Problemas climáticos? Veja como proteger sua lavoura desses fenômenos

O seguro agro pode ser a solução para deixar a sua lavoura protegida de possíveis problemas climáticos. A agricultura se desenvolve cada vez mais no Brasil, sendo responsável por gerar empregos e fornecer alimentos, não só para o nosso país como para vários outros ao redor do mundo. 

Porém, os problemas climáticos ainda são motivos de preocupação para muitos produtores rurais, que buscam soluções que os ajudem a lidar com as adversidades geradas pelo clima e que possam também proteger as suas lavouras. 

Uma dessas soluções é o seguro agro, que consegue proteger o produtor que sofre adversidades na lavoura por questões climáticas que possam surgir. Quer saber como isso é possível? Continue acompanhando este post, e saiba qual é a utilidade de um seguro agro e quais são os seus tipos. Confira!

Para que serve o seguro agrícola?

O Seguro agro serve para proteger a lavoura de problemas climáticos e outros tipos de imprevistos que possam prejudicar e gerar altos prejuízos financeiros para os produtores rurais. 

A produção de uma lavoura demanda tempo e também investimentos financeiros. Tudo isso pode ser arruinado por conta de problemas climáticos como ventos fortes e chuvas intensas. Assim, para evitar prejuízos, o produtor rural pode investir em um seguro agro. 

Com isso, se acontecer da lavoura ser arruinada por conta de algum problema, seja ele climático ou não, o produtor rural pode receber uma indenização, tendo dessa maneira o seu prejuízo reduzido. É justamente essa redução no prejuízo o foco principal deste seguro.

Tipos de seguro agrícola

Existem 4 tipos diferentes de seguro agro, sendo que, cada um deles conta com características e coberturas diferentes. Vamos conhecê-los e entender suas especificações.

Seguro de custeio

Nesse tipo, o valor do limite máximo de indenização será calculado de acordo com o valor de custo da produção. O seguro poderá ser acionado caso algum imprevisto faça com que a produtividade da lavoura seja menor do que aquilo que está descrito na apólice.

Seguro de produção

Já o cálculo do limite máximo de indenização do seguro de produção leva em conta a capacidade de produção da área multiplicada por um valor determinado no momento da contratação do seguro. O valor calculado será pago caso aconteça algum problema na lavoura.

Seguro de faturamento

Além de considerar a produtividade da área, o cálculo do limite máximo de indenização do seguro de faturamento também inclui o preço que o produto deve ter no mercado futuro. Se acontecer do faturamento do produtor com aquela lavoura ser menor do que aquilo que consta na apólice, é possível acionar o seguro.

Seguro de índices

No seguro de índices, o limite máximo de indenização é calculado de acordo com o valor que se espera obter com a produção. Nesse tipo, a apólice é feita para atender uma certa necessidade, considerando fenômenos climáticos como enchentes e altas temperaturas, que podem influenciar a produção e causar prejuízos. 

Entendendo os tipos de cobertura de um seguro agrícola

Antes de contratar um seguro agro, é fundamental saber quais são os seus tipos de cobertura. Isso pode variar dependendo da corretora. O seguro agro da BB seguros, por exemplo, abrange: 

●     Variações de temperatura;

●     Chuvas em excesso;

●     Ventos excessivamente fortes ou frios;

●     Secas;

●     Granizo;

●     Incêndios e queda de raios. 

Assim, se qualquer um desses problemas atingir a sua lavoura, é possível acionar a cobertura do seguro agro e receber a sua indenização.

Contratando um seguro agro

Após entender como funciona e conhecer os benefícios do seguro agro, é hora de saber onde podemos solicitá-lo. Você pode fazer isso por meio da BB seguros, uma empresa especializada na área, que conta com os seguros mais completos do mercado e com o seguro patrimonial, que ajuda a cobrir os bens relacionados a atividades agrícolas. . 

Ao contatar a BB seguros, você deve avaliar os tipos de seguro agro disponíveis e escolher aquele que irá atender melhor a sua necessidade atual. Dessa forma, será possível proteger a sua lavoura de possíveis problemas climáticos que venham surgir e trabalhar com mais tranquilidade e segurança, sabendo que não sofrerá com prejuízos causados por situações que não se pode prever ou evitar.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + treze =