Suplementação com whey protein é forte aliada para a terceira idade

Exercícios e ingestão adequada de proteínas combatem o envelhecimento do corpo e dos músculos

Com o envelhecimento, o corpo humano demanda maiores cuidados e atenção. De acordo com uma pesquisa realizada pela American Journal of Physiology Endocrinology and Metabolism, é a partir dos 65 anos que o corpo precisa de mais proteínas, sendo necessária a ingestão da substância na alimentação ou a inclusão de suplementos como o whey protein para garantir o bom funcionamento dos músculos e do corpo.

Estima-se que cerca de 45% dos idosos sofrem de sarcopenia, uma alteração na musculatura caracterizada pela perda de massa muscular e enfraquecimento da força pelo envelhecimento. Essa condição é associada a uma vida sedentária, falta de vitaminas e inclusive a falta de ingestão de proteínas na alimentação, como carnes, leites e grãos.

A deficiência de proteínas na terceira idade pode ser a causa de dores e dificuldades em fazer tarefas do dia a dia, como caminhar, levantar da cama ou sofá e até mesmo causadora de cansaço e fadiga.

Para evitar o envelhecimento do corpo e dos músculos, é fundamental criar uma rotina de exercícios físicos regulares ao longo da vida. Mas, para quem chegou na terceira idade sem esse hábito, é possível fortalecer o corpo através de exercícios com menos impacto, como caminhadas curtas e exercícios de musculação guiados por profissionais qualificados.

Além do fortalecimento através de exercícios físicos, outro aliado para combater a sarcopenia é garantir a ingestão de proteínas necessárias para que o corpo continue em funcionamento. Acompanhamento nutricional é fundamental para ingerir alimentos ricos com a substância na alimentação do dia a dia. É comum que idosos acima dos 65 anos tenham dificuldades na ingestão de carnes e alguns grãos, por isso substituir esses alimentos por outros ricos em proteínas é fundamental.

Para garantir o bom funcionamento do corpo, também é recomendável a ingestão de proteínas através de suplementação. Um grande aliado para essa faixa etária é o whey protein, um suplemento que normalmente é consumido por atletas ou frequentadores de academias, com o fim do aumento da massa muscular. O suplemento proteico é feito da proteína do soro do leite, por isso ele possui alto valor nutricional e alto teor de aminoácidos.

Existem diversos tipos de whey protein consumidos hoje no mercado, e os mais conhecidos são o concentrado e o isolado. A principal diferença entre eles está na quantidade de proteínas em sua composição. Enquanto o whey protein isolado possui níveis acima de 90% da substância em sua composição, o concentrado fica em torno de 80%. Ambos são eficientes e funcionam para o organismo. Para saber qual o recomendado, é fundamental fazer acompanhamento médico e seguir as indicações do profissional.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição