Turismo internacional não voltará ao padrão pré-pandemia até de 2024, diz OMT

A recuperação ainda é lenta, e varia de acordo com a região do mundo

Um levantamento feito pela Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que o turismo internacional não deve recuperar os níveis de antes da pandemia de coronavírus antes de 2024. A previsão é que ainda leve algum tempo para que o turismo internacional volte aos números pré-pandemia.

De acordo com a agência das Nações Unidas, o número de desembarques internacionais subiu quase 5% em 2021, em relação ao ano anterior. No entanto, o volume de desembarques internacionais ainda é mais de 70% menor do que em 2019.

Os turistas internacionais voltam aos poucos e de forma irregular nas diversas regiões do mundo. Enquanto na Europa e nas Américas os estrangeiros subiram quase 20% em 2021, comparado ao ano de 2020, na Ásia-Pacífico, os números diminuíram até 65%.

A receita do turismo em 2020 diminuiu mais de 70% em relação ao ano anterior em que a pandemia não existia. A recuperação do turismo continua, mas de forma lenta. A contribuição econômica do turismo chegava a US$ 3,5 trilhões antes da pandemia durante o ano. No momento, a receita chega a quase US$ 2 trilhões, e precisa de mais tempo para se recuperar totalmente.

A pandemia acaba desencorajando muitos a embarcarem para destinos internacionais. Ainda há uma série de regulamentações para entrar em determinados países, como vacinação completa e teste de Covid-19 recente negativo.

Enquanto os turistas esperam melhores tempos para viajar para outros países, os destinos nacionais ganham força. Até viajar de avião pode causar alguma ansiedade para quem tem a saúde fragilizada. Muitos apostam no aluguel de carros em BH, SP, RJ, entre outras capitais.

É possível explorar o que o Brasil tem de melhor e mais protegidos, com somente a família e os amigos dentro de um veículo. Os destinos não muito longe de casa viraram tendência, com viagens curtas para curtir a natureza. Dá para aproveitar tanto o campo quanto a praia, e aproveitar diferentes paisagens.

Também se tornou comum trabalhar remotamente de outro lugar que não seja o lar. Os hotéis adaptaram suas instalações para receber as pessoas que estão interessadas não somente em descansar, mas também em estudar ou trabalhar durante a viagem. O contato com a natureza se tornou essencial para muitos após os tempos de isolamento social. Com a mudança na forma de trabalhar, muitos ficaram mais flexíveis para realizar sua rotina de qualquer lugar, desde que tenha um laptop para tanto. O turismo vai se remoldando e encontrando novas formas de proporcionar uma experiência positiva para o viajante.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × dois =