Mulheres no cinema conheça 3 escritoras que tiveram suas obras adaptadas para o cinema

Mulheres no cinema: conheça 3 escritoras que tiveram suas obras adaptadas para o cinema

Conheça mulheres que, além de reconhecidas por seus lançamentos literários, também tiveram suas obras levadas ao cinema

Talentosíssimas, algumas mulheres marcaram o universo das produções cinematográficas ao terem suas produções literárias levadas às telonas do cinema. Para apresentá-las, listamos algumas das principais e mais notórias adaptações. Continue a leitura e conheça-as mais a fundo.

A enorme e notória Clarice Lispector

A Hora de Estrela, uma das principais obras da artista, conquistou produtores e o público em geral ao trazer a história da Macabéa, personagem principal da obra que se tornou trama, que é nordestina e resolve tentar sua vida na grandíssima capital.

Na adaptação feita por Suzana Amaral, cineasta premiada internacionalmente, Marcélia Cartaxo deu vida a personagem principal e encantou a todos com seu talento e entrega para que Macabéa traduzisse toda sua trajetória, assim como no livro.

A imortal Dinah Silveira de Queiróz
Querida e aclamada pela Academia Brasileira de Letras, Dinah Silveira de Queiróz, paulista, é reconhecida por suas crônicas, romances e demais artigos. Em 1954, a escritora teve sua obra A Muralha adaptada em um longa-metragem, que posteriormente se tornou uma série transmitida pela Rede Globo de Televisão, consolidando a autora como uma grande produtora multiplataformas.

Outra adaptação notória por parte da autora foi sua obra Floradas na Serra, a qual foi adaptada para o cinema e também adaptada em centenas de peças teatrais. A versão do cinema foi interpretada por Cacilda Becker, uma das mais notórias atrizes do Brasil.

Gigante e imortal: Lygia Fagundes Telles

Uma das mais importantes autoras brasileiras também teve diversas obras suas adaptadas para o cinema. Imortal e referência no que diz respeito a literatura brasileira, Lygia teve suas obras Praia Viva, O Jardim Selvagem e Ciranda de Pedra adaptadas (e premiadas) cinematograficamente.

Vencedora do prêmio Camões, Lygia até hoje é uma grande referência para novos autores, e suas obras seguem conquistando o público. Estreladas por grandes artistas, todas as suas obras foram alvo de ótimas críticas e até hoje são referenciais tanto cinematográficos quanto literários.

Sua excelência deve continuar sendo celebrada!
Apesar de se tratarem de obras antigas, a excelência de todas as produções segue memorável, e todos os nomes citados merecem continuar sendo celebrados.

Em algumas exposições, é possível encontrar camisetas personalizadas, obras autografadas e demais souvenirs das autoras.

Celebrar a vida e a genialidade de gigantes é de extrema importância, pois, além de ressaltar sua importância, mantemos sua memória e seu legado vivos!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição