Cachorro com leptospirose tem cura? Entenda o tratamento e as chances de recuperação
A leptospirose é uma infecção bacteriana que tem afetado cães, sendo causado pela bactéria Leptospira. Essa doença é grave e pode ser fatal, em um Cachorro com leptospirose, se não tratada rapidamente. Por isso devemos nos atentar para casos como esse, para que a doença não evolua a casos mais graves que podem ser fatais.
A doença pode ser tratável e curável, especialmente se o diagnóstico e o tratamento forem descobertos precocemente, a chave para a recuperação é a intervenção rápida e o manejo adequado da infecção. Consultar um veterinário imediatamente após descobrir a infecção, ou ao primeiro sinal de sintoma da doença.
Cachorro com leptospirose tem cura?
Sim, a leptospirose em cães pode ter cura, principalmente se o tratamento for iniciado rapidamente. A leptospirose é grave e pode ser fatal se não tratada, mas a maioria dos cães responde bem ao tratamento adequado, se bem manejado e de qualidade, lembrando sempre que quanto antes o tratamento for iniciado mais chances de cura.
O tratamento geralmente envolve antibióticos, hidratação, medicamentos de suporte e acompanhamento veterinário, alguns cães como yorkshire terrier têm maiores tendências a desenvolver a doença. Assim, seus donos devem ficar atentos a quaisquer sintomas da doença em seus pets.
Como o cachorro pega leptospirose?
Os cães podem contrair leptospirose de várias maneiras, geralmente através do contato com a bactéria leptospira, presente no ambiente terrestre e aquático. Dessa forma, contato com a água contaminada pode ocasionar em um cachorro com leptospirose, proveniente da urina de roedores como ratos e camundongos, que conseguem facilmente se esconder em locais pequenos e apertados.
O solo contaminado é outra forma que os cães podem contrair a doença, quando o pet anda descalço em solo contaminado pela urina de animais selvagens infectados, eles podem acabar sendo vítimas e recebendo a bactéria ao entrar em contato com essas áreas contaminadas, o tutor deve se atentar sempre ao solo onde seu cão anda.
Quais são os sintomas da leptospirose em cachorro?
Entre alguns dos sintomas mais comuns da leptospirose em cães está a febre, o aumento da temperatura corporal do animal pode ser um forte indício de leptospirose, tal como o cansaço exagerado do cão, vômitos e diarréias ocasionais também são indícios de leptospirose, na contramão da perda de apetite que também pode significar a doença.
Os sintomas do cachorro com leptospirose podem variar de gravidade, e podem aparecer de forma repentina ou gradualmente. Os sinais clínicos podem se assemelhar aos de outras doenças, o que torna essencial a visita a um médico veterinário no primeiro sintoma da doença. Para o animal ser monitorado e medicado corretamente, conforme as orientações da medicina veterinária.
Como fazer o tratamento da doença?
O tratamento da leptospirose em cães deve ser realizado por um veterinário e é fundamental ser iniciado o mais cedo possível, para aumentar as chances de cura do animal. Após o diagnóstico, o cão deve ser medicado com antibióticos comprados em uma loja especializada como a Drogavet.
A Drogavet é uma farmácia especializada em medicina veterinária, e possui todos os medicamentos necessários para tratar a leptospirose do seu cãozinho. Em casos mais graves, pode ser que a internação seja necessária, para aumentar as chances de cura. A hidratação é parte importante no tratamento, para restaurar o equilíbrio hídrico.
O tratamento da leptospirose deve ser realizado por um veterinário qualificado e iniciado o quanto antes. Além disso, deve-se manter uma rotina de tratamento e prevenção, sendo vital para evitar que o cão fique doente. O acompanhamento do tutor é a parte mais essencial para a recuperação do animal em caso de contaminação.
Espero que o conteúdo sobre Cachorro com leptospirose tem cura? Entenda o tratamento e as chances de recuperação tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Natureza e Pet
Conteúdo exclusivo