tecnologias na construção

Tecnologias na construção civil: conheça as tecnologias mais recentes no setor

Todos os dias surgem novidades tecnológicas no mundo e inovações que facilitam nosso dia de trabalho, assim como novas tecnologias na construção civil.

A construção civil é responsável por 2,5 milhões de empregos no Brasil, garantindo boas parcelas do mercado de pesquisa em novas tecnologias.

Indo desde maquetes 3D altamente personalizáveis até estruturas que podem ser levantadas em poucas semanas, o fato é que precisamos nos adaptar para viver com essas novas tecnologias que vieram nos beneficiar.

O que é tecnologia de construção?

Podemos definir tecnologia na construção como o estudo e a aplicação de métodos, técnicas e ferramentas utilizadas na indústria da construção civil.

Uma vez que esse segmento pertence ao ramo da engenharia, é comum que seja muito influenciado por invenções e inovações tecnológicas.

Essas novidades viabilizaram e continuam gerando progresso na construção. De forma geral, a evolução tecnológica ocorre em resposta à busca por mais lucro e produtividade, objetivos de indústrias de todas as áreas.

Muitas organizações, como uma empresa de conserto de balança digital, para alcançar essas metas, investem em pesquisa e desenvolvimento, além de se manterem atualizadas sobre os novos instrumentos e teorias disponíveis no mercado.

Essa é uma prática comum desde o surgimento dessas organizações, mas ganhou velocidade com a globalização e com a Quarta Revolução Industrial.

A Quarta Revolução Industrial, responsável pelo surgimento da indústria 4.0, é a continuação de um processo de aprimoramento da tecnologia ou, mais especificamente, das máquinas.

Para que você entenda melhor, vale recapitular as transformações que marcaram cada etapa dessa trajetória.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu no século XVIII, quando animais foram substituídos por máquinas a vapor no transporte e geração de força.

A Segunda Revolução Industrial foi marcada pelo uso de energia elétrica e pela produção em larga escala por meio do sistema fordista.

E como sua empresa de portaria remota SP sabe, a Terceira Revolução Industrial se deu com a popularização da internet, computadores e sistemas digitais que otimizaram o trabalho desde meados do século XX.

9 tecnologias recentes do setor de construção civil

Para que você acompanhe as tendências desse mercado, pontuamos a seguir 9 tecnologias do setor de construção civil.

  1. Bioconcreto ou concreto autorreparável

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, perdendo apenas para a água, devido a sua grande importância para a construção civil.

Muitos dizem que sem concreto não é possível levantar uma casa, e existe grande verdade nessa frase. Mas existem materiais, como o bioconcreto que, de forma mais ecológica, é capaz de exercer a mesma função do concreto tradicional de cimento, água e agregados.

Sua empresa de porta automática loja precisa conhecer o concreto autorreparável, como também é conhecido o bioconcreto.

Misturando bactérias e cápsulas de compostos orgânicos, criou-se um concreto que é capaz de se reconstruir conforme medidas de umidade adentram nas inevitáveis rachaduras.

Isso resulta em uma proliferação do bioconcreto que se autorrepara, evitando gastos com reparos executados pela construtora.

  1. Tinta fotovoltaica

A sustentabilidade e o consumo consciente de energia são termos-chave do atual cenário de inovação das mais diversas áreas de pesquisa.

Com a ideia de diminuir os índices de consumo de energia elétrica, principalmente aquela provinda de fontes não renováveis ou de alto impacto ambiental, foi criada a tinta fotovoltaica.

Ao ser aplicado em vidros de edifícios, esse material consegue aproveitar a radiação solar, fazendo com que as construções consigam gerar sua própria energia. Assim, pode-se dizer que toda a construção se transforma em uma espécie de painel solar gigante.

Isso reduz drasticamente os gastos com conta de luz e obtém dividendos de tarifas de alimentação elétrica.

Sua empresa de alarme residencial monitorado pelo celular deve saber que o custo para a instalação desse esmalte é apenas marginal quando aplicado ao vidro.

  1. Impressão 3D de maquetes personalizáveis

Em meio às inúmeras inovações da construção civil e com o crescimento das cidades inteligentes, soluções de visualização de formas são cada vez mais exigidas.

Essa modernização da arquitetura e do design só vem facilitar a escolha de quem está à procura de um imóvel.

Ainda que a visita virtual de um apartamento seja muito proveitosa, um empreendimento agrega muito mais valor ao fornecer uma maquete para o comprador, com a real escala de móveis e estruturas.

