Sua empresa com colaboradores motivados e gerando lucro

Muitos empresários investem muito tempo e recurso procurando encontrar as melhores estratégias para atrair e promover a permanência dos consumidores, mas acabam esquecendo da importância das ações que permitam a manutenção de colaboradores motivados.

No entanto, assim como a aquisição de novos clientes é essencial para a sobrevivência e para o pleno desenvolvimento da empresa, os investimentos direcionados ao público interno também têm impactos diretos nos resultados e na lucratividade do negócio.

Afinal, são essas pessoas as principais responsáveis por tornar todo o trabalho, produção e atendimento possíveis.

Por isso, quando o desenvolvimento e gestão de startups são focados na construção de estratégias que promovam a motivação dos funcionários, toda a empresa tende a se beneficiar a longo prazo.

Importância de manter funcionários satisfeitos e motivados

De acordo com dados obtidos em um estudo realizado pela Harvard Business Review, investir no desenvolvimento de uma cultura de trabalho mais positiva e em um clima organizacional mais satisfatório, é capaz de elevar a lucratividade de uma empresa em até 47%.

Além disso, ainda segundo o mesmo estudo, a aplicação das estratégias estudadas no curso de gestão de pessoas é capaz de fazer com que o nível de produtividade dos trabalhadores seja elevado em até 50%.

Isso porque, a interação que acontece entre o ambiente em que se está inserido e os indivíduos que convivem neste espaço, pode determinar o nível e a intensidade do estímulo pessoal sentido por cada pessoa.

Assim, uma empresa que preza pelo cultivo da motivação nos colaboradores – através da aplicação dos conceitos de gestão de recursos humanos o que estuda –, é capaz de interferir positivamente na qualidade da performance de cada um dos talentos e nos resultados gerais da instituição.

Por isso, o setor de Recursos Humanos desempenha um papel estratégico fundamental dentro das organizações.

Pois, são esses profissionais que proporcionam o desenvolvimento dos maiores potenciais dos trabalhadores, estimulando a criatividade, autonomia, iniciativa e outras características que aumentem a qualidade de todo o trabalho produzido.  

Maiores desafios enfrentados na gestão de pessoal

Ainda que essa gestão de pessoal seja extremamente fundamental para o sucesso das empresas, engana-se quem acredita se tratar de uma tarefa fácil.

Isso ocorre, especialmente para aqueles empresários que não contam com uma faculdade de gestão de recursos humanos ead e precisam liderar a própria equipe.

Afinal, muitos são os desafios que integram a rotina dos especialistas em Recursos Humanos e de todos aqueles que precisam coordenar uma equipe de profissionais diversificada. Entre os maiores obstáculos enfrentados, os mais recorrentes são:

  • Identificação das habilidades de cada trabalhador;
  • Capacitação adequada desses talentos;
  • Estímulo ao engajamento;
  • Administração das diferenças geracionais entre o grupo;
  • Criação e manutenção de um bom clima organizacional;
  • Redução da rotatividade.

Além disso, uma das maiores adversidades enfrentadas pelos gestores diz respeito à capacidade de manter toda a equipe devidamente motivada.

Isso pois, a motivação no ambiente de trabalho é uma característica determinante para a produtividade das equipes e para o alcance de resultados mais positivos.

No entanto, muito mais do que estar familiarizado com as estratégias de RH, a liderança das organizações necessita saber escolher quais dessas técnicas melhor se encaixam com as necessidades e expectativas do seu público interno.

Além disso, deve ser apta para realizar análises e planejamentos para a introdução de tais medidas no dia a dia da instituição.

Como cultivar colaboradores mais motivados e lucrativos

Um escritório equipado com todos os acessórios necessários para o desenvolvimento das atividades diárias, horários de trabalho bem definidos e a entrega do salário combinado – na data acordada – ao fim do mês.

Muitas pessoas acreditam que isso é o suficiente para manter os colaboradores satisfeitos. Contudo, cada vez mais estudos vêm provando que para competir com as rotinas atarefadas e com os altos níveis de estresse presentes na vida profissional, manter os colaboradores motivados requer um esforço muito maior.

Por isso, se você deseja fazer com que a sua equipe esteja devidamente estimulada a produzir mais e melhor, é essencial que os empresários ou gestores responsáveis estejam atentos às seguintes dicas:

  1. Conheça as pessoas que trabalham na sua empresa

Como dito anteriormente, a graduação em gestão de pessoas auxilia os alunos a compreenderem sobre a indispensabilidade da introdução de ações estratégicas que promovam a motivação dos colaboradores, bem como, as melhores formas de fazê-lo.

No entanto, para que essas táticas sejam eficientes e não apenas um desperdício de tempo ou de recursos, é indispensável que os gestores estejam familiarizados com o perfil dos colaboradores, suas necessidades, seus desejos etc.

Tendo bem estabelecido essas características, fica muito mais fácil decidir quais ações devem ser introduzidas, de forma a conquistar o maior número de vantagens para a instituição em si.

Por exemplo, no oferecimento de benefícios adicionais, enquanto um grupo de funcionários mais novos podem estar mais interessados em auxílio academia, uma equipe mais velha pode ver mais valor na aquisição de um plano dentário que possa ser estendido para familiares.

  1. Defina um propósito alcançável para as equipes

Em um ambiente mercadológico cada vez mais competitivo, a busca por resultados mais satisfatórios, inevitavelmente, resultará na necessidade de fazer com que os seus contribuintes alcancem metas de produção exponencialmente mais altas.

No entanto, quando se é estabelecido objetivos inalcançáveis ou muito além das capacidades reais das equipes, esses funcionários não somente se sentiram frustrados e estressados, mas também gradativamente mais desmotivados e insatisfeitos com o trabalho e com a empresa como um todo.

Por isso, além de ser uma responsabilidade dos profissionais de RH analisar essa ocorrência e avisar aos gestores responsáveis, é uma obrigação dos empresários e dos líderes de equipe reavaliarem o plano de negócio e as estratégias pré-estabelecidas, uma vez que elas podem estar causando um efeito contrário ao almejado.

  1. Aprenda a liderar efetivamente

Chefia é diferente de liderança. E quanto mais cedo os empresários compreenderem isso, mais fácil será o alcance de resultados mais satisfatórios em relação ao aumento da motivação dos funcionários.

Através de um curso de gestão de recursos humanos ead, os gestores podem aprender que apesar da empresa funcionar em sistema hierárquico, a construção de uma comunicação aberta e nivelada entre gestores e funcionários é essencial para que todos os colaboradores se sintam ouvidos e respeitados dentro da empresa.

Por isso, uma chefia que tem sucesso com o aumento da satisfação dos clientes geralmente é aquela que não se coloca em um lugar de superioridade, mas que caminha lado a lado com os trabalhadores e sabem das melhores maneiras de inspirá-los, executando ações que são capazes de aumentar a produtividade e satisfação.

  1. Estimule o Feedback

Tanto a concessão de uma avaliação de desempenho para aquelas pessoas que estão passando por um período não muito satisfatório no trabalho, como o incentivo aos pareceres dos funcionários em relação à atuação das lideranças, o uso do feedback é uma estratégia essencial para a motivação da equipe.

Isso porque, ao mesmo tempo que esse retorno de opiniões é capaz de demonstrar como cada indivíduo é essencial para o sucesso da instituição, faz com que invariavelmente agregue valor para o serviço desempenhado.

Além disso, quando os colaboradores são ouvidos em relação às decisões administrativas, isso mostra que a empresa também se preocupa com as suas ideias.

No entanto, é muito importante que a distribuição desse feedback seja feita da maneira correta. Caso contrário, ele pode acabar realizando um efeito contrário, promovendo a desmotivação e apatia nos funcionários.

  1. Invista na capacitação

Uma forma de aumentar o nível de satisfação dos talentos da empresa e evitar o turnover, é por meio do investimento na capacitação profissional.

Isso porque, ao investir no oferecimento de cursos – como o de administração financeira faculdade, por exemplo – ou em palestras internas, os gestores se mostram preocupados com o desenvolvimento técnico desses trabalhadores.

Além disso, essa é uma ótima forma de transmitir o interesse que a instituição tem na construção de carreira desses colaboradores e no oferecimento de cargos cada vez mais elevados para os funcionários mais dedicados.

  1. Ofereça benefícios adicionais

Outra estratégia de endomarketing, muito divulgada no curso de gestão de recursos humanos, como método de motivação e estímulo à satisfação dos funcionários está relacionada com o oferecimento de benefícios trabalhistas não obrigatórios.

Esses benefícios dizem respeito ao oferecimento do acesso a vantagens que agreguem valor ao serviço desempenhado, fazendo com que o cargo ocupado seja mais atraente para os profissionais. Isso inclui:

  • Flexibilização dos horários;
  • Oferecimento da oportunidade de Home Office;
  • Disponibilização de planos de saúde ou serviços odontológicos;
  • Bônus salariais;
  • Auxílio academia ou cultura;
  • Bolsa creche, entre outros. 

O oferecimento deste tipo de vantagens torna sua empresa mais competitiva no mercado e serve como meio de atrair talentos mais qualificados e mais preciosos para o seu negócio. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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