Confira a lista completa com diversas ferramentas de Marketing Digital que facilitam o dia-a-dia. São 60 opções que deixamos aqui, divididas em segmentos e ainda contando com algumas alternativas gratuitas.
Quem trabalha com marketing sabe como as ferramentas são essenciais no meio digital.
Seja para criação, monitoramento, análises ou outros setores mais específicos. Sendo assim, algo que nunca é demais conhecer.
Por isso, reunimos aqui 60 ferramentas de Marketing Digital. Para tornar mais fácil, dividimos nas seguintes categorias:
- Sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS)
- Automação de marketing
- SEO
- Redes Sociais
- Conversão
- Captar leads
- Analytics
- Imagens
- Mapas de calor
- Ads
- Organizacional
Salve a página nos favoritos para ter essa lista na mão sempre que precisar. Afinal, nunca se sabe quando vai pintar algum case que necessite de ferramentas de marketing digital específicas, certo?
60 ferramentas de Marketing Digital
Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS)
São sistemas voltados para o gerenciamento de conteúdos em blogs e sites. Com essas plataformas é possível:
- publicar,
- agendar,
- gerenciar,
- editar o que é criado.
Portanto, são ferramentas de Marketing Digital que agregam praticidade no seu gerenciamento. Seus principais exemplos são:
Automação de Marketing
Ferramentas de marketing digital voltadas para a automação. São aquelas que realizam tarefas de massa, com maior otimização de tempo e de falha.
Ou seja, são ações que manualmente são praticamente impossíveis de se realizar. Por isso, o melhor é utilizar tecnologias que sejam mais efetivas e alcancem melhores resultados.
Como por exemplo: disparo de e-mail marketing, chatbot, monitoramentos. Segue abaixo a lista com os principais:
- Mailchimp (com versão gratuita)
- Lahar (gratuito para testar)
- RD Station (gratuito para testar)
- Activecampaign (gratuito para testar)
- Hubspot (com versão gratuita)
SEO
Para elaborar um SEO realmente eficiente e estratégico, o uso de ferramentas de marketing digital é fundamental. Afinal, é por meio deles que você é capaz de realizar pesquisas e conferir as informações.
Seguem as mais conhecidas e usadas:
- SemRush
- Ubersuggest (com versão gratuita)
- Google Search Console (gratuito)
- Yoast (com versão gratuita)
- Kinghost
- Moz
- SpyFu
- Ahrefs
Redes Sociais
Há diversas ferramentas de marketing digital voltadas para as redes sociais, com uma grande gama de funcionalidades. Indo desde agendamento de post até acompanhar resultados.
São, então, úteis e indispensáveis em variados momentos, valendo a pena o investimento. Alguns nomes são:
- Postgrain (com versão gratuita)
- Hootsuite (com versão gratuita)
- BuzzSumo (com versão gratuita)
- Mention (com versão gratuita)
- Buffer (com versão gratuita)
- Planable (gratuito)
Conversão
Ferramentas de marketing digital focadas em soluções para a etapa de conversão dos usuários. Em outras palavras, elas auxiliam a melhorar os resultados de páginas para converter seus visitantes em leads ou vendas:
- Google Optimize (com versão gratuita)
- Rock Convert (gratuito)
Captar leads
Se o seu foco está em captar leads, existem algumas ferramentas de marketing digital que ajudam nessa etapa. Então, se você precisa melhorar a sua base de leads captados, com mais dados dos seu público-alvo, elas são úteis.
Com pop-ups para inserção de dados dependendo da movimentação do mouse, vale a pena testar tais ferramentas. São elas:
- Sumo (gratuito)
- Hello Bar (com versão gratuita)
- Thrive Suite
Analytics
Essa é para quem busca por ferramentas que auxiliem na análise dos resultados. Se o que você precisa é de dados para ter métricas, algumas opções são:
- Google Analytics (gratuito)
- Open Site Explorer (gratuito)
- Cloud Flare
Imagens
Compressor de imagem, criação de infográficos, edição rápida, buscar fotos… há diversas ferramentas de marketing digital voltadas para esse aspecto. São uma mão na roda no dia-a-dia para ajustes rápidos e práticos.
- Canva (com versão gratuita)
- Shortpixel (com versão gratuita)
- TinyPNG (gratuito)
- GIMP (gratuito)
- Slideshare (com versão gratuita)
- Issuu (com versão gratuita)
- Desygner (com versão gratuita)
- Infogr.am (com versão gratuita)
- Piktochart (com versão gratuita)
- Visme (com versão gratuita)
- Pexels (banco com opções de imagens gratuitas)
- Unsplash (banco com opções de imagens gratuitas)
- Pixabay (banco com opções de imagens gratuitas)
Mapas de calor
Existem ferramentas que fazem um mapa de calor em relação à estrutura do site, indicando quais são os pontos mais vistos pelos usuários. A monitoração se dá pela movimentação do mouse e também pela barra de rolagem.
É um segmento muito interessante para se pensar no UX do site. As ferramentas de marketing digital para esse aspecto são:
- Hotjar (com versão gratuita)
- ContestSquare
- Crazyegg
Ads
Agora, vamos para as opções referentes à criação de anúncios ou mídias pagas. São focadas em otimizar as ações dos impulsionamentos, sendo elas:
- Google Ads (gratuito)
- Facebook Ads (gratuito)
- AdsNinja
- Adbeat (com versão gratuita)
Organizacional
Para finalizar, é hora de selecionar ferramentas úteis no quesito organizacional para os projetos e dia-a-dia. Seja para equipe ou para quem conduz sem o coletivo, manter a organização é extremamente importante no cotidiano de trabalho.
- Trello (com versão gratuita)
- Evernote (com versão gratuita)
- Google Agenda
- Miro (com versão gratuita)
- Mindmeister (com versão gratuita)
- Slack (com versão gratuita)
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Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.