Criptomoedas: aspectos que impactam o preço delas - o que é neces
As criptomoedas não deram vez a nenhum investimento e se consolidaram com os melhores ativos nos últimos meses de 2024. Se você acompanhou o preço do Ethereum (ETH) hoje, viu que a criptomoeda registrou ganhos de 29% em novembro, bem mais que os 24% registrados pelo Bitcoin (BTC).
Mas você sabe por que as criptomoedas estão se valorizando tanto e quais os fatores que causam esses movimentos de preço? Não? Então, hoje vamos te mostrar quatro eventos que afetam a cotação das criptomoedas.
Lei da oferta e demanda
A lei da oferta e demanda afeta o preço de todos os bens globais, sejam eles físicos, sejam intangíveis. E as criptomoedas, na qualidade de bens digitais, são diretamente afetadas por essa relação.
O preço e a oferta normalmente tendem a crescer no momento em que a procura por um determinado item sobe, não é mesmo? É exatamente isso que está ocorrendo com as criptomoedas. O Bitcoin, por exemplo, tem uma demanda fixa em 21 milhões de unidades, de modo que o preço sobe sempre que as pessoas querem comprar mais BTC.
Da mesma forma, quando as pessoas não querem mais comprar, ou há mais gente querendo vender, a demanda pelas criptomoedas diminui. Logo, o valor da moeda digital cai, como acontece nos ciclos de baixa.
Fatores externos
As criptomoedas são descentralizadas e funcionam à parte do sistema financeiro tradicional. No entanto, elas coexistem no mesmo ecossistema e são afetadas por fatores externos da mesma forma que outros ativos.
Por isso, notícias do cenário econômico, especialmente vindas dos EUA (que é a maior economia) afetam a cotação do Bitcoin e outras criptomoedas. Por exemplo, quando o banco central dos EUA corta juros, injetando mais liquidez no mercado, os investidores terão mais dinheiro para investir em ativos de risco.
Nesse cenário, o preço das criptomoedas pode aumentar subitamente, pois se trata de bens escassos e com alta demanda. Portanto, se você investe em criptomoedas, deve manter um olho nos indicadores macroeconômicos.
Dólar
Por mais que os bitcoiners falem no “padrão Bitcoin”, a verdade é que o mundo inteiro vive sobre outro sistema monetário: o “padrão dólar”. A moeda americana é o principal meio de troca do planeta e atua diretamente no preço das criptomoedas.
Você já viu notícias do real brasileiro caindo forte perante o dólar em momentos de crise, certo? Isso acontece porque os investidores utilizam o dólar como um porto seguro para escapar em momentos de crise, evitando perda de capital.
Nesse sentido, a volatilidade da principal moeda física mundial influencia o preço das criptomoedas. Quando o dólar se valoriza, os demais ativos de risco (incluindo o Bitcoin e seus pares), tendem a cair de preço. E quando o dólar se desvaloriza, as criptomoedas iniciam seu rali de alta.
Da mesma maneira, quando o preço do dólar aumenta no Brasil, a cotação do Bitcoin em real sobe também, por causa da desvalorização da nossa moeda.
Regulamentação
As criptomoedas possuem menos de 20 anos de existência e ainda são vistas com muita ressalva em vários países. Por isso, os governos também podem servir como um foguete de alta ou um peso que derruba o valor das criptomoedas.
O exemplo mais claro disso ocorreu nas eleições de 2024 nos EUA, quando Donald Trump fez várias promessas de tornar o mercado americano mais competitivo para o setor e até de comprar Bitcoin. As promessas se refletiram no preço do BTC, que passou a quebrar recordes após a vitória do republicano.
Por outro lado, governos que são mais repressores e investem contra as criptomoedas, até mesmo proibindo seu uso, podem causar valorizações de preço no curto prazo.
Como analisar esses fatores?
Ainda que as criptomoedas sejam uma nova classe de ativos, vimos como elas seguem ciclos muito parecidos com os de outros investimentos. Fatores macroeconômicos, volatilidade de mercado e até eleições influenciam em seu preço no dia a dia.
Essa classe de ativos tem valor independentemente do seu preço de mercado, mas o preço ainda influencia as decisões de cada pessoa.
Os traders, por exemplo, que negociam ativos com mais frequência, precisam estar bem atentos aos preços. Com essa informação em mãos, eles podem decidir qual a melhor hora para comprar um ativo de grande potencial ou vender e embolsar os lucros.
Mesmo se você for um holder que acredita no valor de um criptoativo, deve levar esses fatores em sua análise. Caso você acredite que uma criptomoeda tende a se valorizar no futuro, o preço serve para confirmar sua tese e também para fornecer uma orientação sobre o melhor momento para vender essa criptomoeda.
Espero que o conteúdo sobre Criptomoedas: aspectos que impactam o preço delas - o que é neces tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo