Onde o alumínio é utilizado?

Você sabe onde o alumínio é utilizado? Por ser um metal abundante é utilizado em muitas aplicações. 

O alumínio é considerado um metal jovem por ter sido descoberto nos anos de 1800. Uma das propriedades do alumínio é que ele é fosco e prateado. 

A superfície, no entanto, é na verdade um branco prateado brilhante. No entanto, como o alumínio reage com o oxigênio, forma-se uma fina camada de óxido de alumínio. 

Outra propriedade do alumínio é que ele é um dos metais macios e resistentes. Assim como a prata, o cobre e o ouro, possui alta condutividade térmica.

Classificado na tabela periódica como semi metal, o alumínio possui características super importantes para algumas áreas do mercado, como a possibilidade de mudar seu comportamento, podendo agir como metal e também como não metal.

Ele é um elemento químico e seu símbolo é Al, sua massa atômica é de 27 u. Na temperatura ambiente o alumínio é sólido, sendo um metal encontrado abundantemente na crosta terrestre, aproximadamente 8%, entretanto, dificilmente é encontrado em sua forma livre. 

Trata-se de um metal resistente, macio e leve, de aspecto metálico branco, que tem um revestimento fino de um óxido. Sendo assim um metal de múltiplas atividades econômicas.

O alumínio é um metal de muita versatilidade, podendo ser usado de inúmeras maneiras, alguma delas são: Embalagens como papel de alumínio e latas, usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e etc., em janelas, portas, divisórias, grades, utensílios de cozinha, ferramentas, transmissão elétrica,

Onde o alumínio é encontrado?

Onde o alumínio é utilizado? Os tipos de alumínio encontrados de forma mais abundante no mercado são:

  • Alumínio 5052 F Naval: Esse material é utilizado em muitas atividades mais pesadas, ou seja, em objetivos que precisam de um metal mais resistente para executar sua função corretamente.
  • Alumínio do tipo ABNT 6061: Esse tipo de alumínio apresenta satisfatória durabilidade, e se mostra um ótimo investimento e é perfeito para utilização em mancais e coroas.
  • Alumínio do tipo ABNT 6063: Esse alumínio apresenta como principal característica a sua durabilidade, porque é do tipo reforçado, garantindo assim a durabilidade e qualidade.
  • Alumínio do tipo ABNT 6351:  O alumínio ABNT 6351 requer um maior cuidado em relação à lubrificação, em contrapartida é o que indica o maior índice de durabilidade comparado aos outros encontrados no mercado. A sua aplicação é bem diversificada e se resume ao meio industrial.
  • Duralumínio 7075: Utilizado em coroais e mancais de velocidade reduzida, esse material é fortemente relacionado a uma boa lubrificação. 

Quais os benefícios do alumínio?

Onde o alumínio é utilizado?  Dentre as várias características do alumínio podemos destacar a sua durabilidade e alta resistência, leveza, condutibilidade elétrica e térmica, resistência à corrosão, o alumínio é a única barreira 100% eficiente contra umidade, oxigênio e luz e é sustentável, uma vez que o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes. 

Para obter o metal é necessário obtê-lo a partir da Bauxita, por meio de um processo de refinamento, que resulta na Alumina e, posteriormente, em Alumínio. Após processo eletroquímico. 

Contudo, a fabricação do metal a partir da reciclagem emite 95% menos gases do efeito estufa, reduz a extração de minério da natureza e no processo de reciclagem do alumínio não há perda de suas propriedades, além de ser mais simples comparado a outros materiais e é mais rentável para os coletores.

Na indústria e no comércio deste produto, as embalagens são condensadas e podem ser empilhadas de forma otimizada, ocupando menor espaço de armazenagem, seja nos estoques ou em caixas, permitindo transportar mais volumes em menos viagens (o que também beneficia o meio ambiente, pois reduz a emissão de gases CO² na atmosfera).

Qual a função do alumínio no corpo humano?

Onde o alumínio é utilizado? Calcula-se que o corpo humano médio contenha de 35 mg a 50 mg de alumínio, dos quais aproximadamente 50% estão nos pulmões, 25% nos tecidos moles e 25% nos ossos. 

Mas o corpo humano possui barreiras eficazes contra a absorção do alumínio, e apenas uma pequena parte do alumínio é absorvido pelo organismo, e normalmente a maior parte do material absorvido, cerca de 95%, é excretado pelos rins.

Diversos estudos mostram o impacto desse metal no organismo, bem como a ocorrência de doenças neurodegenerativas, especialmente o Alzheimer, mas também doenças autoimunes e até mesmo câncer de mama.

Onde o alumínio é utilizado? Além disso durante os estudos notou-se que pessoas com excesso de alumínio no organismo podem ter alterações crônicas de problemas intestinais, como a síndrome do intestino irritável ou agravamento de hemorroidas, inchaço abdominal e má digestão, problemas de pele, dores nas articulações e musculaturas, queda de cabelo, perda de peso, cansaço, entre outros sintomas.

Conclusão

Onde o alumínio é utilizado? Nós ingerimos alumínio em nosso dia-a-dia quando utilizamos produtos como: creme dental, desodorante rolon, e diversos cosméticos incluindo, blush, sombra de olhos, batom, base, rímel, delineador de olhos, lápis de olhos e boca, hidratante para o corpo e rosto, e etc., 

O alumínio também é encontrado em esmaltes, sabonetes líquidos e em barra, e em medicamentos como antiácidos, e nos utensílios de cozinha entre eles, panelas, frigideiras, formas de bolo e pão, talheres, entre outros já que passam alumínio para os alimentos cozidos. Não se deve raspar o fundo desses recipientes, para evitar o contato com mais alumínio. 

Naturalmente é um material de suma importância para a economia também. Isso de forma mundial, já que muitos produtos podem ser feitos a partir deles. Além disso, possui alto valor estratégico para alguns países.Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 2 =