Tapete para yoga: descubra a melhor opção para ajudar na sua prática

Um investimento em um bom tapete de yoga melhora sua prática diária e permitirá que você se desafie cada vez mais à medida que avança no yoga.

Se você está começando pode ficar tentado a escolher a opção mais barata e ele escorregar bastante ou fazer você sentir o chão com frequência.

A prática da yoga tem muitos benefícios, incluindo ajudar a aliviar dores e ajudá-lo a encontrar um pouco de tranquilidade interior.

Os tapetes de yoga ajudam a desbloquear os elementos mais complexos de sua atividade, incluindo posições com mais mobilidade.

Além disso, os tapetes de yoga podem ser usados ​​para exercícios em casa, meditação ou alongamentos simples.

E quando for fazer yoga não se esqueça de acender um incenso natural para ajudar você a relaxar ainda mais.

O que considerar na hora de escolher o melhor tapete para yoga?

Se você está procurando ter flexibilidade ou quer tirar algum tempo do seu dia para refletir, a yoga pode ter um impacto imensamente positivo em sua vida.

É bom considerar algumas informações sobre o seu tapete de yoga e isso vai desde o seus materiais de confecção até chegar no valor de mercado.

Alguns tapetes de yoga são mais confortáveis que outros e isso você pode sentir a diferença no uso diário.

É sempre importante levar em consideração, uma busca minuciosa sobre o tapete de yoga, principalmente se a compra for online.

Verifique nas informações do produto os materiais do que ele é fabricado, e se acaso houver sobre ele, veja se a maioria aprova a sua qualidade.

Material 

Algumas pessoas gostariam de saber como são feitos os tapetes de yoga, mas não tem a oportunidade de ver como funciona uma linha de produção.

O processo de fabricação do tapete de yoga pode ser classificado em dois tipos em termos do número de camadas dos tapetes.

Há o tipo tradicional de tapetes de yoga de camada única e o emergente de tapetes de yoga com várias camadas.

Espessura

Um bom tapete de yoga de várias camadas tem uma estrutura de três camadas e as seguintes vantagens:

  • Na primeira camada, o tapete é impresso com marcas em sua frente, que são em forma de cruz.

Essas cruzes impressas a laser, paralelas ou perpendiculares, servem como marcas de referência para informar aos praticantes de yoga a posição correta.

Portanto, quando os alunos de yoga realizam exercícios, eles podem tocar e sentir essas marcas para corrigir e melhorar os movimentos por conta própria.

Logo, evitam lesões desnecessárias e fortalecem o sistema imunológico.

  • A camada intermediária é feita de fibras de algodão especiais, que podem não apenas absorver e dispersar a água rapidamente, mas também proteger de bactérias.
  • A camada de solo é feita de borracha ou pvc, portanto, o que aumenta muito o desempenho de aderência do tapete. 

Conforto 

Essa deve ser a parte mais importante na hora de escolher o seu tapete de yoga mais adequado.

Afinal, na hora de praticar yoga você deve estar confortável, ainda mais pelas posições de bastante mobilidade que a atividade exige.

O exercício tem a missão também de relaxar o corpo tanto quanto a mente, por isso o conforto dele é algo indispensável.

Textura 

A superfície do tapete de yoga em contato direto com o corpo humano utiliza o processo antiderrapante de alta tecnologia que pode reduzir a incidência de escorregamento.

A maioria dos tapetes de yoga são feitos de PVC e BPA, considerados um tanto prejudiciais à saúde.

Embora os tapetes naturais possam parecer a escolha ideal, os materiais feitos pelo homem não são de todo ruins.

Há uma variedade de materiais não naturais que podem ser usados ​​para tapetes de yoga, muitos dos quais foram fabricados para serem mais ecológicos.

Preço

Sem dúvida você vai encontrar diversos tipos de tapetes de yoga e por consequência, com valores que são bem distantes um do outro.

O que vai definir de fato, o preço do seu tapete de yoga é a qualidade e a marca que podem encarecer um bocado.

Uma média dos valores de tapete de yoga que você vai encontrar variam de R$ 49,00 até R$ 600,00. Bastante diferença, não?

Se você já frequenta uma escola de yoga pode pedir indicação sobre o tapete de yoga e onde comprar para ter um em casa.

Quais tipos de tapete você deve evitar

Sabe aqueles tapetes de yoga onde a textura do material externo é do tipo escorregadio? Evite-os.

Além de não serem confortáveis você ficará deslizando nele e ele no chão, e se o dia está muito quente você suará ainda mais.

Se o tapete de yoga for fino demais você acabará machucando a sua coluna, pois ele serve justamente para evitar o atrito do corpo no chão.

Alguns são produzidos com toxinas como ADA, PFRs, parabenos e ftalatos no PVC e o alto consumo de energia exigido na produção de PVC.

Portanto, é inteligente escolher um tapete de yoga feito com materiais naturais como algodão e lã ou borracha reciclada.

Tapete para yoga: a importância de mantê-lo sempre limpo

Dependendo da intensidade de suas sessões, geralmente você pode passar uma semana ou mais antes que seu tapete precise de uma boa limpeza.

Se você é do tipo que sua muito ou o tapete de yoga reter um odor, limpe-o com mais frequência.

Embora alguns tapetes alertam que a limpeza excessiva pode fazer com que eles se desgastam mais rapidamente, mantenha a higiene do seu tapete de yoga.

Geralmente, na embalagem do tapete de yoga contém as recomendações de materiais de limpeza corretos para você utilizar.

Conclusão

Você pôde conferir um pouco mais sobre tapetes de yoga e já pode procurar um que seja ideal para você praticar este exercício.

Lembre-se de escolher o seu tapete de yoga com mais qualidade, para que você não tenha uma experiência ruim com a prática.

Um tapete de yoga deve ser visto como o colchão que você dorme: ele deve ser confortável, e no mínimo três camadas e textura suave.

Agora que você sabe as características principais de um bom tapete de yoga é só comprar o seu e partir para as sessões!

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 17 =