São Paulo é cidade-referência em hospitais de combate ao câncer

A cidade conta com inúmeros hospitais e instituições importantes tanto para o tratamento da doença quanto para as áreas de pesquisa. Conheça e saiba mais logo abaixo

O combate ao câncer é uma das prioridades no setor da saúde no Brasil, e a cidade de São Paulo se tornou uma grande referência nisso. Para quem precisa realizar o tratamento, é indicado, muitas vezes, fazer exames e consultas especializadas na maior capital do país, principalmente pela quantidade de hospitais qualificados e focados na doença.

Comprar uma passagem para São Paulo e se consultar com os maiores especialistas do Brasil pode ser de grande valia no tratamento, por isso é importante seguir as indicações médicas e, se preciso, ir até à cidade realizar os exames. 

Saiba porque a cidade de São Paulo se tornou referência e quais são os principais hospitais com tratamento gratuito! 

São Paulo torna-se referência no combate ao câncer

O Sistema Único de Saúde oferece tratamento de combate ao câncer em 317 hospitais e clínicas espalhadas pelo Brasil, e todos os estados contam com pelo menos um hospital de referência na doença, localizado na capital e com acesso a todos os exames e cirurgias necessárias. 

Para aprimorar isso, muitos estados focam sua atuação na Saúde com o intuito de oferecer melhorias de atendimento no combate ao câncer, já que é uma doença que exige um acompanhamento próximo e contínuo, além da realização de inúmeros exames e da necessidade de acompanhamento familiar. 

O estado de São Paulo, por exemplo, tem se tornado uma referência nesse quesito, principalmente a capital, pois desde 2013 vem investindo na melhoria do atendimento e na criação de novos pontos de tratamento em todo o estado. 

Um exemplo é a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, presente em 76 unidades no estado e também na capital. O atendimento primário sempre acontece no município de moradia do paciente e, caso necessário, ele é encaminhado para realizar exames específicos na cidade de São Paulo, que se tornou polo de referência no combate à doença não só para a região, mas também para o Brasil. 

Com esses investimentos, o estado afirma que é possível garantir 5 milhões de atendimentos por ano, considerando diagnóstico, internação, quimioterapias, radioterapias e cirurgias. É uma contribuição entre os postos de atendimento do interior com os da cidade de São Paulo, que conta com a maior parte dos hospitais referência. 

Instituições de referência no tratamento contra o câncer em São Paulo

Conheça alguns dos principais hospitais e clínicas na cidade de São Paulo que atendem pacientes de todo o Brasil em busca de tratamento especializado. O atendimento é gratuito pelo SUS, pelo governo do Estado e por doações. As especialidades podem variar de acordo com cada instituição, já que algumas são focadas em casos específicos da doença. 

Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer

A Rede leva o nome da apresentadora, que faleceu em 2014 devido a complicações do câncer de peritônio. O projeto funciona como um sistema integrado de todo o estado, permitindo que as pessoas se consultem em suas cidades e façam o tratamento por lá e, quando necessário, devem se dirigir à São Paulo para realizar exames, por exemplo. 

Há hospitais da rede tanto no interior quanto na capital, tornando o atendimento mais amplo e facilitado, já que abrange grande parte da cidade de São Paulo também. O atendimento é pelo SUS. 

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Um dos hospitais de referência não só no Brasil como em todo o mundo, seja para o combate ao câncer ou para outras especialidades. O atendimento também é gratuito pelo SUS e governo do Estado. 

Os pacientes são encaminhados geralmente ao hospital para realizarem exames e consultas com especialistas e até cirurgias com algum médico em especial, geralmente também pesquisador da área. Por fazer parte da universidade, também é um ambiente de pesquisa que auxilia no desenvolvimento da ciência e da medicina no país. 

Instituto do Câncer Doutor Arnaldo

É a primeira instituição brasileira destinada ao estudo e tratamento do câncer, sendo idealizada em 1920, pelo próprio Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho. Funciona desde a sua criação na Santa Casa de São Paulo (Hospital Central), outro hospital de referência em diversas especialidades, inclusive no tratamento de combate ao câncer. 

A instituição não tem fins lucrativos e atende de maneira totalmente gratuita os pacientes do SUS, encaminhados de todos os locais do Brasil. Conta com especialistas que são referência mundial no tratamento e na pesquisa para combater o câncer. 

​Hospital Central da Santa Casa de São Paulo

A própria Santa Casa de São Paulo conta com a especialidade de oncologia para atender os pacientes encaminhados das unidades básicas de saúde da própria capital ou de outras localidades do estado, ou do Brasil. Também é um hospital-referência por contar com pesquisadores importantes de todo o mundo. 

Os casos encaminhados para o hospital são de média e alta complexidade, além de casos mais específicos, que não podem ser tratados em outras clínicas ou outros pontos de atendimento do estado. Também conta com atendimento 100% gratuito. 

Hospital do Câncer A. C Camargo

Outro hospital de referência no tratamento do câncer. Também dispõe de setor especializado em oncologia pediátrica e muitos casos de todo o Brasil são encaminhados para este hospital, dado que ele possui médicos especialistas nos cuidados com as crianças. 

O atendimento também é feito pelo SUS e o instituto é um dos mais antigos nessa especialidade. Conta também com setores de ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar, o que fortalece a pesquisa médica sobre a doença, um dos princípios do hospital.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × dois =