Por que realizar a higienização de estofados?

A higienização de estofados é um processo fundamental, não somente por questão estética, para a saúde e o bem-estar dos moradores, visitantes e funcionários de uma casa ou estabelecimento.

O sofá é uma peça de mobília muito importante para a decoração dos espaços, para o uso no dia a dia, para garantir o conforto e para trazer mais praticidade. Ele está presente em residências, comércios, consultórios, escritórios, dentre outros espaços.

Mas, com o passar do tempo, é natural que ele acumule sujeiras e impurezas, assim como outras peças, tal como poltronas, tapetes e cortinas. A higienização vai retirar esses microrganismos e evitar que eles façam mal à saúde das pessoas.

Esse processo também é muito necessário para manter a beleza do móvel e conservá-lo por muito mais tempo, pois o acúmulo de sujeira pode manchar o tecido permanentemente e inutilizar o estofado.

A compra de um sofá novo com uma certa frequência não é viável para ninguém, pois além de ser um desperdício de dinheiro, prejudica o meio ambiente, por isso, o certo é mantê-lo sempre limpo e higienizado.

Neste artigo, vamos explicar o que é higienização de estofados, quando ela deve ser feita e falar um pouco mais sobre sua importância.

O que é higienização de estofados?

A higienização de estofados é um processo que, como o próprio nome sugere, higieniza estofados dos mais variados tipos, como sofás, cadeiras, poltronas, bancos de carro, dentre outros.

No dia a dia, o processo de higienização pode ser feito de várias maneiras, por exemplo, usando uma solução própria para esse serviço, além de aspirar. Mas a higienização profissional deve ser feita por quem entende do assunto.

Por exemplo, os estofados da recepção de um fabricante de carimbo grande personalizado precisam estar sempre conservados para receber os clientes, caso contrário, podem causar uma má impressão.

A higienização mantém a beleza e a limpeza da peça, sem prejudicar seu revestimento e evitando qualquer tipo de prejuízo. Isso também se aplica a outros elementos, como:

  • Almofadas;
  • Puffs;
  • Divisórias;
  • Banquetas acolchoadas.

Todas essas peças trazem um toque acolhedor à decoração, e para causar uma boa impressão, precisam estar sempre limpas e perfumadas. Isso já dá uma ideia do quanto a higienização é importante.

Os estofados acumulam ácaros, poeira, gordura, bactérias e fungos que podem impregnar os tecidos e trazer vários problemas de saúde.

Ao perceber o acúmulo de sujeira, é necessário providenciar a higienização o quanto antes, além de dar atenção a outros elementos que podem colaborar com a proliferação dos ácaros.

Para essa razão, é crucial manter em dia a lavagem de carpetes e tapetes, mantendo o cuidado para que eles não acumulem ou entrem em contato com microrganismos provenientes da rua, como é o caso dos germes.

Assim como é essencial fazer uma limpeza periódica em um armário de medicamentos, é necessário saber quando realizar a higienização dos estofados e assentos, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Quando a higienização de estofados deve ser feita?

O sofá é uma peça de mobília que traz mais aconchego e conforto para todos, mas para cumprir sua função, deve estar sempre limpo e agradável.

A durabilidade deste móvel também depende muito dos hábitos de higiene dos usuários, e quanto mais cuidadoso você for, mais tempo o seu sofá vai durar. Por isso é necessário estar atento ao prazo de higienização.

O ideal é que a limpeza seja feita todos os anos, mas quem convive com crianças e animais, a higienização deve ser feita a cada 6 meses, pois isso evita que o tecido fique encardido, reduzindo o tempo de vida útil da peça.

Inclusive, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Ministério da Saúde, o acúmulo de sujeiras pode piorar doenças respiratórias. Assim sendo, procure manter os estofados de sua casa sempre limpos.

Também é importante contar com uma empresa de higienização profissional, pois oferece diferentes tipos de cuidados, como no caso da lavagem a seco, para impedir que a umidade prejudique o tecido e a mobília.

Desta forma, a peça sempre vai combinar com aquela mesa para home office que você sempre quis colocar em seu escritório e valorizar ainda mais o ambiente.

Caso seja necessária uma lavagem, existem equipamentos profissionais que retiram a água para evitar que o líquido prejudique a peça.

Uma dica para reduzir o tempo de higienização e manter o sofá sempre limpo é optar pela impermeabilização, visto que ela aumenta a durabilidade e a resistência do estofado, além de evitar que ele desbote ou fique encardido.

A impermeabilização ainda evita que os líquidos manchem o tecido do estofado, sempre prevenindo a proliferação de bactérias e ácaros.

Sobre a importância da higienização

Não é difícil imaginar porque a higienização de sofá é tão importante, mas para esclarecer sua necessidade, separamos alguns benefícios trazidos por esse procedimento. São eles:

1 – Protege contra a asma

De acordo com um estudo realizado pela revista Reader ‘s Digest, mais da metade das residências do mundo todo possuem seis elementos alérgenos, enquanto as demais possuem pelo menos três.

Crises alérgicas e de asma costumam ser hereditárias e desencadeadas pela presença de alérgenos, que agravam ainda mais esses quadros.

2 – Mantém as peças sempre bonitas

Sabemos que cuidados simples do dia a dia são fundamentais para manter a limpeza e a beleza do sofá, como usar o aspirador de pó toda semana e um pano seco para retirar o excesso de poeira.

Só que a faxina que é feita toda semana não é suficiente para de fato higienizar a peça. É necessário procurar, pelo menos uma vez ao ano, profissionais que saibam fazer uma higienização profunda.

É por meio dela que ácaros e outros microrganismos são eliminados, evitando o desenvolvimento ou o agravamento de doenças respiratórias na família.

Sua peça estará sempre limpa, cheirosa e confortável, além de que você poderá aproveitá-la enquanto toma um chá em sua caneca porcelana personalizada.

3 – Preserva a saúde de idosos e crianças

Idosos e crianças pequenas estão mais suscetíveis a problemas respiratórios, principalmente durante o inverno, quando esses casos costumam se agravar.

Espaços empoeirados e mobílias encardidas costumam castigar a saúde dessas pessoas, mas a higienização de estofados livra as peças do acúmulo de ácaros, trazendo mais leveza e saúde para o ambiente.

4 – Reduz a vulnerabilidade durante a noite

As pessoas passam cerca de 1/3 da vida dormindo, e durante as horas de sono, estamos mais indefesos e vulneráveis. Os ácaros, por sua vez, não dormem, e sentimos seus efeitos ao acordar pela manhã.

É claro que a medicação que você compra em uma farmácia com entrega ajuda a aliviar os sintomas de crises respiratórias, mas é melhor prevenir do que remediar.

Nesse contexto, além de manter os estofados sempre limpos, também é fundamental higienizar colchões e travesseiros, além de outros itens que costumam ficar no quarto, como almofadas, poltronas e cortinas.

Manter tudo sempre bem limpo é a melhor maneira de evitar a ação dos microrganismos e garantir a saúde de toda a sua família.

5 – Dificulta a ação de impurezas

Talvez você não saiba, mas os ácaros são aracnídeos terríveis e que sabem se esconder muito bem, inclusive quando estão mortos.

Assim como é necessário contratar a melhor empresa de serviço de cremação, é fundamental prestar atenção naquela que vai fazer a limpeza de tapetes, cortinas, sofás, dentre outros.

Infelizmente, eles acumulam muita sujeira microscópica, por isso recomenda-se até mesmo guardar os bichos de pelúcia dentro do armário ao invés de deixá-los expostos nas prateleiras.

Os ácaros se escondem em vários lugares, principalmente embaixo dos assentos, pois são lugares onde não costumamos limpar com tanta frequência.

Com o passar do tempo, eles ficam se acumulando até que seja impossível ficar sentado no sofá sem ter uma verdadeira crise de espirros.

Mas com a higienização, todos os cantos da peça serão devidamente limpos, nos mínimos detalhes, impedindo que esses microrganismos se acumulem e prejudiquem a saúde da sua família.

6 – Peças mais conservadas

Quem não gosta de ter os móveis sempre bonitos e conservados? No entanto, além de protegê-los contra pancadas e outros acidentes, é fundamental pensar em sua higiene e limpeza.

O acúmulo de pó prejudica a tonalidade do tecido e as impurezas podem encardi-lo a ponto de serem irreversíveis, o que certamente vai interferir na estética da peça.

A higienização vai manter seus estofados sempre bonitos e limpos, tornando os cômodos visualmente agradáveis.

Conclusão

As pessoas procuram produtos e serviços de qualidade no dia a dia, como é no caso das etiquetas em vinil, e tudo o que compramos precisa ser bem cuidado.

A higienização de estofados mantém suas peças sempre bonitas como novas, além de proteger a saúde de todos os moradores, trazendo mais conforto e qualidade de vida.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 + 12 =