Tudo sobre as energias renováveis

As energias renováveis descrevem um conjunto de tecnologias energéticas, ou seja, solar, eólica, geotérmica, derivadas de fontes que não têm fim e podem ser reabastecidas de tempos em tempos. 

A maioria dos países do mundo depende fortemente de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) como fontes de energia para alimentar suas economias. 

As fontes renováveis ​​são renováveis, sustentáveis, abundantes e amigas do ambiente, ou seja, energia limpa que não poluem a atmosfera. Ao contrário dos combustíveis fósseis, eles não vão expirar tão cedo, pois são constantemente reabastecidos.

Os combustíveis fósseis são formas de energia não renováveis, o que significa que utilizam recursos limitados que acabaram por esgotar, aumentando assim os custos gerais de energia. 

Esses países responderam à ameaça intensificando campanhas para adotar formas renováveis ​​de energia, como solar e eólica.

No Brasil é comum encontrarmos a energia solar em algumas residências, porém esta realidade ainda não é de todos. Algumas indústrias utilizam além da energia solar a energia eólica. 

É por isso que a pergunta só pode ser feita: quais são os reais benefícios do uso de energia renovável? Vamos ver a seguir um pouco mais. 

Fontes de energias renováveis

As fontes de energia renovável mais difundidas incluem:

  • Vento: aproveita o movimento do vento para gerar eletricidade. O movimento do vento é causado pelo calor do sol e pela rotação da Terra, principalmente através do Efeito Coriolis. Gerando deste modo a energia eólica como conhecemos, produzida através de torres com suas hélices gigantes. 
  • Solar: aproveita o calor do sol para produzir energia para a geração de eletricidade, aquecimento, iluminação de residências e edifícios comerciais. As famosas placas solares, é comum percebermos essas placas no telhado de algumas residências ou empresas.
  • Hidrelétrica: Utiliza água em movimento para produzir eletricidade. A água em movimento cria alta energia que pode ser aproveitada e transformada em energia. Talvez a mais famosa no Brasil seja a de Itaipu.
  • Biomassa: Juntamente com a neve e a chuva, a luz solar é essencial para o crescimento das plantas. A matéria orgânica que constitui as plantas é referida como biomassa, que pode ser utilizada para gerar eletricidade, produtos químicos ou combustíveis para abastecer veículos.
  • Oceano: Aproveita a subida e descida das marés para gerar eletricidade
  • Geotérmica: aproveita o calor do subsolo para gerar eletricidade.

Embora existam vantagens e desvantagens da energia renovável, as vantagens de usar formas renováveis ​​de energia superam em muito as desvantagens, mas ainda indo para o futuro.

Vantagens das energias renováveis

1. A energia renovável é ecologicamente correta

As energias renováveis ​​são consideradas energias limpas, pois não causam grave poluição ambiental e possuem baixa ou zero emissão de carbono e efeito estufa.

Os combustíveis fósseis emitem altos níveis de gases de efeito estufa e dióxido de carbono, que são os grandes responsáveis ​​pelo aquecimento global, mudanças climáticas e degradação da qualidade do ar. 

Os combustíveis fósseis também contribuem para a emissão de enxofre para a atmosfera, levando a chuvas ácidas. As chuvas ácidas podem causar danos aos edifícios.

A energia solar e eólica é considerada ecologicamente correta porque emite zero gases tóxicos para o meio ambiente. O uso de energia renovável reduz drasticamente a dependência do combustível fóssil como fonte de energia, reduzindo assim a poluição do ar.

2. É um recurso renovável

Isso implica que eles não se esgotam ao longo da vida, e não há possibilidade de que eles se esgotem (fonte sustentável de energia).

Fontes de energia como combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) são consideradas recursos limitados e há uma forte possibilidade de que se esgotem no futuro.

A energia renovável pode ajudar os países em desenvolvimento a não depender excessivamente de combustíveis fósseis. Ventos fortes, calor que emana debaixo da terra, sol e água em movimento podem garantir um suprimento de energia enorme e constante para uma nação por muitos anos.

3. A energia renovável é uma fonte confiável de energia

Nas últimas décadas, o uso de combustível fóssil aumentou acentuadamente. Essa dependência excessiva de combustíveis fósseis levou a nossa segurança a ser ameaçada. 

Os combustíveis fósseis são propensos a disputas comerciais, instabilidades políticas, aumento nos preços da energia e guerras desnecessárias. Essas variáveis ​​afetam muito mais do que as políticas energéticas de uma nação; eles podem drenar significativamente a economia de um condado.

Embora a maioria argumente que a energia solar e eólica não é confiável, uma infraestrutura sólida acaba com esse argumento. 

Se as usinas solares e eólicas estiverem distribuídas em uma grande localização geográfica, pode haver interrupção mínima na geração de eletricidade porque as interrupções climáticas em um local não podem ser as mesmas em outros locais.

4. Leva à criação de empregos

A energia renovável faz sentido econômico porque é uma alternativa mais barata à maioria das fontes tradicionais de energia. 

Desde o início das energias renováveis, empregos novos e estáveis ​​foram adicionados à maioria das economias mundiais. Por exemplo, na Alemanha e no Reino Unido, muitos empregos já foram criados. 

Graças aos seus esforços incansáveis ​​para desenvolver e incentivar o uso de formas renováveis ​​de energia.

5. A energia renovável estabilizou os preços globais da energia

A mudança para fontes de energia renováveis ​​significa a estabilidade dos preços da energia em todo o mundo. 

Isso ocorre porque o custo das energias renováveis ​​depende do custo inicial de instalação das tecnologias de energia renovável em oposição aos combustíveis fósseis, que aumentam e diminuem dependendo da inflação atual e da disponibilidade do recurso. 

Os respectivos governos precisam apenas arcar com os custos iniciais e pronto. 

Já pensou em utilizar algum tipo de energia renovável em sua residência? Pense nisso, o futuro do nosso planeta está em nossas mãos, até a próxima.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + quinze =