Quais são os KPIs para SEO?

Os KPIs estão entre os recursos mais importantes dentro de qualquer estratégia de marketing digital, inclusive o SEO. Todo mundo sabe que o Search Engine Optimization costuma demonstrar resultados de forma lenta por se tratar de uma estratégia orgânica, mas com os chamados KPIs, tudo pode ficar mais rápido. 

Também conhecidos como Indicadores-chaves de desempenho, esse conceito se trata de uma ferramenta que ajuda a medir os resultados de uma determinada campanha, ação ou organização de maneira geral, como por exemplo, o número de conversões, o lucro, taxa de cliques, entre centenas de outros. 

Esse é um termo comum dentro do marketing digital, já que praticamente qualquer campanha ou ação, precisa de KPIs para mensurar seus resultados, e assim como os fios e cabos elétricos são necessários para conduzir e distribuir energia por uma casa ou empresa, os indicadores-chave são essenciais para apontar o caminho certo, e conduzir o profissional a enxergar se está dando ou não resultado. 

Agora que você sabe a importância dos indicadores, sabe como eles podem impactar e acelerar os resultados do SEO, certo? Pensando nisso, nós separamos quais são os principais KPIs para essa estratégia de tráfego orgânico, bora conferir? Vamos lá!

Backlinks

Os backlinks estão entre as principais estratégias de SEO, e a tendência é que ela se popularize ainda mais, dessa forma, saber como está o seu desempenho em relação aos links dentro do seu site, ajuda a entender melhor se a sua estratégia está sendo otimizada ou se ela necessita de certos ajustes. 

Dessa forma, os KPIs de backlinks se tornam essenciais, entre eles temos: número de backlinks; número total de domínio de referência; número de links perdidos e recebidos, número de links tóxicos. 

A junção de todos esses indicadores, ajuda você a ter um panorama completo do quadro de distribuição de links, e entender com mais clareza, como está o desempenho do seu site se tratando especificamente dessa estratégia considerada tão importante dentro do SEO. 

CTR orgânico

Click-Through-Rate ou Taxa de cliques, significa quantas pessoas estão clicando no seu conteúdo de acordo com o número de impressões, ou seja, quantos usuários entraram de forma orgânica no seu texto em comparação com o número de vezes que ele apareceu para as pessoas. 

O cálculo do CTR é extremamente simples e eficiente se tratando do SEO, pois ajuda a entender se o seu título e meta description estão sendo atrativos e eficientes, para calculá-lo basta pegar o número de cliques e dividir pelo número de exibições do seu texto orgânico, se ele teve 200 cliques e apareceu 500 vezes, então seu CTR é de 40%.

Sessões orgânicas

Essa talvez seja a métrica mais importante se tratando de SEO, as sessões orgânicas, apontam quantos acessos são realizados pela mesma pessoa dentro de um site, de forma orgânica, ou seja, quantas vezes o usuário acessou a sua página de maneira natural, sem o uso de anúncios pagos. 

Se as sessões orgânicas estiverem altas, significa que o seu SEO de forma geral, está otimizado, e cada vez mais pessoas estão entrando na sua página sem a necessidade de clicarem em links patrocinados.

Tempo médio na página

Saber o tempo que o usuário se encontra dentro da sua página é importante para entender a sua retenção e se o conteúdo que você fornece é atrativo o suficiente, se as pessoas passam pouco tempo no seu site, menor até do que a leitura do texto, talvez aquilo que você oferece não seja de qualidade ou não esteja otimizado. 

Quanto maior o tempo médio, maior a taxa de retenção, e significa que os usuários gostam do seu conteúdo, indicando o caminho correto para você replicá-lo. 

Taxa de rejeição

Em contrapartida a retenção, temos a rejeição, se uma pessoa acessou seu site e saiu dele rapidamente, sem realizar qualquer outro tipo de ação, significa que o seu conteúdo não é agradável e que você não conseguiu chamar a atenção nem guiar essa pessoa para realizar outras ações. 

Dessa forma, talvez seja interessante repensar seus conteúdos, e principalmente seus CTAs, para que você possa alcançar o objetivo que você tanto almeja. 

Posicionamento de palavras-chave

Se você pensa em SEO, a primeira coisa que vem à cabeça são as palavras-chave, elas que fazem o seu site falar sobre materiais de construção como discos de corte, se destacarem dos demais. 

Dessa forma, verifique com frequência, o posicionamento das suas palavras-chave, veja onde elas se encontram e quantas estão sendo usadas dentro do seu conteúdo, entenda se o ranqueamento se enquadra dentro da sua página e se você está usando elas da forma correta. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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