
O que considerar na hora de adquirir um smartphone novo?

Na hora de trocar de celular, é comum ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção. São tantas opções no mercado de tecnologia que é preciso ter mais informações e conhecer minimamente a parte técnica, além dos recursos triviais, para avaliar qual é o modelo mais adequado para atender às suas necessidades.
Ter um bom celular é importante não apenas para o lazer, mas também, em muitos casos, para o trabalho. Por exemplo, quem deseja comprar um iPhone novo atualmente pode optar por modelos recentes, como o iPhone 15 Pro Max de 128 GB , mas deve levar em conta diversos fatores. A seguir, confira quais são eles e como identificar suas prioridades ao escolher um novo aparelho.
Bateria
A bateria é um dos aspectos mais básicos e essenciais ao optar por um novo celular. Quem utiliza o celular de forma intensa e durante várias horas precisa de um aparelho cuja bateria dure mais tempo.
Para isso, é primordial analisar alguns aspectos técnicos da bateria antes. A durabilidade e a capacidade de uma bateria são medidas em miliamperes (mAh). Aliás, a capacidade de uma bateria com duração eficiente é aquela iniciada em 4.500 mAh. Também é importante verificar se o carregamento do aparelho ocorre de maneira rápida. Essa informação normalmente vem na caixinha do aparelho.
Câmeras
Quem adora tirar fotos e gravar vídeos deve caprichar na hora de escolher as câmeras. O primeiro passo é verificar quantos megapixels (MP) cada câmera possui. Quanto maior for o número de deputados, maior nitidez das imagens pode ter quando o zoom for acionado.
O recomendado para ter uma câmera boa no celular é que ela tenha pelo menos 11 MP. Mas vale dizer que existem aparelhos móveis com câmera com mais de 100 MP. Outro aspecto indispensável é se certificar de quais câmeras existem no aparelho. Quanto mais câmeras um celular tiver, melhor as imagens podem ficar, já que cada uma delas possui uma função específica na hora da foto ou do vídeo.
Para gravar vídeos, é recomendado conferir o aparelho filma em HD, Full HD ou Ultra HD (4 K). Para quem utiliza o celular para atividades profissionais envolvendo vídeo, é possível buscar aparelhos que gravem em 8 K.
Memória RAM e armazenamento
A memória RAM é utilizada na leitura de dados e nas atividades do aparelho, para armazenar arquivos e operar aplicativos abertos e em segundo plano. Para ter um funcionamento fluido e sem travar, é recomendado buscar smartphones com memória RAM acima de 4 GB.
Já o armazenamento é o espaço interno de um aparelho para armazenar fotos, vídeos, aplicativos, jogos e o sistema do celular. Aparelhos com pelo menos 64 GB são os mais indicados — especialmente se você adora salvar imagens e usar aplicativos diversos em seu aparelho. Caso você jogue pelo celular, pode ser necessário um armazenamento de 256 GB.
Processador
Um processador opera praticamente todas as operações do celular, desde downloads, jogos e até a conexão com a internet, computando vídeos e fotos, além de organizar a memória do aparelho.
Quando se usa o aparelho para ver vídeos longos (como séries e filmes), ou jogar on-line, é importante investir em um processador mais potente, caso contrário, ao usar o aparelho, ele deve trabalhar.
De forma geral, bons tornam o uso do celular mais confortável. A quantidade de núcleos no chip do aparelho deve ser comprovada com cuidado: quanto mais núcleos e maiores antes dos GHz, maior capacidade terá o aparelho para realizar tarefas e com melhor velocidade.
Ao analisar todos esses fatores, você deve considerar quais são suas necessidades e qual é o seu uso rotineiro do smartphone. E, claro, comparar as opções disponíveis no mercado e analisar os preços. Assim, você se alinha às expectativas e consegue manter a organização financeira.
Espero que o conteúdo sobre O que considerar na hora de adquirir um smartphone novo? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo