Descubra como atrair clientes na sua região com estratégias efica

Empresas iniciantes ou já consolidadas no mercado se preocupam com um elemento em comum: atrair clientes novos e fidelizar os já impactados pela marca. Com foco em aumentar a visibilidade on-line, um projeto de SEO local pode ser uma das estratégias para divulgar produtos e serviços de forma mais direcionada ao público de cada negócio.

O objetivo deste artigo é mapear algumas dessas estratégias de atração e retenção de consumidores, focando no fator local. Uma vez que os clientes buscam cada vez mais experiências satisfatórias antes, durante e após uma compra, as empresas precisam se adequar aos diferentes perfis e ambientes, incluindo buscas on-line e atrativos nos pontos de venda físicos.

Saiba mais +

Entenda um pouco mais sobre o SEO local e suas vantagens

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma das frentes de atuação no marketing digital que mais oferece oportunidades. Em relação ao SEO local, trata-se de uma estratégia que se divide em diferentes ações, visando principalmente destacar negócios de diferentes tamanhos para resultados de busca com mapeamento geográfico. 

Em outras palavras, uma pessoa que busca na internet “padaria aberta perto de mim” pode entrar em contato com um estabelecimento que teve sua página devidamente otimizada para esse recurso. Com os algoritmos cada vez mais complementados por inteligências artificiais e personalizações de exibição de resultados, os negócios possuem a chance de conquistar clientes de primeira. 

O SEO local pode ser vantajoso especialmente para negócios de pequeno e médio porte, que acabam concorrendo regionalmente em seus mercados. Ferramentas como o Google My Business ganharam muita popularidade durante a pandemia, tornando-se uma vitrine on-line de fácil gestão e eficaz para esse perfil de empresa.

Recursos para atrair mais clientes locais

A internet facilitou infinitamente as maneiras como as empresas chegam até novos clientes, e isso vale também para comércios locais. Além de um espaço físico devidamente ambientado, esses estabelecimentos podem usar recursos on-line e offline para atrair mais consumidores, adequando a estratégia ao orçamento e alcance desejado.

Criação de perfis em ferramentas como Google My Business

Como falamos anteriormente, o Google My Business (GMB) é uma das principais ferramentas on-line para negócios que querem ser vistos por clientes locais. Informações como horários de atendimento, telefones e oferta de serviços são algumas das principais exibidas nos perfis do GMB e que ajudam os clientes na hora de encontrar uma empresa compatível com a busca. 

Otimização de buscas para termos regionais

Tanto em anúncios pagos quanto nas buscas orgânicas, a escolha dos termos mais adequados é fundamental para o sucesso da sua estratégia. Em relação a atrair clientes locais, usar termos que contemplem “perto de mim”, nomes de cidade ou até mesmo categorias do serviço ou produto ajudam a aumentar a visibilidade.

Canais de comunicação ativos

Para além do Google e dos outros buscadores utilizados pelos futuros clientes na internet, as redes sociais e os canais de atendimento também impactam na eficácia de uma estratégia local. Marcar a localização do seu estabelecimento em postagens e oferecer guias interativos, como mapas, e ter um atendimento pontual e personalizado fazem a diferença na atração.

Eventos, promoções e personalização

O digital pode ser um ambiente muito propício e vantajoso em termos de investimento para diferentes empresas. Porém, os clientes ainda buscam experiências valiosas em relação às marcas e na hora da decisão de compra. Além de uma vitrine que atraia o cliente, é possível pensar em eventos e outras ações que comuniquem com esse consumidor no mundo offline.

Use perfis nas redes sociais para divulgar liquidações, oferecer cupons e outras vantagens para quem aparecer na loja e fizer uma postagem, entre outras estratégias. Da mesma forma que engajar nas redes sociais é fundamental, atrair o cliente para o ponto físico e estreitar a relação pode ser o diferencial nesse primeiro contato.

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