Os benefícios da escalada: o novo esporte da moda entre mulheres

Além de ser uma daquelas modalidades que goza de muito mais reconhecimento agora do que há alguns anos atrás, é uma das mais completas. Saiba por que os especialistas acreditam que esse esporte é nosso melhor aliado para ficar em forma.

Os esportes de montanha são frequentemente associados a perigo, aventura, força física e autoaperfeiçoamento. Para a maioria das pessoas, essas características parecem estar associadas quase exclusivamente aos homens. No entanto, muitas mulheres estão desafiando essa ideia e tomando seu próprio lugar nas montanhas, seja como profissionais ou amadoras.

Se existe um esporte que hoje goza de muito mais reconhecimento do que há alguns anos atrás, é a escalada, acima de tudo (e talvez seja aqui que reside a novidade) entre as mulheres. E os personal trainers têm uma explicação para esse crescente interesse em escalar entre o público feminino.

As mulheres estão ocupando espaço em todas as áreas e escalar é outro reflexo do que está acontecendo na sociedade. Isso já vem acontecendo há muito tempo. Hoje, quando se trata de escolher uma atividade física, elas estão procurando alternativas, para se divertirem, para se desafiarem e se colocarem à prova. Elas não estão mais à procura de pesos leves, mas querem algo que estimule o corpo e a alma, para liberar os químicos que o corpo produz a milhares de metros acima do nível do mar. Esse novo estilo de vida esportiva as convida a arriscar, a ousar.

Por que a escalada é um esporte importante?

É uma modalidade que desafia tanto o corpo quanto a mente e envolve quase todos os músculos do corpo. É por isso que é uma das melhores ferramentas para ficar em forma, tonificar nossos músculos e desafiar nossa mente. A combinação perfeita de resistência muscular, técnica e adrenalina.

A partir do primeiro segundo em que você bate numa parede, seu corpo está sob tensão. Ao contrário de outros esportes mais explosivos ou de força bruta, a escalada requer um equilíbrio de força isométrica (todo o corpo está envolvido), coordenação, flexibilidade, capacidade de decisão e toneladas de concentração.

Ao contrário de outros esportes, a escalada requer treinamento constante, muita força de aderência e, quase o mais importante, equipamento básico para garantir sua segurança durante a escalada. A recomendação dos especialistas, antes de subir as montanhas, é que você vá a uma parede de escalada para testar suas habilidades físicas e praticar sob a supervisão de instrutores profissionais. Eles lhe ensinarão tudo o que você precisa saber para ter sucesso em sua aventura. Uma vez superada essa barreira, é hora de enfrentar as paredes no meio da natureza.

9 benefícios físicos e mentais da escalada

1. Reforça a autoconfiança

A escalada, em qualquer de suas formas, reforça a autoconfiança. Na verdade, é um esporte que nos obriga a procurar soluções, assim como saber até onde nosso corpo e nossa mente podem ir. Sempre e em qualquer um dos casos, tentando superar cada um dos desafios que aparecem e também tentando controlar nossos próprios medos. Além disso, pode ser um esforço para a libido, bom para quem sente que está sem desejo sexual.

2. Trabalho o equilíbrio

O fato de termos que estar constantemente presos à parede e manusear nosso próprio peso, faz com que os músculos estabilizadores trabalhem o tempo todo tentando melhorar nossa capacidade de equilíbrio.

3. Força muscular e resistência completa

O número de músculos que permanecem ativos durante os movimentos é muito grande. Alguns dos músculos mais trabalhados são: antebraços, costas, pernas, abdômen, bíceps… O resto dos músculos também estão envolvidos neste esporte, dependendo do tipo de movimento.

4. Queima de gordura

Uma hora de atividade pode queimar entre 1.000 e 1.500 calorias. Isso é o dobro ou o triplo do que normalmente perdemos ao caminhar.

5. Fortalece o core (núcleo)

Nesse esporte, toda a área muscular ao redor de nosso centro de gravidade (core) é fortalecida. Em particular, os abdominais e os músculos da parte inferior das costas atingem seu desempenho máximo.

6. Melhora a concentração

Cada movimento que você fizer exigirá sua total atenção a fim de antecipar o próximo e reagir adequadamente a qualquer evento imprevisto. Uma ferramenta ideal para escapar do estresse.

7. Melhora a flexibilidade e a articulação

Utilizam-se segmentos musculares que não são usuais na rotina diária e que se tornam mais importantes neste esporte. Tudo isso te fará adotar posturas nas quais suas articulações serão forçadas, dependendo do tipo de movimento, a esticar. Tudo isso melhora muito a flexibilidade.

8. É antiestresse

Sua prática envolve a concentração e a previsão de movimentos que já mencionamos. Também lhe permite desenvolver autoconfiança e superar seus medos até atingir seu objetivo. Uma soma de desafios que reduzirá seu estresse e permitirá que você fuja de sua rotina habitual. Assim, como já dissemos, visto que é bom para a libido, tal esporte pode substituir qualquer remédio para aumentar o desejo sexual.

9. É um esporte muito social

O esporte é um importante ponto de união, pois oferece a oportunidade de participar de grupos de escalada ou de competições onde você pode conhecer outras pessoas que compartilham sua paixão pelo esporte. Mesmo que você o faça sozinho nas paredes de escalada, você também pode encontrar outras pessoas que o apoiarão e incentivarão durante os exercícios.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + um =