Satisfação do cliente: Saiba como aumentar suas vendas com essa estratégia

Uma empresa que tem um cliente satisfeito pode se considerar sortuda e até com uma certa vantagem competitiva perante a seus concorrentes, isso porque, um consumidor que apresenta satisfação com a sua marca tende a ser muito mais rentável, se tornando fiel ao seu produto e serviço, e gerando uma receita praticamente fixa ao seu negócio. 

Mais do que isso, a satisfação do cliente é considerado um dos principais KPIs, e entender como o seu público está perante a sua empresa ajuda a entender alguns aspectos do seu posicionamento de mercado, preferências, perfil do consumidor, além do que está dando certo ou não dentro de um negócio. 

Sendo assim, a satisfação do cliente pode ser muito mais do que apenas um “sentimento” ou uma demonstração de gratidão, essa pode ser uma enorme porta corta fogo com boas oportunidades para aumentar suas vendas e alavancar ainda mais o seu negócio. 

No texto de hoje, vamos mostrar para você como aumentar suas vendas utilizando a satisfação do cliente ao seu favor, bora conferir? Então vamos lá!

A fidelização gera vendas fixas

Muitas empresas concentram seus esforços em atrair novos consumidores, pensando que essa é a melhor forma de aumentar suas vendas, mas isso nem sempre é verdade, em muitos casos, os clientes fixos podem ser muito mais atrativos e vantajosos para o seu negócio.

Isso porque, um consumidor fidelizado tende a gerar vendas fixas e um lucro muito maior para o seu negócio, e como você alcança essa fidelização? Justamente aumentando a satisfação dos clientes. 

Quanto mais satisfeitos eles tiverem, mais eles se tornaram fiéis a sua marca, o que gera por consequência, um aumento relativo das suas vendas fixas, fazendo com que você consiga vender seus produtos para esses clientes de maneira constante, oferecendo até mesmo um up selling e cross selling com uma boa variedade de opções. 

O marketing boca a boca funciona melhor

Ter um cliente satisfeito também significa ganhar um defensor da sua marca, geralmente, quando gostamos muito de alguma coisa, costumamos compartilhá-la e indicá-la para nossos amigos, familiares, colegas e qualquer pessoa que conhecemos, o que gera o famoso marketing boca a boca. 

E todo mundo sabe que uma indicação pode ser algo extremamente poderoso, as pessoas tendem a dar mais valor a aquilo que é recomendado por alguém próximo, sendo assim, ter “fãs” que indicam sua marca, pode funcionar como uma bomba centrífuga que impulsiona o transporte de fluídos, impulsionando assim, a sua empresa, aumentando suas vendas e melhorando seus resultados. 

Te permite descobrir gargalos e corrigir falhas

A satisfação do cliente nem sempre trabalha apenas com pontos positivos, ao procurar entender melhor aquilo que o consumidor acha sobre sua empresa, através de pesquisas de satisfação por exemplo, você consegue entender melhor, possíveis gargalos que possam existir durante todo o seu processo, identificando erros que você está cometendo. 

Dessa forma, é possível corrigir falhas, identificando e acertando seus pontos fracos, e otimizando todo o seu processo de vendas, talvez um preço de um produto mais salgado, ou um atendimento ruim, e até mesmo, uma qualidade abaixo do esperado, tudo isso, é vista na satisfação e te ajuda a arrumar a rota e traçar um plano mais eficiente. 

Reduz gastos com publicidade, atendimento, campanhas de marketing e vendas

A redução de custos acaba sendo um fator que atua de maneira direta no aumento das vendas, afinal, quanto mais dinheiro você economiza de um lado, mais recursos você tem para investir em outras melhorias, que auxiliam na expansão e no crescimento do seu negócio, lembra lá em cima que citamos a fidelização de clientes?

Então, quanto mais satisfeitos eles tiverem, mais eles compram seus produtos de forma fixa e também realizam indicações, em ambos os casos, você consegue uma redução significativa com seus gastos em publicidade, atendimento e campanhas de marketing e vendas, o que faz com que você possa investir em outras áreas que ampliam ainda mais suas vendas. 

Tudo está conectado de maneira direta, e essa correção de rota pode ser crucial para o crescimento do seu negócio, economize nesses fatores para criar promoções melhores, apostar em melhorias dos produtos ou até mesmo ter um novo diferencial como uma caixa de pizza personalizada que traz um charme a mais para a sua pizzaria. 

Permite conhecer melhor seu público e traçar estratégias mais eficientes

Se tem uma coisa que a satisfação do cliente ajuda é no conhecimento em relação ao seu público, essa estratégia permite que você conheça por completo, quais são as preferências, os gostos, desejos, sonhos e necessidades de cada um de seus consumidores, o que traz um vínculo muito mais próximo entre sua marca e o seu público. 

Ao conhecer melhor os usuários e com um bom acervo de dados coletados, é possível traçar estratégias mais eficientes e replicar aquilo que vem dando certo, explorar os pontos positivos da sua empresa, aquilo que mais gera satisfação e os detalhes que fazem ela ser tão requisitada pelas pessoas. 

Procure investir pesado justamente no que vem dando certo, use como exemplo a satisfação dos clientes antigos, e amplie esses pontos para atrair novos consumidores e consequentemente, gerar mais vendas para a sua empresa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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