Para resolver o problema de visualização do que o cliente realmente deseja para sua compra e o quanto ele está disposto a pagar por isso, surgiu a modelagem 3D de maquetes personalizáveis.

Ter acesso a uma estrutura em escala no imóvel que será construído é, para uma empresa de fibra óptica contratante, o mesmo que receber seu sonho antecipado.

  1. Construção modular

Atualmente, pela escassez de tempo e a urgência com que as obras devem ser entregues prontas e funcionais, a construção modular surge para adiantar processos e transformar a forma com que se constrói imóveis.

A técnica se baseia em construir a estrutura com os mesmos materiais e mesmos processos, porém fora do canteiro de obras.

Depois da execução das formas necessárias para o projeto, é necessário somente encaixá-las e seguir para a parte elétrica e hidráulica, pois a base da estrutura está pronta.

Gerenciar uma obra se torna muito mais um desafio de logística do que um desafio de gestão humana com a construção modular.

Outro fator importante é que são produzidas apenas as quantidades necessárias de cada componente, evitando desperdícios e gastos a mais.

  1. Geomapeamento por drones ou VANTs

Para que uma área esteja apta para ser construída e receber a estrutura de uma construção, é preciso fazer primeiro um mapeamento ativo de toda a região.

A boa notícia é que isso tem mudado com o avanço das inovações na construção civil. Usando drones e VANTs, os famosos veículos aéreos não tripulados, é possível executar esse mapeamento em questão de dias ou até mesmo horas.

Utilizando essa modalidade de geoprocessamento, sua empresa de instalação de pabx tem uma etapa longa e extenuante resolvida em pouco tempo, economizando mão de obra, tempo ocioso e falhas processuais na execução do projeto.

  1. Estradas de plástico

Desde 2000 as estradas que usam plástico como base de sua estrutura vem sendo aprimoradas. Elas visam resolver dois problemas: o excesso de poluição por derivados do petróleo e manutenção excessiva, ineficiente e cara das estradas e rodovias do mundo.

Quando tratados de forma específica, os resíduos plásticos são capazes de formar polímeros altamente resistentes e seguros para serem usados em estradas e rodovias.

E tem toda a questão ambiental também, pois é possível utilizar plásticos descartados nos oceanos como matéria-prima.

  1. Impressão 3D de concreto

Essa é uma tecnologia muito nova no mercado. A impressão 3D auxilia, podendo acelerar muito o processo de construção de uma estrutura civil.

Falando das grandes novidades entre as inovações da construção civil, ela permite imprimir literalmente uma casa 24 horas por dia de forma ininterrupta.

Para essa proeza, basta manter a impressora com o material disponível, que no caso é o concreto, e pessoal especializado para fazer o acabamento da construção.

A impressora fornece casas e habitações com baixo custo de produção e alto índice de agilidade se comparadas às construções normais.

Essa inovação ainda está sendo melhorada e a previsão é de que logo seja capaz de construir até mesmo prédios, diminuindo ainda mais o custo de produção para uma empresa de sistema ves.

  1. Robôs de inspeção predial

É um trabalho desgastante a fiscalização e inspeção de uma construção civil, mas é algo extremamente necessário. Em alguns casos, inspetores e fiscais precisam visitar diariamente a obra para saber como está a execução do projeto.

Com o uso de tecnologia israelense, os robôs trazem soluções como o uso de drones, scanners e inteligência artificial para avaliar os parâmetros e como anda o desenvolvimento da construção.

Com o robô executando esse mapeamento, um relatório é enviado ao engenheiro, que avalia como está o desenvolvimento, e se for necessário, confere se há algum problema ocorrendo.

  1. Digital Twins

Graças aos gêmeos digitais é possível conhecer o comportamento de materiais e possíveis falhas em uma construção.

Os digital twins foram desenvolvidos no ambiente do processo de modelagem BIM, e correspondem a representações virtuais de itens reais, sendo criados a partir dos dados desse objeto ou sistema.

Essa tecnologia tem como grande vantagem o fato de que esses dados podem ser inspirados em padrões similares para simular o desempenho de uma edificação que está sendo planejada.

De acordo com informações de outras construções parecidas, arquitetos, técnicos e engenheiros podem prever e avaliar as funcionalidades da estrutura, adaptando planta, processo e materiais para obter o máximo de eficiência em sua empresa de placa pci usb.

Considerações finais

Para concluir, vale ressaltar que o mundo está repleto de boas inovações na construção civil. A tendência é ficar de olho na eficiência e na sustentabilidade.

Diversas empresas caminham nessa direção, implementando soluções que seguem a tendência inovadora na execução de projetos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.