Quais as vantagens de fazer cursos online?

Os cursos online estão ganhando cada vez mais força atualmente, afinal, a modalidade de Ensino a Distância chegou para revolucionar o modo em que as pessoas que desejam obter conhecimentos, seja para cursos livres ou graduação e pós-graduação.

Muitos se perguntam se os cursos a distância valem mesmo a pena e se essa modalidade supre todas as necessidades dos alunos, tal como as aulas presenciais.

As principais diferenças entre ambos, a importância do curso online para carreiras de grande sucesso e uma lista dos maiores benefícios do Ensino a Distância, serão elencados no decorrer deste artigo. Acompanhe!

Cursos online X cursos presenciais

O número de ofertas de aulas na web, nos últimos anos, cresceu notavelmente. Plataformas de vendas de cursos online com certificado estão em alta, até mesmo na venda de conteúdos como em uma escola de cursos de preparação para o parto.

Quem trabalha na área de comunicação e marketing sabe que o crescimento da demanda por infoprodutos, que são produtos digitais voltados para a educação, tem gerado grandes faturamentos para os empreendedores e lançadores digitais.

A educação tradicional também se digitalizou. O que acontece é que, dentre alunos e professores de ensino tradicional, o número dos que ainda não se adaptaram é muito grande.

Afinal, um curso pnl presencial não será, para estas pessoas, a mesma coisa no digital. Será preciso que elas se atentem para a nova realidade o quanto antes e se adaptem o mais rápido possível.

Para o leitor desse artigo que deseja se adaptar à nova realidade e aderir ao curso online, é preciso levar alguns pontos em consideração, tal como as diferenças entre um ensino e o outro, ferramentas necessárias, as principais vantagens e como o aluno deve se preparar.

Principais atividades e diferenças entre as modalidades

Um curso de supervisor de segurança, por sua forma e natureza, precisa ser presencial, pois lida diretamente com a atividade prática. 

Acontece que as formas de avaliação de um curso superior EAD, por exemplo, são diferentes do mesmo curso no modo presencial.

O fato de o Ministério da Educação (MEC) reconhecer o Ensino a Distância como legítimo, e o seu diploma com igual validade ao do presencial, faz com que a maioria das instituições ofereça as duas opções aos alunos.

Mas, se o aluno não conhecer as diferenças entre eles, não poderá fazer uma boa escolha.

Ensino presencial

O ensino presencial é uma modalidade tradicional. O conteúdo é exibido em sala de aula, onde todos se reúnem presencialmente. Os horários seguem o calendário e o turno do curso pode ser matutino, vespertino ou noturno, a depender da instituição.

Além disso, para ser aprovado, é preciso que o aluno tenha pelo menos 75% de presença nas aulas.

Assim, o aluno de um curso de teatro profissionalizante que não tiver essa frequência nas aulas, por mais que tenha boas notas, não poderá se formar para atuar na área, pois não tem a porcentagem de presença necessária para receber o diploma.

Ensino a Distância

Caracterizado por sua flexibilidade, o Ensino a Distância possibilita ao aluno assistir às aulas no seu melhor horário e no local que preferir, precisando apenas estar conectado à internet através de um computador, tablet ou smartphone.

Foi inspirado neste modelo que os empreendedores construíram o império do comércio da educação na internet. Hoje, qualquer mãe que quiser matricular o seu filho em uma aula de canto particular pode fazê-lo, com a certeza de que ele aprenderá seguro em casa.

Da mesma forma, essa modalidade de ensino foi um diferencial para os aspirantes a universitários que sonhavam com uma faculdade que está localizada em outra cidade ou estado.

Para quem sofre com uma agenda agitada, mas busca qualificação para o mercado de trabalho, o modo EAD se tornou uma excelente opção.

A maior de todas as diferenças entre os cursos presenciais e online está no período de realização das aulas, uma vez que o presencial exige do aluno um maior comprometimento com os horários.

Já o EAD possibilita uma grande flexibilidade de tempo, além de liberdade geográfica ao aluno, que poderá assistir às aulas a partir de qualquer lugar e a qualquer momento.

Isso traz uma imensa vantagem para quem opta pelo EAD. Os pais de família que escolhem estudar em casa possuem um maior conforto, podendo aproveitar o tempo extra e a conveniência com a família.

É possível também deixar as crianças mais seguras. O pai que faz faculdade de sua própria casa pode, simultaneamente, matricular o seu filho mais velho em um curso de coaching para crianças. Já não há mais necessidade das idas e vindas para transportá-lo ao colégio.

Uma outra grande diferença entre essas modalidades de ensino é em relação às avaliações. No presencial, os alunos a realizam de modo tradicional, na sala de aula, sob a supervisão de um professor ou instrutor, com tempo predeterminado para concluir a prova

Existem também atividades escolhidas pelo professor de cada disciplina, podendo ser aplicadas de forma individual ou em grupo.

No modo EAD, esses aspectos são diferentes. Algumas instituições possuem um polo presencial para os alunos realizarem as provas, para isso, é preciso que eles se desloquem na data da avaliação. Há ainda a opção de provas online.

As atividades também são passadas pelos professores no ensino EAD, na plataforma virtual da instituição. Mas o tempo para começo e término de cada tarefa é pré-estabelecido pelo professor, e gerenciado através de aplicativos da instituição de ensino.

Vantagens dos cursos online

Os cursos online avulsos do mercado atual podem proporcionar o pontapé inicial da carreira de sucesso de muitos estudantes.

Estes cursos fazem parte de uma inovação no ensino que vem crescendo cada vez mais no país. Eles trazem inúmeras vantagens em comparação com o ensino tradicional presencial, principalmente por proporcionar grandes oportunidades de profissionalização.

Adquirir habilidades de forma rápida e flexível tornou-se muito importante no mundo moderno. Poder fazer isso sem precisar se deslocar até uma sala de aula é o sonho que se tornou realidade para muitos.

Na internet, encontram-se cursos de uma variedade enorme de conteúdo, em várias áreas, que dão capacitação para todas as pessoas interessadas no mercado de trabalho atual, seja qual for a idade.

O melhor investimento que uma pessoa pode fazer nos tempos difíceis de hoje é investir em si mesmo, sobretudo em sua educação.

Quem possui habilidades úteis jamais fica sem fonte de renda, e diante de crises e das taxas de desemprego, se tornar um profissional autônomo foi a saída que muitos encontraram para ganhar o pão de cada dia.

Quando se fala de formação profissional, ganha destaque o curso manutenção de iphone, que é possível ser feito de muitas formas e que garante uma fonte de renda para quem aprende a consertar um dos instrumentos mais usados pelas pessoas hoje em dia.

A grande prova de que a revolução digital veio para ficar é o sucesso nas áreas de TI (Tecnologia da Informação) e conserto de smartphones. É aqui que os cursos online entram mais uma vez.

Os jovens estão cada vez mais conectados e, a partir disso, investir em um curso de conserto de videogame possibilita maior garantia de não ficar sem trabalho.

Dessa forma, é possível trazer bons motivos para investir em um curso online e aproveitar a grande onda do digital:

  • Conteúdo atualizado;
  • Certificado válido;
  • Mercado de trabalho;
  • Autonomia e interatividade;
  • Flexibilidade nos horários;
  • Economia financeira;
  • Autonomia de espaço.

Diferentemente do mundo físico, no digital existe uma certa meritocracia soberana: só prospera dentro da internet quem realmente é capaz de gerar valor com o que vende.

Por isso, os cursos online possuem atualizações constantes, inovação nos seus conteúdos de acordo com a situação atual da área de profissionalização, de maneira que, com toda a expertise adquirida pelo aluno, ele consegue ser prontamente inserido no mercado.

Uma grande objeção que muita gente tinha em relação aos cursos online avulsos foi derrubada, pois agora eles fornecem certificação.

Mas se o aluno se queixa de estar recebendo um certificado fraco, é provável que esteja no curso errado. Pois os grandes players do mercado estão adotando certificações formais e solenes, na altura de colação de grau de faculdade, para os concluintes.

Chegando ao ponto de muitos desses cursos estarem com o preço próximo do das universidades.

Junto com essas grandes vantagens, o que também enche os olhos dos alunos são as plataformas de interação: chats, fóruns e grupos de estudos.

Isso tudo é somado com a liberdade geográfica e a sobra de tempo, sem falar da cereja do bolo, que a maioria dos cursos online são extremamente mais baratos que os presenciais, por não trazerem as despesas que um espaço presencial traz.

Considerações finais

Existem grandes benefícios em optar pelos estudos a distância, graças à flexibilidade, autonomia e economia que os cursos online trazem para os alunos.

Dessa forma, estudar através dessa modalidade poderá trazer bons resultados profissionais muito rapidamente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + quinze =