importancia de se ter uma vida espiritual

Qual a importância de se ter uma vida espiritual?

Mais e mais pessoas se perguntam sobre a importância de se ter uma vida espiritual e se realmente vale a pena fortalecer e elevar esse lado espiritual.

Ter uma vida espiritual é ter uma visão do conjunto de uma situação ou de uma pessoa. É o oposto da visão material, que é limitada, linear.

Nesse sentido, a espiritualidade nos permite exprimir a parte luminosa de nós mesmos, além de ajudar a encontrar um equilíbrio pessoal, atribuindo à nossa vida interior a importância que ela merece.

Portanto, nesse artigo, vamos mostrar a importância de se ter uma vida espiritual fazendo a associação com o estado de consciência, que é a noção que temos de nós mesmos, de nosso meio e de nossa situação na vida e no mundo.

Então, continue a leitura e descubra mais a fundo porque a vida espiritual é tão importante!

Entenda a importância de se ter uma vida espiritual

Quando se fala na importância de se ter uma vida espiritual, isso pode envolver diversos aspectos, segundo a maneira pela qual entendemos o que é espiritual.

Nós podemos associar o espiritual às crenças, bons sentimentos, em estratégias de como desfazer macumba, uma inclinação artística, uma conexão com o eu interior…

Por outro lado, com a correria do dia a dia e com milhares de tarefas a fazer, nossa vida espiritual acaba ficando de lado, e só damos a devida relevância em situações de sofrimento, dor, perda.

Contudo, não deveria ser assim, uma vez que a espiritualidade faz parte da estrutura do ser humano.

Para você entender mais a fundo sobre a importância de se ter uma vida espiritual, separamos aqui bons motivos:

Fator de proteção

Segundo estudos, a espiritualidade é o primeiro fator de proteção da saúde mental. Não apenas protege de problemas de saúde mental, mas favorece uma saúde mental positiva, marcada pelo otimismo e projetos.

Isso porque, ela permite colocar em perspectiva nossa vida, nos dando uma orientação, de colocar em perspectiva o que nos acontece, a partir de alguma coisa maior do que nós mesmos.

Além disso, outro ponto que mostra a importância de se ter uma vida espiritual é que nos coloca em uma rede formada de pessoas que se ajudam mutuamente.

Encontrar a paz interior

Trabalhar espiritualidade não significa abandonar o mundo, mas viver nesse mundo com a verdade que nós somos.

Dessa forma, é possível encontrar a paz interior e viver uma vida plena. Portanto, para se ter uma vida espiritual, é importante se fazer algumas perguntas:

  • Quem eu sou é e por que estou aqui?
  • Qual é o sentido da minha presença na terra?

Ao desenvolver sua espiritualidade, você será capaz de se conectar com sua verdadeira natureza, viver de acordo com seus valores e sua vida encontrará um sentido.

Crescimento pessoal

A partir do momento em que há uma maior conexão com algo maior, com as pessoas e com o que está à nossa volta, isso tem impacto direto no nosso crescimento enquanto pessoa.

Ao trabalhar a espiritualidade, ao nos sentirmos mais fortes e seguros, somos mais capazes de oferecer ajuda ao próximo, o que traz uma sensação de maior bem-estar.

Mais esperança

A importância de se ter uma vida espiritual também está associada a mais esperança, visto que temos uma força maior que nos ampara e fortalece.

Por consequência, quando temos mais esperança, é possível enxergar a vida sob um novo olhar, inclusive, ressignificar traumas do passado, e seguir em frente com muito mais confiança e otimismo.

Tenha em mente que ter mais equilíbrio, otimismo e compaixão em nossas ações, reduz problemas como ansiedade e depressão, além de ajudar a fazer melhores escolhas.

Conclusão

Entendendo agora a importância de se ter uma vida espiritual, vale apostar em práticas para desenvolver o lado espiritual, o que vai proporcionar um novo sentido à vida.

Por sua vez, ter um propósito na vida traz mais motivação no dia a dia, aumenta a autoestima e melhora as relações interpessoais, e tudo isso é possível por meio de uma espiritualidade desenvolvida.

Portanto, ao cultivar a espiritualidade do dia a dia, você estará mais fortalecido e preparado para lidar com os percalços da vida, como conflitos familiares, problemas profissionais, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 9 =