roupa à altura da defesa da monografia, considere como um dos dias mais importantes da sua vida, afinal é um ciclo que você está terminando.