Quanto tempo tem um jogo de futebol completo?

Se perguntar quanto tempo tem um jogo de futebol é uma dúvida comum, mas a resposta pode variar conforme as situações que acontecem durante a partida. Essa extensão no tempo influencia diretamente o condicionamento dos jogadores e o desempenho dos times em campo. Confira com o Red Bull Bragantino o que as regras oficiais dizem sobre a duração de uma partida profissional, a origem desse formato e a importância da gestão do tempo no futebol.
Quanto tempo dura um jogo de futebol profissional?
Tipicamente, um jogo de futebol profissional, tanto masculino quanto feminino, é composto por dois tempos de 45 minutos, totalizando 90 minutos ou uma hora e meia de bola rolando. Esse tempo pode ser acrescido a critério do árbitro, caso ocorram paradas durante o jogo, para garantir os 45 minutos de bola efetivamente jogados em cada tempo.
A origem dos 90 minutos é atribuída aos ingleses que, com a padronização da Football Association, estabeleceram em 1866 — após uma partida entre Londres e Sheffield — que o jogo teria uma hora e meia. Isso porque o Sheffield costumava realizar partidas de duas horas, enquanto Londres preferia jogos mais curtos, de apenas uma hora.
Qual é o tempo de intervalo entre os dois tempos no futebol?
Para evitar o desgaste excessivo dos jogadores numa partida há um intervalo entre os dois tempos de 45 minutos, esse intervalo é caracterizado por ter 15 minutos em que os atletas podem beber água, rever suas táticas com o treinador e descansar brevemente antes da bola voltar a rolar.
O que são os acréscimos no futebol e quem decide quanto tempo adicionar?
Apesar de um tempo ter 45 minutos ele é raramente ininterrupto, lesões, infrações, substituições, pausas para checagem do VAR e outros fatores param o jogo por um tempo e o impedem de chegar ao tempo ideal, para remediar isso existem os acréscimos.
Os acréscimos são uma forma de compensação dessas paradas para obtermos o tempo correto. Quem decide se deve ou não haver acréscimos e quantos minutos de acréscimos teremos no jogo é o árbitro.
Existe prorrogação no futebol? Quando ela é usada?
Embora cada tempo tenha 45 minutos, o jogo raramente transcorre sem interrupções. Lesões, substituições, revisões do VAR e outras pausas podem atrasar o andamento da partida. Para compensar esses períodos, existem os acréscimos.
Os acréscimos são decididos exclusivamente pelo árbitro, com o objetivo de garantir o tempo regulamentar de bola rolando. Ele avalia as interrupções e determina quantos minutos adicionais serão jogados.
As medidas do campo de futebol influenciam no tempo de jogo?
As medidas de um campo de futebol não influenciam diretamente na duração do jogo profissional, as regras da FIFA são bem claras quando estipulam sempre os 90 minutos como o tempo correto de uma partida.
Entretanto, em competições amadoras, as medidas de um campo de futebol podem ser consideradas para ajustar a duração do jogo, especialmente se os jogadores não tiverem preparo físico ideal para atuar em campos maiores.
A duração da partida é regida pela 7.ª Lei do Futebol, estabelecida pela FIFA, e os dois tempos de 45 minutos são uma tradição da cultura futebolística criada há mais de 150 anos na Inglaterra, país-berço do esporte. O Red Bull Bragantino entende a importância de preservar essa regra, aplicando os acréscimos de forma justa para ambas as equipes.
Espero que o conteúdo sobre Quanto tempo tem um jogo de futebol completo? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog

Conteúdo exclusivo