Conheça exemplos de assédio moral no trabalho e formas de denunciar
Conhecer os principais exemplos de assédio moral na empresa permite que atitudes sejam tomadas para prevenir que tais situações ocorram constantemente. Caso contrário, a vítima pode formalizar uma denúncia e receber ajuda se a companhia não tomar nenhuma providência ao ato que, por lei, é considerado um crime com punição de até 2 anos e pagamento de multa.
Este problema, quando não controlado e não especificado aos órgãos responsáveis, pode se transformar até mesmo em assédio psicológico. O agressor se sente no direito de humilhar constantemente a pessoa com ofensas e xingamentos tendo a intenção de rebaixá-la e a fazer se sentir mal.
O que é assédio moral no trabalho?
O assédio moral é um crime causado por um profissional de cargo hierárquico superior ao da vítima, que usa de seu poder para ofender ou ameaçar. A pessoa que sofre com este tipo de abuso pode não revelar a situação para a empresa porque tem medo de ser demitida ou lidar com problemas ainda piores como agressão física.
Comportamentos verbais
Dentre os exemplos de assédio moral verbais mais comuns, existe a crítica constante, sobrecarga de tarefas e também comentários maldosos sobre o trabalho feito pela pessoa. A intenção é sempre a de humilhar e causar desconforto, além de ameaças, feitas para o agressor se manter no controle da situação.
Comportamentos não verbais
O responsável pelo crime pode deixar o funcionário sem realizar nenhum tipo de atividade na empresa para lhe causar a sensação de inutilidade. Ainda, pode ocorrer a designação de diversas tarefas que precisam ser cumpridas em um prazo considerado impossível.
Comportamentos físicos
No assédio moral, o agressor pode se sentir no direito de bater na vítima antes do trabalho, durante ou depois. É possível também acontecer pequenos empurrões durante conversas na frente dos colegas, como se fosse uma brincadeira acompanhada de uma crítica construtiva disfarçada de ofensa.
Como identificar o assédio moral no trabalho?
O ideal é analisar os exemplos de assédio moral cometidos pelo responsável pelo crime, pois os comportamentos com a vítima sempre são diferentes. Ou seja, diálogos ríspidos, seguidos de humilhação e alteração do tom de voz precisam ser observados e direcionados à empresa.
Condutas que se repitam todos os dias e sejam prosseguidas de palavras desagradáveis e ofensivas também são caracterizadas como assédio moral. Com isso, você tem a possibilidade de auxiliar a pessoa que está sofrendo a fim de impedir que a situação piore.
Como denunciar o assédio moral no trabalho?
Para denunciar, o ideal é optar pela Contato Seguro que oferece uma página prática de utilizar, com diversos recursos para te auxiliar no que for necessário. Não é obrigatório mostrar quem é você, sendo possível se manter anônimo para preservar a sua imagem e se proteger.
Tenha provas concretas a respeito do crime que incluem fotos de conversas, imagens e vídeos. Encaminhe as informações para a equipe de especialistas verificar o que acontece e, assim, apresentar a melhor solução ao caso.
Como combater o assédio moral no trabalho?
O combate ao assédio, seja ele assédio psicológico ou moral, deve partir da empresa, que pode realizar palestras ou trazer convidados para falar mais a respeito dos temas. Esta é uma forma de fazer a vítima se sentir com mais confiança de contar o que está acontecendo aos responsáveis.
Além disso, a empresa precisa especificar regras que devem ser seguidas diariamente para punições não acontecerem. Caso uma ordem seja quebrada, o funcionário pode arcar com as consequências do ato ao ser modificado de cargo ou enviado para uma empresa filial, por exemplo.
É indispensável que a Contato Seguro seja mantido como principal canal de denúncias para assegurar que os colaboradores contem o que acontece. Assim, se cria um ambiente agradável, protetivo em que todos os profissionais se respeitam e atuam em conjunto para auxiliar no crescimento da empresa!
Espero que o conteúdo sobre Conheça exemplos de assédio moral no trabalho e formas de denunciar tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo