Rótulos de sucos naturais

Rótulos de sucos naturais: o que o consumidor precisa saber?

Ao comprar um suco natural, quantas pessoas costumam olhar o rótulo? Porém, ler as informações da embalagem atentamente e entender a tabela nutricional é o primeiro passo para conhecer a qualidade de um produto e o quanto de nutrientes ele oferece.

No caso dos rótulos de sucos naturais, há diversas informações que precisam sem compreendidas para um consumo mais consciente e bem-informado.

Últimos artigos

O que são sucos naturais?

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de bebidas não Alcóolicas (ABIR), há várias denominações que o consumidor, de maneira generalista, chama apenas de suco. E estas informações mais precisas estão presentes nos rótulos de sucos naturais. 

Sucos ou sumos

O suco, ou sumo, é a bebida não fermentada feita exclusivamente por fruta madura e sadia, com grande quantidade de nutrientes. Esta não possui corantes, aromatizantes nem grandes quantidades de açúcares, que podem ser adicionados, mas não podem atingir mais que 10% em peso.

Néctares

O néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da polpa da fruta ou de seu extrato, adicionado de açúcares ou edulcorantes, pronta para beber.

Sucos Tropicais

Suco tropical é a bebida não fermentada obtida pela dissolução, em água potável ou em suco clarificado de fruta tropical, da polpa de fruta de origem tropical, por meio de processo tecnológico adequado. Dentre as frutas para sucos desta categoria, alguns exemplos: abacaxi, acerola, manga, maracujá, dentre outras.

Refrescos

O refresco é a bebida não fermentada, obtida pela diluição em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem.

Essas bebidas podem ser preparadas com ou sem adição de açúcares, podendo também ser gaseificadas com dióxido de carbono.

Rótulos de sucos naturais: o que diz a legislação

Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada das bebidas.

De acordo com o Decreto 10.026/2019, os rótulos de sucos naturais conterão, em cada unidade, as seguintes informações, em caracteres visíveis e legíveis:

  • Denominação da polpa ou do suco de fruta, de acordo com a regulamentação do MAPA;
  • Rótulo pode ser acrescido de uma das seguintes palavras: artesanal; caseiro; colonial.
  • Nome do agricultor familiar e o endereço do estabelecimento familiar rural onde foi produzido (se for o caso);
  • Número da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar ou documento correlato (se for o caso);
  • Número do registro do produto no MAPA;
  • Ingredientes, em ordem decrescente de volume;
  • Número do lote e o prazo de validade;
  • Conteúdo líquido, expresso em massa (gramas ou quilogramas) ou em volume (mililitros ou litros);
  • Outras informações previstas em legislação específica da Anvisa, tais como informação nutricional, presença de glúten, dentre outras;
  • Expressão “Indústria Brasileira”, por extenso ou abreviada.

Além disso, os rótulos de sucos naturais não poderão conter informação que gere dúvida, que seja falsa, incorreta, insuficiente ou que venha induzir a equívoco em relação à identidade, à composição, à classificação, à padronização, à natureza, à origem, ao tipo, à qualidade ou ao rendimento, nem lhe atribuir qualidade terapêutica ou medicamentosa.

Rótulos de sucos naturais: Resolução RDC 429

Agora em outubro de 2022 entrou em vigor o novo padrão de rotulagem referente a bebidas e alimentos industrializados, aprovado pela ANVISA em 2020 (Resolução RDC Nº 429/2020). 

Os maiores diferenciais foram:

  • selo frontal que apresenta um símbolo de lupa informando sobre teores elevados de açúcar, gordura e sódio. Isso se aplica a todos os alimentos embalados fora da presença do consumidor, inclusive bebidas.
  • O valor nutricional e energético para cada porção de 100ml, criando uma nova coluna na tabela, a fim de facilitar a comparação entre produtos diferentes;
  • A quantidade de porções por embalagem (uma garrafa de 2 litros apresenta 10 porções de 200 ml, por exemplo);
  • A identificação da quantidade de açúcares totais e adicionados.

Rótulos de sucos naturais: o que é importante o consumidor saber?

Para um consumo mais consciente, é fundamental que o consumidor leia com atenção os rótulos de sucos naturais com atenção, para saber exatamente o que está consumindo.

Com a nova resolução da Anvisa, há uma obrigatoriedade por parte dos produtores terem rótulos de sucos naturais com informações ainda mais claras e padronizadas, para facilitar a comparação por parte do consumidor na hora da escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 11 =