Realizando um planejamento para morar junto

Escolher uma localização para ambos e estabelecer regras de convivência é importante. Essas e outras dicas para quem está pensando em dar um novo passo no relacionamento

Ir morar juntos pela primeira vez é um momento importante na vida de um casal, mas também um passo delicado. Quem nunca ouviu histórias de brigas que começaram por isso e acabaram com o namoro? Mas, calma, um bom planejamento ajuda bastante a não cair nessa estatística.

Desde a escolha do melhor imóvel para alugar, até a mudança ou a divisão das tarefas do novo lar, tudo importa. Ouvir a experiência de outros casais que já moram juntos é legal, mas o importante é conversar muito com o seu amor em todas as etapas desse plano. As dicas a seguir podem ser bons guias.

Escolham juntos

Se um dos dois já mora sozinho ou tem um imóvel, o mais fácil pode ser o outro apenas se mudar para lá. Mas, se esse não é o caso e vocês vão alugar uma casa ou apartamento, é essencial que escolham juntos, para que o novo lar atenda bem as necessidades dos dois.

Conversem sobre dinheiro

A vida financeira de vocês vai se misturar um pouco mais morando juntos e, portanto, é indispensável conversar sobre isso. Estipulem um orçamento, não só para o aluguel, mas também para as contas da casa. Coloquem tudo na ponta do lápis para não terem surpresas.

Definam também quem vai pagar cada despesa. Nem sempre dividir igual é o mais justo, especialmente se há uma diferença salarial relevante entre os membros do casal. O melhor jeito de evitar brigas por esse motivo é fazendo com que o assunto dinheiro não seja um tabu entre vocês.

Avaliem a melhor localização

A localização é um dos pontos mais relevantes na hora de escolher um imóvel para os dois. Não adianta o local ser perfeito para um, mas um transtorno para as atividades do dia a dia do outro, que vai passar horas no trânsito.

Se vocês precisam sair para trabalhar ou estudar, por exemplo, e os locais não ficam próximos, um imóvel no meio do caminho pode ser a saída. Considere também os horários que vocês saem e a proximidade de outros locais e serviços que vocês precisam rotineiramente, como academia e supermercado.

Entendam as necessidades do imóvel

Outro ponto importante é o tamanho do apartamento. Se fazem home office, pode ser relevante ter um espaço para escritório. Dependendo da dinâmica da relação, até mesmo quartos separados ou um quarto para visitas. Conversem também sobre o que esperam que tenha no condomínio.

Tenham regras de convivência

Mesmo que vocês já passem muito tempo juntos, dividir o mesmo teto todos os dias é diferente e ter regras claras de convivência pode evitar muitos conflitos. Isso vai desde as regras da relação até a garantia de silêncio em determinados horários. 

Não tem receita certa. As melhores regras são as que levam em conta a rotina e as especificidades de cada pessoa.

Dividam as tarefas

As tarefas domésticas estão no topo dos motivos entre as brigas mais comuns de casais que vão morar juntos. Uma boa conversa com regras sobre isso faz diferença, sem machismos. Se acharem melhor, um quadro para lembrar as obrigações de cada um no dia a dia, pode funcionar. 

Garantam alguma privacidade

Outro motivo comum de desgaste entre casais é a perda da privacidade. Uma dica é garantir algum tempo e espaço para ficarem sozinhos, seja naquele cantinho da casa ou saindo sem o par para algumas atividades solo, ou com os amigos. Isso ajuda até a manter a relação interessante.

Passem tempo de qualidade juntos

A rotina pode ser inimiga da relação, mas também pode ser amiga, depende de vocês. É importante que ambos continuem fazendo coisas diferentes. Combinem também um tempo só de vocês, como uma noite de filmes por semana ou algo que gostem de fazer juntos. 

Conversem muito e sempre

Mesmo seguindo essa lista à risca, uma coisa é garantida: os conflitos virão. Afinal, apesar de ser o seu amor, é outra pessoa ali. O segredo dos casais que se aproximam em vez de se afastarem é um só: conversar muito, sempre, sobre tudo. 

Não se trata de uma DR infinita, mas um jeito de resolver pequenos conflitos e não deixar que eles cresçam. Assim, vocês aumentam as chances de passar muito tempo nesse imóvel ou que ele seja apenas o primeiro de muitos onde vão dividir a vida.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 14 =