Maneiras para aproveitar passeios com seu cão de forma segura
A hora do passeio com seu cão é um momento do dia importante para ambos, especialmente para cuidar da saúde física, mental e fortalecer os laços entre tutor e animal de estimação. Assim, para que esse momento seja sempre prazeroso, você deve adotar medidas que garantam segurança e conforto. E elas passam por uma série de atitudes e escolhas que irão fazer toda a diferença para tornar os passeios mais confortáveis e tranquilos.
Um dos primeiros passos, e não poderia mesmo deixar de ser, é investir em coleiras para cachorro de qualidade. Existem muitos modelos no mercado, com diferentes formatos e funcionalidades. As versões futuras, para falar apenas de uma das opções, costumam ser excelentes para a maioria dos cachorros, garantindo bem-estar e cuidado na medida certa.
Mas claro que esta é apenas uma breve introdução sobre o assunto, o que vai muito além. A seguir, exploraremos mais formas práticas para você aproveitar ao máximo seus próximos passeios com seu cachorro. Confira!
Opte pelo modelo de coleira mais adequado e funcional para seu aumiguinho, segundo as características dele
Primeiro, vamos continuar e aprofundar o assunto sobre as coleiras, já que ela é um equipamento indispensável — e, em muitas cidades, obrigatório ao sair com um cachorro. Ela é a principal responsável por garantir uma boa experiência para tutor e cão.
Como já dissemos, as versões convenientes costumam ser as melhores na maioria das situações, já que se adequam ao tamanho e à força do seu cachorro. Quanto maior e mais forte ele for, mais importante será investir em modelos resistentes, mas sem abrir a mão do conforto.
Para cães mais agitados, que puxam durante o passeio, as coleiras do tipo peitoral ou antipuxão podem ser as melhores alternativas. Outro ponto sobre esse acessório é que ele deve estar bem ajustado. Uma coleira de aperto irá machucar seu melhor amigo, enquanto uma folgada pode deixá-lo escapar, causando transtornos para você, ele e as pessoas ao seu redor.
Uma dica extra é também investir em uma plaquinha de identificação com o nome do animal e um telefone de contato, caso ele se perca. Ninguém deseja que isso aconteça, mas é sempre melhor estar prevenido.
Respeite as demandas, a passada e o ritmo do seu cachorrinho
Cada raça de cachorro tem um nível de energia diferente, e cada animal tem seu próprio condicionamento físico. Ao levar seu pet para passear, tenha sempre em mente que essas características são respeitadas. Portanto, nada de forçar o cão a passear mais do que ele pode, ou mesmo fazê-lo correr sem que ele esteja preparado para isso.
Raças menores ou animais mais velhos normalmente precisam de caminhadas mais curtas, e o oposto costuma se aplicar para cachorros de porte grande e mais novos. Seja qual for o seu caso, observe sempre sinais de cansaço, como respiração ofegante ou paradas frequentes.
A hidratação também entra neste tópico. Existem recipientes portáteis que podem ser usados com água de uma garrafa, ou que facilitam muito na hora dos passeios. Especialmente nos dias mais quentes, seu cão pode se sentir sentado com mais frequência.
Escolher horários mais frescos, como o início da manhã ou o fim da tarde, também ajuda a evitar a desidratação e o superaquecimento, além de proteger as patas do calor do asfalto e do concreto.
Ensine bom comportamento em público
Finalmente, é hora de abordar um assunto que tira o apoio daqueles tutores cuidadosos e responsáveis. “De que modo meu aumiguinho vai agir estando junto a uma enormidade de gente diferente?”. Na verdade, tal meio é mais comum do que a gente pensa e acontece com muita regularidade. Contudo, empregando estratégias e técnicas adequadas e utilizando treinamento eficaz e relevante, é, sem dúvida, possível apaziguá-lo. Sendo assim, ensinar comandos simples, como “fica”, “senta” e “vem”, são formas indispensáveis para se ter e manter o controle e o foco em diversas situações.
Alguns animais atendem melhor a essas ordens com reforços positivos, como petiscos, elogios e afagos — utilizá-los no treinamento pode ser de grande valia. Do mesmo modo, tenha em mente que a socialização do seu animal de estimação é uma questão de hábito, e pode levar algum tempo para que ele se sinta confortável diante de outros humanos e animais. A dica de ouro é começar a treiná-lo e socializá-lo o mais cedo possível.
Espero que o conteúdo sobre Maneiras para aproveitar passeios com seu cão de forma segura tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo