Quando transformar a cultura organizacional?

Quando transformar a cultura organizacional?

Cultura organizacional é um recurso estratégico que melhora a competitividade da empresa. É algo muito importante e que precisa ser definido para que o negócio possa se posicionar e se diferenciar no mercado em que atua.

Para usar a cultura organizacional como diferencial competitivo, é fundamental compreender como funciona, os diferentes tipos que existem e como promover mudanças para fortalecê-la, algo que costuma deixar dúvidas entre os gestores.

Mas trata-se de um fator tão importante que deve ser empregado nas estratégias de marketing e vendas, além das práticas de comunicação com o público. Por falar nisso, a cultura organizacional é voltada para o público interno e externo de uma empresa.

Isso significa que ela é tão importante para os funcionários quanto para os clientes, pois é assim que eles conseguem conhecer a essência da corporação e criar identificação com ela.

Só que em alguns momentos a companhia pode perceber a necessidade de transformar sua cultura organizacional, mas antes de fazer isso, precisa conhecer alguns fatores sobre o assunto.

Dessa forma, se torna importante mostrar o que é cultura organizacional, qual a sua importância para as empresas, quando transformá-la e quais são as melhores práticas para aplicá-la.

Entendendo o que é cultura organizacional

Cultura organizacional, também conhecida como cultura corporativa ou empresarial, é a maneira como a empresa conduz os negócios e o modo como trata os clientes e parceiros. É algo que envolve práticas, políticas e comportamentos.

Um exemplo disso é uma empresa de cosméticos que não realiza testes em animais e inclui essa política em sua cultura organizacional. Normas simples do dia a dia, como o uso de um dress code, também pertencem à cultura da empresa.

Mas além de estabelecer a cultura do negócio, uma empresa de coleta de resíduos de postos de combustíveis precisa tirar esses conceitos do papel e colocá-los em prática.

Comportamentos e valores costumam ser previstos em cartas de intenção ou planos de cultura organizacional, mas nem sempre fazem parte do dia a dia da companhia.

O maior exemplo disso são organizações burocráticas e lentas, mas que possuem um código de cultura que utiliza palavras como eficiência e satisfação, no entanto, não conseguem alcançar esse objetivo.

É fundamental que ela seja pensada a partir de alguns pontos essenciais e eles são fundamentais para concretizar a cultura empresarial.

Também existe outro método muito eficiente para encontrar a missão, valores e objetivos do negócio, levando em conta os seguintes pontos:

  • Crenças da empresa;
  • Valores organizacionais;
  • Costumes a serem exercidos;
  • Ritos e atividades;
  • Cerimônias realizadas.

São características avaliadas com base na realidade de cada empresa, pois de nada adianta criar uma cultura organizacional sem nenhum tipo de identificação com as características da companhia.

Importância da cultura organizacional

Um fabricante de regador de jardim infantil precisa definir sua cultura organizacional porque ela reflete a ética e a moral do negócio, além de orientar os caminhos que devem ser seguidos. Também guia as decisões e prepara a companhia para o futuro.

Outro ponto importante de ter uma cultura organizacional presente é o desenvolvimento do capital humano. Quando existe um alinhamento moral e ético, a empresa mostra para os colaboradores quais são suas expectativas.

Também mostra o jeito certo de agir e não menospreza as características individuais de seus profissionais. É um processo muito importante para reter talentos e que diminui os esforços de retenção porque os profissionais são contratados com mais eficiência.

Equipes que possuem uma cultura organizacional positiva são mais autônomas e os gestores não precisam repetir exaustivamente quais são as regras tácitas ou implícitas, uma vez que todos os funcionários já as incorporaram.

A partir disso, os processos internos se tornam muito mais ágeis e naturais, visto que todos os profissionais sabem como agir e como fazer sua parte.

A organização também consegue reduzir problemas com comportamentos inadequados e o desenvolvimento de soluções para lidar com suas consequências.

Para um fabricante de cortina wave no varão, por exemplo, uma boa cultura organizacional ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Ela também eleva o engajamento dos colaboradores e evita problemas de convivência e gestão.

Quando mudar a cultura organizacional?

Existem várias razões que podem exigir uma mudança na cultura organizacional, motivos estes que podem ser internos ou externos e o papel do gestor é ficar atento para saber de que maneira estão se impondo à cultura da empresa.

Existem organizações que são mais rígidas e não passam por transformações em sua cultura, sendo negócios que costumam funcionar por meio de sistemas tradicionais e pouco flexíveis, além de um relacionamento autoritário com os colaboradores.

A divisão do trabalho acontece de maneira hierárquica, rígida e centralizada, ao contrário das empresas de sistemas orgânicos que possuem uma visão sistêmica e são mais abertas às transformações na cultura organizacional.

É o caso, por exemplo, de um fabricante de espumas de proteção que valoriza os relacionamentos humanos, construindo uma base de confiança, controle e responsabilidade.

É importante dizer que nenhuma mudança drástica deve acontecer de uma hora para outra, além disso, sua intensidade não pode contradizer os valores da companhia.

Existem empresas que conseguem renovar a cultura e manter sua integridade, e isso acontece por meio de transformações naturais, planejadas ou esperadas, envolvendo todos os elementos que participam dela, como pessoas e processos.

Os envolvidos estudam e avaliam o modelo desenhado pelas lideranças e fazem algumas alterações, assim, as mudanças podem ser acompanhadas.

Como aplicar a cultura organizacional

Para aplicar a cultura organizacional do jeito certo, é necessário seguir alguns passos importantes. São eles:

Criar um documento

Ao definir a cultura organizacional, a empresa costuma fazer um diagnóstico inicial para definir sua missão, visão e valores, além dos princípios que baseiam as tomadas de decisão e outras questões.

Além de definir todos esses pontos, uma empresa de serviços de cabeamento estruturado precisa fazer com que essas informações cheguem ao conhecimento dos colaboradores e para isso, é necessário documentar o que foi definido.

Tudo deve ser escrito, desde as diretrizes da empresa até códigos de ética e objetivos propostos, além disso, a organização precisa de uma boa comunicação interna para compartilhar as informações.

Alinhar os objetivos

É muito importante alinhar os objetivos com os funcionários, ou seja, o documento que conta todas as informações importantes sobre a companhia precisa ser apresentado desde o primeiro dia de trabalho do colaborador.

Isso é importante para que os objetivos de todos os envolvidos sejam os mesmos, tendo como base a missão e o valor da corporação.

O gestor precisa se certificar de que os profissionais compartilham os mesmos ideais e uma das formas de fazer isso é citar apresentações e disponibilizar versões online para todos os funcionários.

Mostrar as regras do dia a dia

Além de pensar em uma boa fachada de sobrado comercial, a empresa também precisa deixar claras as regras válidas para o dia a dia de trabalho, por exemplo, organizações que possuem um dress code.

É possível determinar horário de trabalho flexível, colocar os funcionários para trabalhar em casa, entre outras práticas que são exemplos de regras que fazem parte do dia a dia e da cultura organizacional.

Só que tudo isso precisa estar muito claro para toda a equipe, esclarecendo padrões e atividades comportamentais que precisam ser seguidos.

Gestor como exemplo

O líder resolve diversas questões dentro da empresa, desde o uso de wind banner 2 metros para as estratégias de marketing até outras necessidades dentro da corporação.

Só que o verdadeiro líder é aquele que sabe ser exemplo para a equipe, e uma das formas de fazer isso é compartilhar e desenvolver a cultura organizacional.

A imagem transmitida por diretores e gestores é fundamental e precisa ser muito bem trabalhada. A companhia deve envolver a liderança de cada setor para que todos ajudem a multiplicar a cultura organizacional.

Facilitar a aproximação da equipe

Reforçar a cultura organizacional sempre que possível é uma forma de promover ações que envolvem os funcionários continuamente.

Dentro de um escritório compartilhado, o gestor pode incentivar a participação dos profissionais em eventos sociais, criar rituais e comemorar momentos especiais porque são ações que ajudam nesse processo.

A aproximação e o compartilhamento possuem em comum o fato de que todas as pessoas estão em volta de uma comunicação interna, algo que precisa ser pauta principal dentro da cultura organizacional.

Também é interessante oferecer feedbacks contínuos para demonstrar aos colaboradores se todos estão seguindo os mesmos valores.

Considerações finais

A cultura organizacional é um assunto muito importante e que precisa ser devidamente trabalhado pelas empresas que querem criar seu diferencial competitivo e estabelecer uma boa relação com os colaboradores.

Por meio das ações mostradas neste conteúdo, o negócio será capaz de aproveitar todos os benefícios que a cultura da empresa pode trazer para todos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *