Segurança na nuvem: o que é? Qual a importância?

Segundo uma pesquisa organizada pela consultoria norte-americana Kelton Research revelou que 75% das empresas brasileiras já utilizam algum serviço de hospedagem em nuvem.

Considerando que a maior parte das organizações já conhecem as vantagens de escalabilidade e economia de custos proporcionada pela tecnologia, o que podemos falar sobre a segurança na nuvem

Podemos adiantar dizendo que todos os serviços de cloud computing fizeram com que a infraestrutura, os softwares e o armazenamento se tornassem remotos. Ou seja, as companhias deixaram de ter o controle físico desses elementos.

Dentro desse cenário, muitas dúvidas acabam surgindo sobre a segurança de dados na nuvem e a proteção das informações da empresa. Para esclarecer todas essas questões, hoje falaremos sobre:

  • O que é a segurança na nuvem?
  • Como ela funciona?
  • O que torna a segurança na nuvem diferente?
  • Quais cuidados tomar com o armazenamento na nuvem?

Boa leitura!

O que é segurança na nuvem?

Podemos entender o termo segurança na nuvem como práticas que envolvem tecnologia e cibersegurança, com o objetivo de proteger os dados e as informações em uma arquitetura de nuvem.

O conceito de “nuvem” vem da possibilidade de utilizar diferentes tipos de recursos e aplicações de forma virtual. Ou seja, sem a necessidade de tê-los fisicamente ou armazenados em discos rígidos (no caso de dados e arquivos).

A própria noção do cloud computing já traz inúmeras vantagens para as organizações que, cada vez mais, estão repensando a utilidade de ter grandes centros de TI no ambiente físico da empresa.

E a realidade é que, principalmente por conta da inevitabilidade do trabalho home office ou híbrido nos últimos anos, entender a importância da segurança de dados na nuvem se tornou muito maior.

Então, uma vez que a computação na nuvem se tornou algo imprescindível para inúmeras empresas, é fundamental se preocupar com a proteção e privacidade de dados em infraestrutura, aplicativos e plataformas online.

É nesse cenário que se encaixa a segurança na nuvem, uma vez que os provedores de nuvem fazem a hospedagem em servidores, por meio de conexões de internet sempre disponíveis.

Basicamente, a segurança de dados na nuvem depende tanto do provedor confiável quanto das ações internas dos colaboradores da sua empresa. Essas duas questões são essenciais e se precaver nas duas frentes faz a diferença quando falamos sobre a eficiência da segurança da nuvem.

Como funciona a segurança na nuvem?

Devemos entender que a segurança da nuvem é composta por diferentes frentes. Entre as principais, podemos citar as categorias:

  • Segurança de dados: finalidade técnica da prevenção de ameaças. Nesse caso, a criptografia é uma das ferramentas mais eficientes disponíveis;
  • Gerenciamento de identidade e acesso (IAM): referente ao acesso disponível às diferentes contas. Essa parte é fundamental para que usuários maliciosos não tenham acesso e comprometam informações confidenciais;
  • Governança: está relacionado a políticas para prevenção, detecção e mitigação de ameaças. Normalmente, são empregadas em ambientes empresariais, principalmente com treinamentos internos de segurança aos dados e às políticas de comportamento do usuário;
  • Retenção de dados (DR) e planejamento de continuidade de negócios (BC): refere-se às técnicas de recuperação no caso de perda e erros nas informações e dados da nuvem.

Um ponto que devemos entender é que, cada vez mais, a segurança em cloud computing está relacionada à imagem e à reputação das empresas. Afinal, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com seus dados, sua privacidade e, principalmente, onde essas informações podem parar.

O que torna a segurança da nuvem diferente?

A princípio, a segurança na nuvem pode parecer com a segurança de TI. Entretanto, devem ser tratadas de forma diferente dentro de um planejamento de gestão. Agora, veremos as maiores diferenças entre os dois modelos.

Armazenamento de dados

Os modelos tradicionais e mais antigos de TI dependem de um espaço físico para fazer o armazenamento das informações de forma adequada e segura. Entretanto, além do desenvolvimento das estruturas internas de TI serem mais caras, também são mais complexas. 

Já o armazenamento na nuvem ajuda não apenas a diminuir os custos, mas também para manutenção do sistema. Nesse sentido, podemos analisar o serviço de segurança na nuvem como algo mais plural e coletivo, diferente do que víamos anos atrás.

Manutenção

A manutenção e configuração dos sistemas no modelo tradicional de TI, fica sob responsabilidade da equipe da área para implementar, manter e proteger a infraestrutura. 

Por outro lado, o armazenamento na nuvem se apresenta como uma solução ainda mais prática do que ter uma infraestrutura própria. Isso porque o cloud computing agrega ao gerenciamento:

  • inteligência;
  • automação;
  • desempenho.

Outro ponto de atenção é que, exatamente por ser uma tecnologia remota, a segurança na nuvem permite o monitoramento automatizado, auxiliando a visão geral do gestor de TI.

Custo

Não podemos falar sobre as diferenças entre o modelo tradicional de armazenamento de dados e o na nuvem, sem mencionar o custo.

Isso porque, ter uma infraestrutura dentro da sua empresa para manter todo o equipamento necessário para implementação, proteção e manutenção do sistema tem um custo muito elevado. Além disso, é necessário ter uma equipe preparada para resolver eventuais problemas de prontidão.

3 cuidados com o armazenamento na nuvem

Escolha um provedor confiável

Devemos entender que o provedor não é o único responsável pela segurança da nuvem. Ainda assim, é de responsabilidade dele implementar barreiras como antivírus e firewalls, por exemplo.

Escolher um bom provedor pode fazer a diferença. Por isso, procurar por serviços que já sejam consolidados e, principalmente, estejam preocupados com a proteção de dados é uma etapa fundamental.

Um bom exemplo é o Google Cloud Platform (GCP). Entre várias vantagens, podemos ressaltar:

  • mais eficiência e agilidade na criação de soluções;
  • maior capacidade operacional;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • alto padrão de segurança;
  • economia e controle de custos;
  • total aderência ao LGPD.

Entretanto, como mencionamos anteriormente, os colaboradores que acessam a rede também possuem um importante papel na segurança de dados da nuvem. Isso significa que eles devem ser alertados sobre os erros mais comuns em cloud computing. Por conta disso, o próximo passo também é imprescindível.

Eduque os colaboradores

Não tem como falar de segurança na nuvem deixando os colaboradores de lado. A verdade é que muitas das falhas de proteção que acontecem no mundo empresarial poderiam ser evitadas se as equipes tivessem passado por treinamentos e processos de conscientização.

A grande questão é que não podemos supor que os provedores da nuvem cuidarão de todos os problemas, afinal, não é apenas responsabilidade dele. Pelo contrário, as organizações devem se organizar para educar os funcionários em relação à segurança e ao compartilhamento de dados.

Monitoramento de uso

Por fim, como em qualquer outra tecnologia implementada na empresa, não podemos deixar de lado a etapa de monitoramento. Para isso, é importante ter uma equipe dedicada à segurança da informação e, assim, ter investimentos periódicos em ferramentas e serviços para este fim. 

Geralmente, por não saber das ameaças, os diretores das companhias não vêem a segurança da informação como um investimento, o que pode trazer sérios problemas para a segurança do armazenamento de dados no futuro. 

Uma empresa que não tem um serviço de monitoramento ou um antivírus forte, por exemplo, poderá precisar pagar muito mais caro para corrigir e reparar os danos caso um sistema seja atacado.

E, como já mencionamos, essa é uma questão que impacta negativamente a imagem e a reputação das marcas, fazendo com que muitos usuários deixem de confiar em seus serviços.Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + 17 =