Vera Cruz Hospital realiza primeira pieloplastia robótica da região

Vera Cruz Hospital realiza primeira pieloplastia robótica da região

Ao saber que nosso filho precisava de cirurgia, procuramos por uma técnica que pudesse oferecer o menor risco, pois era um procedimento delicado. Em nossa família, temos registro de um parente que teve complicações após uma intervenção urológica e não queríamos que o mesmo se repetisse. Fomos conhecer as possibilidades e soubemos da robótica”, conta M.G., pai do menino R.G., de oito anos, paciente mais jovem a passar pelos cuidados do robô Da Vinci XI. A operação para reestabelecer o trato urinário do garoto foi a primeira pieloplastia robótica em crianças da história do Vera Cruz Hospital.

O procedimento foi realizado em meados de novembro pelo cirurgião Rodrigo Garcia, pioneiro em cirurgia robótica pediátrica no interior do estado de São Paulo. “Reconstruímos a parte do canal urinário, que estava obstruída. Fizemos a ressecção da área de estenose (desmembramento) e a reconstrução do trajeto. A técnica robótica permite essa reconstrução de forma mais segura, o que diminui as chances de complicação da anastomose”, explica Garcia.

Segundo o especialista, a família tomou a decisão de procurar por um cirurgião robótico após insistentes sintomas de dor e náusea do menino. “O paciente se queixava de fortes cólicas ao ingerir uma quantidade maior de água”, relata.

O procedimento, minimamente invasivo, diminui os riscos de sangramento, infecção e dor pós-operatória, e durou cerca de uma hora. “O robô nos proporcionou uma melhor visão, o que nos auxiliou na realização do corte e da reconstrução do ureter,” contou o Dr. Sandro Faria, urologista robótico, da equipe responsável pela intervenção, que contou ainda com o urologista Thiago Fagundes Nunes.

De acordo com Garcia, a técnica permite um procedimento mais rápido e seguro, e um uso menor de anestesia ainda auxiliou a evitar outras complicações. “A cirurgia ocorreu como planejado e foi um sucesso. O paciente teve alta no dia seguinte e está liberado para voltar às atividades”.  

Estenose da junção ureteropélvica (JUP)

A Pieloplastia, também conhecida como estenose de JUP, provoca estreitamento ou obstrução ureter, canal que liga o rim até a bexiga, e a pessoa com a doença pode apresentar fortes cólicas. Mais comum no sexo masculino, acomete mais o lado esquerdo do rim, afetando um a cada 500 pacientes.

Para o urologista Sandro Faria, não existem fatores de risco para a doença, que pode afetar a todas as faixas etárias. “No mundo, um a cada 5 mil nascidos tem estenose, sendo que 10 % dos pacientes diagnosticados necessitam de cirurgia, seja por que o canal está muito fechado ou amassado”, detalha.

A enfermidade geralmente é congênita e pode piorar ao longo dos anos. Crianças são as que mais demandam o procedimento. “Algumas já têm o diagnóstico intrauterino e são encaminhadas ao cirurgião pediátrico, que complementa a investigação diagnóstica e trata o paciente. O acompanhamento adequado permite que os pacientes não cheguem à idade adulta sem o diagnóstico”, conclui Garcia.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Em 78 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quatro anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *