Como funciona o impedimento no futebol?

O impedimento no futebol é uma das regras mais importantes no jogo, sendo a principal causa de frustração ou alívio dos torcedores em certas jogadas que poderiam decidir o placar do jogo.

Por ser uma regra que gera reações fortes de torcedores, entenda melhor aqui com o Red Bull Bragantino o que é o impedimento, o que é VAR e como funciona a marcação da infração que pode abalar o jogo do seu time do coração.

Saiba mais +

O que é impedimento no futebol?

O impedimento no futebol é um lance em que o jogador está no campo de ataque e se posiciona, com qualquer parte do corpo que possa tocar na bola, à frente do penúltimo defensor, normalmente contando o goleiro como um dos defensores do time adversário, ao receber a bola em uma jogada de ataque.

Qual a origem da regra de impedimento no futebol?

O impedimento é a 11.ª regra do futebol e foi criada em 1863 pela então recém-formada Football Association na Inglaterra. A regra visava proibir um jogador de ataque de ficar apenas plantado no campo ofensivo, esperando que a bola fosse chutada para ele. 

Essa jogada era injusta com os adversários que não poderiam fazer nada para se defender em uma situação de contra-ataque, tornando o jogo chato e exigindo menor habilidade por parte dos atacantes.

Quando é marcado impedimento no futebol?

O impedimento no futebol é marcado sempre que um jogador posicionado à frente do último defensor e da linha da bola numa jogada de ataque recebe o passe. Esse jogador deve participar ativamente da jogada e pode estar com qualquer parte do corpo que possa tocar a bola à frente do defensor para a infração ser marcada.

Também é importante entendermos quando um impedimento não deve ser marcado, como em casos em que um jogador está na frente, mas não participa da jogada, quando está na mesma linha ou atrás da linha da bola, quando apenas suas mãos ou braços estão em posição irregular, em jogadas no campo defensivo, quando o time adversário efetua um passe errado e em arremessos laterais, escanteios e tiros de meta.

Como funciona o impedimento no futebol: Passo a Passo

As principais preocupações na hora da marcação do impedimento no futebol podem ser analisadas passo a passo, vendo a hora em que o passe foi realizado, a posição em que o jogador estava e sua influência na hora da jogada.

Analisemos uma jogada hipotética como exemplo: Jogador A passa a bola para o Jogador B e ele marca um gol. Se, na hora do passe, o Jogador B estiver mais próximo à linha de fundo que o último marcador ou à frente da linha da bola quando o Jogador A fizer o passe, o impedimento deve ser marcado. 

Impedimento no futebol com VAR: o que mudou na regra?

No futebol, é importante saber o que e var. O VAR, Video Assistant Referee, veio ao mundo do futebol para prestar assistência ao árbitro para que evitem maiores erros de marcação de infrações (ou da falta dela) durante uma partida de futebol. O VAR pode interferir em gols, faltas e impedimentos, por exemplo.

No caso do impedimento, o VAR não pode recomendar ao árbitro a revisão de um lance por se tratar de um acontecimento objetivo, que não exige interpretação por parte do juiz. O que o VAR deve fazer é apenas informar se houve ou não impedimento na jogada.

Por mais que possa ser frustrante, o Red Bull Bragantino entende a importância que a regra do impedimento tem no futebol e como ela torna o jogo mais dinâmico e tático, exigindo que os jogadores em campo busquem novas soluções como a velocidade e movimentação inteligente para que não cometam a falta. 

Espero que o conteúdo sobre Como funciona o impedimento no futebol? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Esporte e Lazer

Conteúdo exclusivo