A importância de ganhar e não perder massa muscular na terceira idade

Quais indicações seguir para ganhar massa muscular e manter a qualidade de vida na velhice

Uma das certezas da vida é o envelhecimento. O corpo sofre processos que levam à condição da velhice; essa trajetória é individual, e pode ser feita de maneira mais ou menos saudável. Juntamente com esse processo, nossa locomoção de maneira acelerada, resistência a doenças e outros vão tomando formas finitas; nesse sentido, compreender os processos do corpo e de que maneira podemos amenizar as influências do passar dos anos é essencial.

O idoso em processo de envelhecimento perde naturalmente massa muscular e ganha gordura na região da barriga, o que eleva as possibilidades de doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou até mesmo infarto. Posto isso, é essencial que o idoso tenha massa muscular; afinal, entre muitos benefícios, ela ajuda na proteção dos ossos e na prevenção à sarcopenia, sendo essa uma alteração caracterizada pela redução da força, ocorrida do envelhecimento, que por sua vez compromete o desempenho físico. Posto isso, é essencial que na terceira idade o idoso ganhe massa muscular, ao invés de perder.

Diferença entre gordura, peso e músculo

A variação de peso de um indivíduo está relacionada à quantidade de gordura e músculo; a gordura corporal de uma pessoa é dada entre a razão de massa total e a massa da pessoa, e esse valor, por sua vez, ocupa um espaço significativo e se aloja majoritariamente na barriga. O músculo nada mais é que a estrutura que compõe o indivíduo, desempenhando diversas funções, tais como a proteção da estrutura óssea e o equilíbrio. Uma vez entendido isso, existem algumas maneiras de adquirir e de não perder massa muscular.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos altera a rotina do indivíduo criando um hábito, sendo essencial para os idosos; encontrar a modalidade ideal para praticar é essencial no processo, portanto o idoso deve estar disposto a fazer principalmente exercícios de repetição, que geram resultados mais significativos em ganhos de massa. Hidroginástica, musculação, natação, caminhadas e corridas são apenas alguns dos exemplos do que pode ser praticado. O indicado é que a prática ocorra em 5 dias da semana, podendo ser menos frequente no início, em função da adaptação necessária.

Alimentação

A ingestão de proteínas é uma ferramenta imprescindível para o idoso preocupado em ganhar massa muscular, ao invés de perder, tendo em vista que ela é tida como combustível muscular, auxiliando inclusive após as atividades físicas. Para conhecer o melhor plano alimentar e também para auxiliar nos exercícios físicos, recomenda-se a procura por profissionais adequados. 

Monitoramento de proteínas

Posto que a ingestão de proteínas é essencial, faz-se necessário também o monitoramento dessa ingestão, uma vez que é difícil um indivíduo ingerir somente pela alimentação a quantidade de proteínas diárias ideal. Por isso, esse monitoramento é importante, para aliar a ingestão ao uso de suplementos que irão auxiliar na manutenção da massa muscular.

Uso de suplementos

A suplementação de vitaminas também é importante, e, quando orientada por um profissional, auxilia no ganho de massa muscular. Para tanto, o idoso pode ingerir suplementos variados, como a albumina, com função de recuperar rapidamente os músculos, e que é extraída da clara do ovo, que já foi desidratada e, por sua vez, não acumula gorduras e calorias; o suplemento de albumina pode ser ingerido após os treinos e aliado a outras combinações, para potencializar seu efeito. É necessário ressaltar que vários fatores estão ligados ao ganho e à perda de massa muscular na terceira idade, e é certo que a perda irá ocorrer de qualquer maneira em função do tempo; no entanto, é necessário trabalhar para que essa perda seja menos nociva.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − doze =